A alta dos juros pode fazer você perder dinheiro na renda fixa

Torre de blocos: o problema do crédito privado

Quando comecei a escrever esse artigo há alguns minutos, ele tinha o título A alta dos juros e a deterioração do crédito privado, mas achei que, com esse título chato, você não ia se interessar a ponto de ler. Sem ler, jamais saberia o risco que hoje ameaça os seus investimentos de renda fixa.

Sim, os de renda fixa. Aqueles que você acha que estão seguros.

Categorias: CDB, Fundos de investimento, Indicadores econômicos, LCI e LCA, Plano de investimento

Quanto você perde deixando seu dinheiro na poupança

poupanca-pig

Estamos aqui só eu e você, podemos admitir sem ser julgados: nós amamos a poupança. É tão simples e prática, tão familiar. É como nossos pais investiam suas economias! E também nossos avós antes deles. Ah, investir na poupança é tão fácil…

Só que a poupança tem um problema, e você sabe disso. Ela não apenas rende pouco, como atualmente rende abaixo da inflação, corroendo uma parte do nosso poder de compra. Seu dinheiro parece estar rendendo, mas na verdade você tem cada vez menos. E, dependendo do quanto você já conseguiu acumular, o prejuízo pode ser considerável.

Categorias: Poupança

Como declarar no IR seus investimentos em ETFs

foto do leao com legenda: ETFs no imposto de renda

Incluir seus investimentos na Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física pode ser confuso. Fizemos este passo a passo para ajudar você com isso.

No caso do investimento em ETFs, o Imposto de Renda incide quando você vende os papéis, e apenas quando há ganho de capital.

Categorias: ETFs, Planejamento pessoal

Como declarar no IR seus investimentos no Tesouro Direto

leao dormindo: Tesouro Direto no Imposto de Renda

Incluir seus investimentos na Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física pode ser confuso. Escrevemos esse passo a passo para ajudar você com isso.

No caso do investimento em Tesouro Direto, o Imposto de Renda incide apenas quando você faz um resgate antecipado, quando os títulos vencem ou quando ocorre o pagamento de cupom.

Categorias: Planejamento pessoal, Títulos públicos

Uma receita para otimizar seus investimentos

imagem de ingredientes e utensílios com texto "a receita perfeita para seus investimentos"

Você poupou uma quantia razoável e, depois de deixar esse dinheiro algum tempo no seu banco, resolveu que era hora de investir melhor. Hora de diversificar.

Depois de estudar um pouco sobre diversificação de investimentos, você se pergunta: em que alocar meus recursos? Como dividir entre diferentes tipos de ativos financeiros? Existe uma receita mágica para melhorar o desempenho dos meus investimentos?

Categorias: O que você precisa saber, Plano de investimento, Serviço de investimento automatizado

Investir com robôs: o que é isso?

robo-colors

O que vem à sua cabeça quando alguém fala em “investimento com robôs”?

Recentemente, a Folha de S. Paulo publicou uma matéria sobre investir com a assessoria de robôs, citando a Vérios. O serviço de investimento que oferecemos é novo no país, diferente de tudo que já existe por aí. Por isso mesmo, é natural que gere dúvidas – e um pouco de confusão.

Categorias: Compare e entenda, Por dentro da Vérios, Vérios na mídia

Vérios na revista Você S/A

verios-vocesa

A Vérios está na revista Você S/A que chegou às bancas (físicas ou virtuais) nesta quarta, 9 de março. O jornalista Danylo Martins escreveu sobre empresas que prometem revolucionar o sistema financeiro oferecendo produtos e serviços inovadores com mais eficiência e custos menores, as fintechs.

No campo dos investimentos, ele conversou com nosso cofundador e CEO Felipe Sotto-Maior e abordou como funciona investir com a Vérios, para quem é indicado, nossas vantagens e limitações.

Categorias: Por dentro da Vérios, Vérios na mídia

Uma maneira simples de cuidar das finanças

pig-blog

A maioria das pessoas sabe que é importante poupar dinheiro para evitar problemas financeiros. Apesar disso, em meu consultório (sou psicólogo), as dificuldades financeiras são um tema comum.

Após alguns meses refletindo a respeito, deixei de propor aos meus pacientes soluções trabalhosas de controle financeiro e passei a concentrar esforços numa única estratégia, simples, que tem dado resultado.

Categorias: Aposentadoria, Planejamento pessoal, Plano de investimento

É possível perder dinheiro no Tesouro Direto? Caso 3: Tesouro Selic (LFT)

tesouro-selic-lft

Em artigos anteriores, falamos dos comportamentos do Tesouro Prefixado (LTN) e do Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais (NTNB). Vimos que os preços de mercado desses títulos podem oscilar de forma relevante, fazendo com que seja possível perder – ou ganhar – dinheiro quando você decide fazer a venda antecipada, liquidando os títulos antes do vencimento. Agora, completamos esta série de artigos com a análise do Tesouro Selic (LFT).

Dentre os títulos disponíveis para investimento no Tesouro Direto, o Tesouro Selic (LFT) é aquele de comportamento mais estável, sem oscilações relevantes. Não há espaço para fortes emoções: a rentabilidade da LFT sempre anda lado a lado com a taxa de juros praticada no período.

Categorias: Títulos públicos

Risco e retorno em investimentos: uma fábula de três moedas

flip-coin

Risco e retorno são conceitos fundamentais em investimentos. A combinação de classes de ativos com diferentes riscos e retornos é a receita básica para uma carteira equilibrada. Apesar disso, poucos investidores compreendem como ambos os conceitos se relacionam.

Neste artigo, vamos conduzir a explicação sobre risco e retorno de um jeito que você nunca mais vai esquecer. Você entenderá também como a diversificação contribui para diluir o risco da sua carteira de investimentos. Vamos lá?

Categorias: O que você precisa saber