Blog

6 comportamentos financeiros que você deveria abandonar

stop

Você trabalha duro para construir seu patrimônio. Mas, na hora de decidir como investir, muitas dúvidas aparecem. Afinal, você não é um especialista em investimentos – e nem deveria ser. Se você souber como evitar entrar em furadas, já estará bem à frente da maioria das pessoas.

Estudando o processo de tomada de decisões de investimento e experiências anteriores de nossos clientes, identificamos seis comportamentos financeiros que podem lhe causar prejuízos e retardar seu plano de ter um futuro mais tranquilo.

Será que você pratica algum desses comportamentos? Clique em cada item a seguir e saiba o que não fazer na hora de tomar suas decisões de investimento.

Categorias: Fundos de investimento, Planejamento pessoal, Plano de investimento

3 indicadores econômicos para acompanhar seus investimentos

Juros, inflação, Ibovespa

Todos os dias o noticiário econômico traz conceitos que formam uma sopa de letrinhas em nossas cabeças, não é mesmo? Se você não é economista como eu e não trabalha no mercado financeiro, não precisa saber traduzir todas aquelas siglas e nomes na ponta da língua.

No entanto, alguns conceitos podem ter um impacto maior do que você imagina na sua vida e nos seus investimentos. É CDI pra cá, IPCA pra lá, o Ibovespa subindo e descendo… Veja a seguir quais são os três principais indicadores econômicos que você deve conhecer e ter como referência para seus investimentos (e o essencial que você precisa conhecer sobre cada um deles).

Categorias: Economia, Indicadores econômicos

Ano novo, despesas novas

Relatório Economia em 5 minutos

– Relatório referente ao mês de janeiro de 2014 –

Todo começo de ano temos que nos preparar para gastos extras, como o IPVA e o IPTU, entre tantas outras contas a pagar, não é mesmo? A novidade é que, em 2015, mais alguns reajustes vieram a rebote.

Energia

Em janeiro, os empréstimos realizados em 2014 pelo governo federal para socorrer as distribuidoras de energia elétrica começam a ser repassados aos consumidores. Além disso, o esquema de bandeiras tarifárias lançado em janeiro aumenta o custo da energia quando as usinas térmicas são acionadas – o que deve perdurar por um longo tempo com a crise hídrica. Em alguns casos, o aumento da conta de luz chegou a 40%.

Categorias: Relatório: Economia em 5 minutos

Novos ares na política econômica

Relatório Economia em 5 minutos

Esta é a primeira edição do Economia em 5 Minutos*, que surgiu da nossa vontade de criar um relatório econômico mensal diferente.

Sabemos que você não tem tempo para ler aquelas dezenas de páginas das análises dos bancos, cheias de tabelas e gráficos que dão sono. E, às vezes, a rotina fica tão puxada que é difícil até de acompanhar o noticiário, não é mesmo? Então, vamos fazer todo mês um compilado bom de ler, um suprassumo para você ficar bem informado. Seus comentários e sugestões são muito bem-vindos. Boa leitura!

Categorias: Economia, Relatório: Economia em 5 minutos

Previdência privada: quando vale a pena?

Aposentadoria: confira a simulação

Para pessoas que têm renda mensal tributada na alíquota máxima do IR, fundos de previdência privada guardam atrativos que devem ser conhecidos na construção de um patrimônio financeiro de longo prazo. Confira a simulação.

Há pouco tempo, um gerente-geral de uma multinacional nos procurou insatisfeito com seu patrimônio “preso” em um fundo de previdência de baixa rentabilidade e alto custo de administração. Para resgatar, as taxas eram proibitivas. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come – era o resumo da sua situação.

Categorias: Aposentadoria, Planejamento pessoal

Especial Gestoras: Sparta Fundos de Investimento

sparta

Atualmente, a previsibilidade de resultados é um dos principais objetivos da gestora. Mas nem sempre foi assim. Conheça a trajetória da Sparta Fundos de Investimento, gestora que ficou conhecida por ter um único fundo, o Sparta Cíclico, e posteriormente se reinventou ao entender as necessidades de seus investidores.

Quem acompanha o mercado de fundos de investimento há um certo tempo, com certeza já ouviu falar sobre a performance espetacular do Sparta Cíclico entre 2007 e 2008. O que muita gente não sabe é a profunda relação do fundo com a história, o crescimento e a reinvenção da Sparta Fundos de Investimento.

Categorias: Especial Gestoras

5 dicas para cuidar melhor do seu dinheiro em 2015

5dicas

Se cuidar do seu patrimônio financeiro não foi uma prioridade para você em 2014, não se desespere. Essa é uma atividade importante, mas que não deve tomar muito do seu tempo nem causar dor de cabeça. Confira cinco dicas para você começar 2015 de bem com os investimentos.

Categorias: Planejamento pessoal

Que tal investir junto com André Esteves no BTG Pactual Absoluto?

BTG Pactual

Você já parou para pensar em quais ações André Esteves, CEO do BTG Pactual, e os demais sócios do banco investem? A estratégia do BTG Pactual Absoluto, o principal fundo de ações do BTG, conta hoje com mais de R$ 6,5 bilhões. Desse total, aproximadamente 18% é capital dos sócios, aplicado nas mesmas condições dos demais investidores.

Porém, o fundo está perto da sua capacidade máxima e, por isso, interessados em aplicar devem ficar atentos. Confira mais informações sobre os fundos da estratégia e os diferenciais da gestão que conduziram a ótimos resultados nos últimos anos.

Categorias: Comunicado

Especial Gestoras: Guepardo Investimentos

guepardo

Algumas gestoras de fundos de ações compartilham uma origem semelhante: surgem a partir de clubes de investimento. Inicia-se o negócio com aporte de capital de familiares e amigos para montar uma carteira de ações. Quando os resultados se tornam positivos e consistentes, o clube ganha visibilidade, mais investidores querem entrar… E então uma estrutura mais robusta, de fundo de investimento, passa a ser necessária.

Em 2001, Octávio Ferreira de Magalhães criou um clube de investimento para gerir os recursos de pessoas próximas. Com o sucesso da gestão, em pouco tempo o clube cresceu, e, em 2004, respondendo a esse crescimento, a Guepardo Investimentos foi fundada.

A Guepardo se diferencia pelo foco da sua equipe em buscar o melhor resultado dentro de uma estratégia única de gestão. Selecionar a dedo poucas empresas com potencial, comprar suas ações quando elas estão subavaliadas e vendê-las quando alcançam o preço justo é a expertise da gestora para gerar valor aos cotistas de seus fundos.

Categorias: Especial Gestoras

Conheça o BTG Pactual Crédito Corporativo I

hero-placeholder1

As incertezas do mercado levam os investidores a buscar investimentos com menor volatilidade. As opções de crédito surgem como alternativa para suprir essa demanda. No entanto, apesar da baixa volatilidade, é preciso ter cautela com esse tipo de investimento, uma vez que, se algo der errado, existe a possibilidade de perder todo o capital investido.

Entre os fundos de crédito, um investimento que tem se mostrado consistente é o BTG Pactual Crédito Corporativo I, fundo de gestão ativa que busca ganhos de capital através de operações com ativos de dívida corporativa, principalmente debêntures de grandes empresas e títulos emitidos pelas principais instituições financeiras do país.

Um dos principais fundos do banco de investimentos, o BTG Pactual Crédito Corporativo I se destaca por seu custo baixo, recorrência de resultados e volatilidade histórica de apenas 0,12%. Opção competitiva para quem busca diversificação de crédito, o fundo tem hoje mais de R$ 2 bilhões sob gestão.

Categorias: Comunicado