Blog

Investir em ações ajuda a diversificar carteira

Enquanto a caderneta de poupança tem o poder de encantar os brasileiros, a Bolsa de Valores costuma assustar os investidores. Com suas oscilações, o investimento em ações ainda é encarado como um bicho-papão, embora seja tão importante quanto as aplicações financeiras conservadoras.

Investir em ações ajuda a diversificar a carteira com foco em objetivos de longo prazo, mas não custa lembrar que a parcela desses ativos precisa ser dosada conforme o objetivo, horizonte de investimento e o perfil de risco. Em outras palavras, ter uma porção do dinheiro aplicada em renda variável é salutar, porém, é preciso ter cuidado para não ter prejuízo com escolhas feitas sem pensar ou com base em especulações do mercado financeiro.

Categorias: Iniciante, Intermediário, Ações, ETFs

Você confia mais em quem usa roupa social?

Roupa social e roupa normal!

Todos os dias de manhã cedinho meu marido e eu acordamos e nos preparamos para mais um dia de trabalho. Ele sempre se veste da mesma forma: calça social preta, camisa social branca ou, no máximo, azul clara e sapatos de couro.

Admito que já até senti certa inveja da facilidade que ele tem para escolher a roupa de manhã. Na verdade, ele nem precisa escolher! Eu sei que o bom trabalho que ele faz seria igualmente bem feito se ele vestisse um jeans com aquela camiseta do Foo Fighters que ele adora. Nos dias mais quentes, uma bermuda talvez aliviasse o calor e deixasse ele mais confortável na hora de sair na rua para o almoço. Porém essas peças, assim como nosso carro, só saem de casa no final de semana.

Categorias: Economia comportamental, Iniciante, Intermediário, Avançado, Por dentro da Vérios, Cansou de ler sobre investimentos?

Previdência privada: o que é e como funciona

O que é e como funciona o investimento em previdência privada

Se você está lendo este texto deve estar se perguntando: vale a pena investir em previdência privada ou complementar? A resposta é: depende da circunstância de cada poupador. Os fundos de previdência têm vantagens fiscais interessantes e mecanismos que facilitam guardar dinheiro. Mas as vantagens podem ser anuladas pelo custo dos planos ou por uma escolha incorreta da seguradora, do tipo de plano ou da tributação. Por isso, antes de decidir, é importante conhecer como a previdência privada funciona.

Categorias: Aposentadoria, Planejamento pessoal

Como as medidas do governo Temer impactam seu bolso

Medidas econômicas do governo Temer

O governo federal vem anunciando diversas medidas com o objetivo de retomar o crescimento da economia brasileira. Algumas delas são1:

– A recuperação da demanda interna, por meio da liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para além das regras atuais, visando dar o primeiro “empurrão” para tirar os mercados da paralisia. O calendário para saque dos valores contidos nas contas inativas do FGTS será divulgado em fevereiro.

Categorias: Iniciante, Intermediário, Planejamento pessoal, Indicadores econômicos, Economia

Ainda vale a pena investir na poupança?

vale a pena investir na poupança?

A caderneta de poupança está praticamente no DNA do investidor brasileiro. Quem nunca ouviu dos pais ou dos avós a frase “guarde um pouco do seu salário na poupança”? Tanto é que a tradicional caderneta se tornou sinônimo, em muitos casos, para a ação de poupar dinheiro.

Mesmo com a evolução do mercado financeiro e dos tipos de investimento oferecidos, a poupança ainda mantém lugar cativo na cesta de aplicações de boa parcela dos brasileiros. Segundo uma pesquisa recente da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), 76% dos entrevistados que têm recursos disponíveis para investir direcionam a quantia à caderneta. Esse percentual já foi maior: em 2012, chegou a atingir 88%.

Categorias: Iniciante, Planejamento pessoal, Poupança

Como a queda dos juros afeta seus investimentos

Pela terceira vez consecutiva, o Banco Central reduziu os juros da economia brasileira. A meta para a taxa básica de juros, a Selic, chegou ao patamar de 14,25% ao ano em 2015, e permaneceu nesse nível por 15 meses. Em outubro de 2016, a taxa começou a baixar gradualmente e hoje encontra-se em 13% ao ano, com previsão de encerrar o ano na casa dos 10%.

Muitas pessoas nos perguntam por que investir grande parte do patrimônio em juros pós-fixados, atrelados à taxa Selic, se as perspectivas são que ela caia mais e mais.

Vamos responder em duas partes. Primeiro discutiremos as razões e os impactos da queda sobre o mercado em geral. Depois explicaremos como a carteira inteligente da Vérios reage a essa mudança no ambiente econômico.

Categorias: Intermediário, Avançado, Carteira inteligente, Indicadores econômicos, Economia

Planejamento financeiro: os 5 pontos mais importantes (e esquecidos) pelos brasileiros

Você pretende manter seu padrão de vida atual quando parar de trabalhar? Se sim, então aposto que você já fez (ou pensou em fazer) um planejamento financeiro.

Sendo este o caso, peço que você reflita sobre ele e responda mentalmente a seguinte pergunta:

Você considera que o seu planejamento atual está adequado para lidar com todos os desafios que o futuro pode trazer?

Segundo este estudo do HSBC, 59% dos brasileiros acham que o seu planejamento financeiro não está sendo feito de forma adequada.

Este dado, apesar de alarmante, traz um ponto bastante positivo: ele mostra que o brasileiro já percebe a importância de se planejar para a aposentadoria. A preocupação em manter um bom padrão de vida mesmo depois de parar de trabalhar é umamuito saudável. Afinal de contas, os problemas da previdência pública estão ficando cada vez mais evidentes.

Categorias: Iniciante, Intermediário, Avançado, Aposentadoria, Planejamento pessoal, Plano de investimento

Faz sentido contribuir unicamente para o INSS?

O tema “reforma na previdência” emplacou nesse final de ano: ele está na academia, na mídia formal, nas redes sociais, nas rodas de conversas — e também sob forma de protesto nas ruas.

Segundo o relatório FOCUS do Bacen1, a economia brasileira deve encerrar o ano de 2016 com mais uma contração, estimada em uma queda de 3,48% no PIB. Ao longo do triênio 2014-2016 a renda per capita terá caído cerca de 10%. Nesse cenário, a reforma da previdência ganha especial urgência.

Categorias: Iniciante, Intermediário, Avançado, Aposentadoria, Planejamento pessoal

Agradecemos a companhia em 2016

Sim, sabemos que falar de investimento não é lá a coisa mais legal do mundo e é bem verdade que às vezes tentamos falar de outras coisas, mas ver o engajamento e retorno de vocês nos faz acreditar que estamos no caminho certo com os artigos aqui no blog.

O propósito da Vérios é ajudar as pessoas a investirem de forma melhor, protegidas das armadilhas do mercado financeiro. Achamos que um dos caminhos mais eficazes para atingir isso é a educação, é ensinar sobre os conceitos que algumas empresas e pessoas normalmente tentam esconder.

Categorias: Sem categoria, Cansou de ler sobre investimentos?

13 apps para cumprir as resoluções de Ano Novo

Temos um ano novinho em folha pela frente!

Você já pensou nos projetos que quer tirar do papel em 2017? E aquelas ideias que ficam pipocando na sua cabeça, mas de lá não saem? Talvez você tenha alguns desejos que precisam de uma dedicação maior para serem realizados… Tudo isso provavelmente está na sua lista (mental ou escrita) de resoluções para o ano que se inicia.

Temos uma proposta para ajudar você a cumprir tudo que planeja para 2017. Que tal contar com um empurrãozinho tecnológico?

Listamos 13 aplicativos testados, aprovados e recomendados pela equipe Vérios. Eles darão aquela motivação extra para você seguir em frente com cada uma das suas resoluções para o novo ano.

Em 2017 eu vou…

Categorias: Planejamento pessoal, Por dentro da Vérios, Cansou de ler sobre investimentos?