Blog

Como são definidos os preços do Tesouro Direto? Parte 1: Tesouro Selic

Entenda a precificação dos títulos do Tesouro Direto do tipo Tesouro Selic

Em um artigo anterior, sobre o conceito de duration, explicamos o que é um título público, e como o tempo médio até o vencimento de cada título afeta as oscilações no seu valor (ou preço de mercado). Isso gera outras perguntas: como se calculam os preços dos diferentes tipos de títulos? Quais variáveis afetam os preços de cada tipo de título, e de que maneira? Este artigo lida justamente com essas questões.

Há três tipos de títulos no Tesouro Direto: Tesouro Selic, Tesouro Prefixado e Tesouro IPCA+. Neste artigo, que inaugura uma série, explicaremos a precificação do primeiro tipo. Nos próximos artigos, vamos abordar a precificação das outras duas classes de títulos.

Categorias: Intermediário, Avançado, Títulos públicos

Sim, hoje teremos volatilidade

Mensagem sobre a implicação de Michel Temer e Aécio Neves

Compartilhamos aqui no blog a mensagem enviada nesta manhã do dia 18 de maio de 2017 às pessoas que investem com a Vérios.

Bom dia,

Mesmo quem não assiste noticiários já deve estar sabendo dos acontecimentos envolvendo o Presidente Michel Temer nas investigações da Lava Jato. Essa notícia causará alguma turbulência no mercado financeiro nos próximos dias.

Independentemente de qualquer opinião política e qualquer relação direta sua com essa história, seu dinheiro e suas economias estão imersos nesse contexto.

Categorias: Iniciante, Intermediário, Avançado, Carteira inteligente, Por dentro da Vérios

Mercado financeiro: o que é isso?

Sabia que o dinheiro que você tem na conta corrente é usado pelo banco como recurso para concessão de crédito a pessoas físicas e empresas que precisam de empréstimos? Então, quer dizer que a quantia “some” da sua conta? Não. Até porque se você tiver saldo disponível, conseguirá sacar na hora em que precisar. O dinheiro entra numa cadeia de troca de recursos que as instituições financeiras promovem entre si e junto aos clientes. Ficou confuso?

Funciona assim: o João tem recursos sobrando e, por isso, aplica o dinheiro para que ele renda ao longo do tempo. Por outro lado, a empresa XPTO precisa de recursos para comprar máquinas e equipamentos. Portanto, ela buscará um empréstimo. De maneira simplificada, mas bem simplificada, é que o João “empresta” o recurso que tem a mais à empresa XPTO. Claro que esse processo não ocorre diretamente. É necessário ter a participação de um intermediário para criar o elo entre esses agentes.

Nesse caso, o João é poupador ou investidor, enquanto a XPTO é tomadora de recursos. Já o banco funciona como um intermediário para que as transações ocorram. E trocas como essas acontecem a todo o momento num ambiente conhecido como mercado financeiro.

Categorias: Iniciante, Intermediário, Economia

[Vídeo] Convidamos quem já investe para explicar como a Vérios funciona

Assista ao vídeo e veja como funciona investir com a Vérios

Desculpa, gente. Antes de tudo precisamos desabafar. Estamos morrendo de orgulho do nosso novo vídeo! 😍

Por mais que a gente se esforce para simplificar a forma como falamos sobre investimentos, temos consciência que estamos imersos em um universo alheio para a maior parte das pessoas. Um mundo cheio de nomes complicados e conceitos técnicos. Nós nos preocupamos em aproximar esse universo da sua realidade (e isso realmente é coisa séria aqui!), mas admitimos que nem sempre é fácil explicar quem é a Vérios e como é o processo para investir seu dinheiro conosco.

Então, há dois meses, tivemos uma ideia: e se a gente convidasse as próprias pessoas que já são amigas do Ueslei1 para explicar isso? Se elas usarem suas próprias palavras para falar sobre a Vérios, conseguimos fazer nossa mensagem chegar de forma mais natural, mais simples, como um papo de amigos! E o nosso orgulho é porque deu muito certo.

O resultado você vê aqui:

Categorias: Iniciante, Intermediário, Avançado, Carteira inteligente, Por dentro da Vérios

A Vérios esteve no Festival Path! Confira o que rolou

Felipe Sotto-Maior (Vérios), Alan Chusid (Banco Neon) e Nathalia Arcuri (Me Poupe)

Você conhece o Festival Path? É o principal evento brasileiro voltado a inovação e criatividade! A última edição aconteceu nos dias 6 e 7 de maio, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, e reuniu cerca de 10 mil pessoas nos dois dias. A Vérios teve o privilégio de marcar presença na programação do festival! Confira o que rolou nesse fim de semana todo especial.

Categorias: Iniciante, Intermediário, Avançado, Por dentro da Vérios

“Dinheiro eu gosto de aplicar e esquecer”

Conheça a história do Vicente, que conseguiu fazer alocação de ativos com a Vérios

Moro em Santa Rita do Sapucaí, interior de Minas Gerais, e sou analista de sistemas. Trabalho na área de tecnologia e há nove anos toco uma empresa de desenvolvimento de software.

Alguns anos após a abertura da empresa, me vi sozinho à frente do negócio. Meu sócio tinha decidido seguir outro caminho, me deixando com todas as responsabilidades da empresa. Foi nesse momento que comecei a pensar em organizar melhor minha vida, em vários sentidos. Uma das coisas que eu precisava organizar era o dinheiro que eu estava guardando para o meu futuro.

Comecei então a ler mais sobre investimentos, pesquisar onde aplicar… Nessa época eu prestava serviço para uma empresa de tecnologia e conheci alguns colegas que estavam investindo em ações e opções. Por influência deles, acabei me aventurando um pouco no universo de day trades. Cheguei a ganhar bastante dinheiro em um dia — e perder tudo no outro.

Categorias: Iniciante, Intermediário, Avançado, Carteira inteligente, Senta que lá vem história, Planejamento pessoal, Por dentro da Vérios

Listamos 10 perguntas para você fazer ao gerente do banco ou assessor de investimentos

Uma lista de perguntas para fazer ao gerente do banco ou assessor na hora de investir

Ao investir seu dinheiro com o auxílio de alguma pessoa ou empresa, como a própria Vérios, você está contratando um serviço. Essa “contratação” pode acontecer de maneira formal, com contrato e tudo, ou não. De qualquer forma, você conta com o conhecimento e experiência de alguém para lhe ajudar em algo que você não consegue (ou não quer) fazer por conta própria.

Parece ótima a ideia de confiar em alguém para fazer algo que você não manja muito ou não tem paciência, não é? A questão é: até que ponto você pode de fato confiar?

Categorias: Iniciante, Intermediário, Planejamento pessoal

Gastador, pão-duro ou frugal? Conheça seu perfil e aprenda a gastar dinheiro sem culpa

Saiba como fazer o controle dos seus gastos

Muitas pessoas nos perguntam quanto deveriam poupar e investir todos os meses. Hoje trazemos aqui no blog a metodologia do Tiago Guedes, do site Investidor Rico. Veja se ela funciona para você e não se esqueça de comentar!

Você quer gastar seu dinheiro sem culpa?

No mundo da educação financeira, muitos especialistas dizem que ter um orçamento completo é uma das ferramentas mais importantes para alcançar a independência financeira. Você já tentou fazer um orçamento? Controlar todos seus gastos?

E quando ficava um dia sem anotar e acumulava? Lembra daquele sentimento de culpa?

Mas eu tenho uma boa notícia: esqueça esses orçamentos complexos onde você precisa anotar tudo. Em vez disso, você vai criar um Plano de Gastos Conscientes, organizar suas finanças pessoais em apenas cinco passos e ainda gastar seu dinheiro sem culpa!

Categorias: Iniciante, Intermediário, Avançado, Planejamento pessoal, Cansou de ler sobre investimentos?

Recebeu bônus ou PLR da empresa onde trabalha? A melhor coisa a fazer é…

Dicas para investir seu bônus, PL ou PLR

Aproveitar!

Afinal, você trabalhou duro durante o ano passado e essa remuneração extra é mais do que merecida.

Pode ser que você já tenha planos para trocar o carro, fazer alguma extravagância de consumo ou talvez uma viagem. Mas, se me permite, posso dar uma sugestão?

Categorias: Iniciante, Intermediário, Avançado, Planejamento pessoal

[Vídeo] Como acompanhar sua carteira de investimentos

Saiba como acompanhar sua carteira de investimentos na Vérios

Gravamos um tutorial para mostrar, tela por tela, como as pessoas que investem com a Vérios podem acompanhar os suas carteiras. No vídeo, passaremos por todos os gráficos de acompanhamento dos investimentos e adiantaremos as dúvidas mais comuns!

O tutorial tem apenas 10 minutos e é um material de apoio interessante tanto para quem já é amigo do Ueslei quanto para quem está pensando em investir com a Vérios e quer saber como é o sistema de acompanhamento da carteira de investimentos.

Categorias: Iniciante, Intermediário, Avançado, Carteira inteligente, Por dentro da Vérios