
Na Semana de Finanças da FGV, Vérios fala sobre Robótica em Investimentos
Felipe Sotto-Maior, CEO da Vérios, foi convidado a participar do primeiro dia de palestras da Semana de Finanças da FGV, para falar sobre Robótica em Finanças. Confira os destaques do evento que separamos para você:
Entre os dias 24 e 27 de setembro de 2018, a Escola de Administração de Empresas de São Paulo promove a Semana de Finanças da FGV. O CEO da Vérios, Felipe Sotto-Maior, foi convidado pelos professores William Eid Junior e Claudia Emiko Yoshinaga a participar do primeiro dia do evento para falar sobre Robótica em Investimentos, representando a única fintech convidada.
A Semana de Finanças da FGV é um evento promovido pela instituição periodicamente, com o objetivo de abordar temas atuais que estejam impactando o mercado financeiro de alguma forma. A edição de setembro é patrocinada pelo Banco Alfa e pela PwC e tem como tema a Disrupção em Finanças.
Disrupção é um termo utilizado para definir alguma inovação que transforma um determinado setor, na maioria das vezes ligado à tecnologia. Com o evento, a FGV tem o propósito de debater inovações na área de finanças que causam esse efeito na área. Por isso, a Semana de Finanças traz os seguintes assuntos:
24/09: Robótica em finanças
25/09: Customer Intelligence / Digital como padrão
26/09: Compartilhamento na nuvem: a nova tendência
27/09: Tecnologia e regulação

Robótica em finanças e o uso de robo-advisor
Esse foi o tema da palestra da segunda-feira, 24/09, para a qual foram convidados Viviane Oliveira, Data & Analytics Director na PwC Brasil, e Luiz Carvalho, sócio da XP Investimentos e Head of Data Science, CRM and Customer Acquisition, além da Vérios Investimentos.
A PwC Brasil abriu a palestra, abordando RPA, sigla em inglês para Robotic Process Automation, casos nos quais são utilizados softwares para automatizar processos realizados por humanos, como tarefas repetitivas, fazendo com que o profissional tenha mais tempo para se dedicar a tarefas mais complexas, além de contribuir também para a redução de custos operacionais. Um bom exemplo da utilização de RPA que a empresa trouxe para a apresentação no painel foi para recrutamento e seleção, voltada para as áreas de Recursos Humanos.

No exemplo, o robô foi configurado para buscar currículos em sites e redes sociais voltadas a esse propósito. Por meio de comandos configurados previamente, o robô buscou candidatos que se encaixassem no perfil da vaga, identificando habilidades específicas necessárias para a função, montou uma planilha com os dados de cada perfil e eliminou os que não se encaixavam na oportunidade.
O resultado foi um número bastante reduzido de candidatos pré-selecionados, o que facilitou o trabalho do profissional na hora de entrar em contato com cada um a fim de dar continuidade ao processo. Um trabalho repetitivo que foi poupado e, ainda, minimizou o tempo que a pessoa precisou se dedicar para a tarefa.

Depois, Felipe apresentou um pouco da tecnologia por trás do funcionamento do Ueslei, o robô de investimento que cuida do monitoramento e operação das contas de todos os clientes da Vérios (por aqui, nós os chamamos de Amigos do Ueslei). Conhecido como robo-advisor, o robô de investimentos da Vérios é um conjunto de algoritmos programados para cuidar das carteiras de investimentos.
A parte que mais chamou atenção do público e também dos outros painelistas foi a explicação sobre como o Ueslei compara, para cada cliente, a realidade atual da conta de investimento contra a alocação ideal escolhida e consegue calcular (e efetuar) os ajustes necessários na carteira dele.

Por fim, a noite de apresentações encerrou com uma troca de informações entre os painelistas, o professor William e os inscritos na palestra, por meio de algumas questões levantadas que envolvem o setor de finanças, investimentos, o comportamento do brasileiro ao investir e a utilização dos robôs nessa disrupção, entre outras dúvidas.
Agradecemos à FGV, aos demais painelistas e aos patrocinadores que proporcionaram essa noite com uma enriquecedora troca de conhecimentos sobre o tema.
Quer entender como funciona investir com a Vérios? Confira os depoimentos de quem já investe com a gente, os Amigos do Ueslei:
Ultima atualização: 18 de outubro de 2018