Blog

Serviço de investimento automatizado: o que é e como funciona

SIA

Se você já não vive sem Google, WhatsApp, Waze, e outras facilidades que a internet traz, o conceito de serviço de investimento automatizado (também conhecido como robo-advisor) vai soar interessante para você. É uma novidade que está dando muito certo no exterior.

Todos esses serviços que mencionamos e muitos outros disponíveis vêm mudando radicalmente a forma como nos comunicamos e resolvemos nossos problemas. Eles facilitam a nossa vida, não é mesmo? Com investimentos, não é diferente. E não estamos falando de internet banking nem de home broker.

Categorias: Aposentadoria, Planejamento pessoal, Plano de investimento, Serviço de investimento automatizado

ETFs: o que são e como funcionam

etfs

ETFs (Exchange Traded Funds) são um veículo eficiente de investimento, que se destaca pela diversificação e baixo custo. Na prática, são fundos que representam índices e são negociados em bolsa. Permitem acessar mercados amplos, sem a necessidade (e o custo) de comprar cada ativo individualmente.

Enquanto no Brasil os ETFs vão lentamente ganhando espaço, em economias desenvolvidas são ativos muito difundidos – nos Estados Unidos, são negociados desde 1993 e correspondem a mais de 2 trilhões de dólares investidos. O principal apelo dos ETFs está no baixo custo e na exposição a diferentes mercados e setores, o que faz do ativo uma opção interessante para compor carteiras diversificadas.

Categorias: Ações, ETFs, Fundos de investimento, Outros fundos

Esqueça a diversificação. Aplique apenas no melhor investimento

Sketch_small

Você cometeu um erro enorme com o seu dinheiro no ano passado. Você sabe disso, não sabe? As únicas partes da sua carteira de investimentos que renderam bem provavelmente foram as posições em inflação e dólar. Os fundos multimercados empataram com a poupança. Bolsa de valores foi horrível.

Onde você estava com a cabeça? Você claramente perdeu a grande oportunidade do ano. Você deveria ter abandonado a diversificação e investido todo seu dinheiro em títulos de inflação.

Categorias: Planejamento pessoal, Plano de investimento

Investimento da moda: a boa oportunidade que já passou

investimentos-moda

No dicionário, moda é o valor ou comportamento que mais se repete. É uma palavra comum na análise estatística de bases amostrais, e também nas discussões do dia a dia sobre roupas e atividades. O que muita gente não percebe é que também existe uma moda dentro dos comportamentos financeiros, investimentos e finanças pessoais.

Sempre existe um investimento da moda, e seguir a moda nesse caso costuma ser um erro. Provavelmente é um erro que você comete, ou conhece muita gente que comete. Já falamos um pouco sobre isso quando listamos os 6 comportamentos financeiros que você deveria abandonar, e agora é hora de entrar mais a fundo neste comportamento, que apareceu como nº 5 na nossa lista.

Categorias: Ações, Câmbio e investimentos no exterior, Fundos de investimento, LCI e LCA, Planejamento pessoal, Plano de investimento

Na contramão do crescimento mundial

Relatório Economia em 5 minutos

Nos anos de 2013 e 2014, a economia mundial cresceu a taxas próximas a 3% ao ano1. Nos mesmo período, o crescimento da economia brasileira foi de 2,5% e de 0, respectivamente. Projeções apontam que o crescimento mundial em 2015 deverá alcançar 3,4%, refletindo a recuperação dos Estados Unidos e alguns países da Zona do Euro. Na contramão do mundo, devemos fechar o ano com uma recessão de pelo menos 0,5%, de acordo com as estimativas mais recentes.

Categorias: Economia, Relatório: Economia em 5 minutos

Novos nomes dos títulos no Tesouro Direto

Mapa do Tesouro Direto

Pensando em facilitar a vida de quem deseja investir, o Tesouro Nacional realizou diversas mudanças no Tesouro Direto. Os papéis ganham nomes mais intuitivos e passaram a contar com liquidez diária garantida pelo próprio Tesouro Nacional.

O Tesouro Direto, criado em janeiro de 2002, é o programa que permite aos investidores pessoa física investir em títulos da dívida pública federal pela internet. A compra (investimento) e a venda (resgate) podem ser feitos diretamente pelo site do Tesouro Direto, mas é necessário ter uma conta em uma corretora.

Categorias: Tesouro direto

6 comportamentos financeiros que você deveria abandonar

stop

Você trabalha duro para construir seu patrimônio. Mas, na hora de decidir como investir, muitas dúvidas aparecem. Afinal, você não é um especialista em investimentos – e nem deveria ser. Se você souber como evitar entrar em furadas, já estará bem à frente da maioria das pessoas.

Estudando o processo de tomada de decisões de investimento e experiências anteriores de nossos clientes, identificamos seis comportamentos financeiros que podem lhe causar prejuízos e retardar seu plano de ter um futuro mais tranquilo.

Será que você pratica algum desses comportamentos? Clique em cada item a seguir e saiba o que não fazer na hora de tomar suas decisões de investimento.

Categorias: Fundos de investimento, Planejamento pessoal, Plano de investimento

3 indicadores econômicos para acompanhar seus investimentos

Juros, inflação, Ibovespa

Todos os dias o noticiário econômico traz conceitos que formam uma sopa de letrinhas em nossas cabeças, não é mesmo? Se você não é economista como eu e não trabalha no mercado financeiro, não precisa saber traduzir todas aquelas siglas e nomes na ponta da língua.

No entanto, alguns conceitos podem ter um impacto maior do que você imagina na sua vida e nos seus investimentos. É CDI pra cá, IPCA pra lá, o Ibovespa subindo e descendo… Veja a seguir quais são os três principais indicadores econômicos que você deve conhecer e ter como referência para seus investimentos (e o essencial que você precisa conhecer sobre cada um deles).

Categorias: Economia, Indicadores econômicos

Ano novo, despesas novas

Relatório Economia em 5 minutos

– Relatório referente ao mês de janeiro de 2015 –

Todo começo de ano temos que nos preparar para gastos extras, como o IPVA e o IPTU, entre tantas outras contas a pagar, não é mesmo? A novidade é que, em 2015, mais alguns reajustes vieram a rebote.

Energia

Em janeiro, os empréstimos realizados em 2014 pelo governo federal para socorrer as distribuidoras de energia elétrica começam a ser repassados aos consumidores. Além disso, o esquema de bandeiras tarifárias lançado em janeiro aumenta o custo da energia quando as usinas térmicas são acionadas – o que deve perdurar por um longo tempo com a crise hídrica. Em alguns casos, o aumento da conta de luz chegou a 40%.

Categorias: Relatório: Economia em 5 minutos

Novos ares na política econômica

Relatório Economia em 5 minutos

Esta é a primeira edição do Economia em 5 Minutos*, que surgiu da nossa vontade de criar um relatório econômico mensal diferente.

Sabemos que você não tem tempo para ler aquelas dezenas de páginas das análises dos bancos, cheias de tabelas e gráficos que dão sono. E, às vezes, a rotina fica tão puxada que é difícil até de acompanhar o noticiário, não é mesmo? Então, vamos fazer todo mês um compilado bom de ler, um suprassumo para você ficar bem informado. Seus comentários e sugestões são muito bem-vindos. Boa leitura!

Categorias: Economia, Relatório: Economia em 5 minutos