Blog

Fundos de investimento do Itaú valem a pena?

Os fundos de investimento estão entre as aplicações financeiras mais conhecidas dos brasileiros e só perdem em popularidade para a caderneta de poupança. A facilidade na hora de aplicar diretamente pelo banco faz com que os investidores optem por essas duas modalidades, embora nem sempre sejam as opções mais baratas e com melhor rendimento.

Não é à toa que a indústria de fundos tem cerca de R$ 3,3 trilhões de patrimônio líquido sob gestão, segundo dados da Associação Nacional das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima)1.

Categorias: Avançado, Carteira inteligente, Fundos de investimento, Iniciante, Intermediário

Vale a pena investir em ETFs?

A sopa de letrinhas das aplicações financeiras, com nomes dos mais variados, parece assustar quem está começando a investir. A oferta é generosa, tem para todos os gostos: CDB, LCI/LCA, COE, ETF, sem falar nas NTN-Bs ou LFTs do Tesouro Direto… Mas vamos parar por aí antes que tudo se misture na nossa e na sua cabeça.

Em meio a essa infinidade de siglas, você já ouviu falar dos Exchange Traded Funds (ETFs, na sigla em inglês)? Aqui no blog comentamos com frequência sobre essa modalidade de investimento. Descubra, em detalhes, como funcionam os ETFs.

Mas afinal, se você já ouviu sobre os ETFs, pode estar se perguntando: vale a pena investir em ETFs? Para a resposta ficar mais clara, é importante destrinchar um pouco essa modalidade de investimento.

Categorias: ETFs, Intermediário

O que são juros prefixados e pós-fixados?

Quando alguém comenta sobre juros, na maioria dos casos a reação é de espanto, principalmente se o ouvinte estiver com contas atrasadas. Em geral, a palavra “juro” é associada a dívidas e inadimplência, fantasmas que atualmente assustam milhões de brasileiros.

Em vez de se enrolar com as altas taxas cobradas em linhas de crédito, você sabia que é possível aproveitar os juros a seu favor? Com a taxa básica de juros da economia (a chamada Selic) a 14,25% ao ano, as aplicações financeiras de renda fixa ficaram bem atraentes. Isso porque o juro nada mais é que a remuneração que você recebe nessas modalidades de investimento.

Categorias: Iniciante, Plano de investimento, Títulos públicos

Por que não incluímos LCI/LCA na carteira inteligente da Vérios?

lci-lca-carteira-inteligente

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA) são um tipo de aplicação financeira que se popularizou bastante nos últimos anos. Atrativos como isenção de Imposto de Renda, garantia do FGC e rentabilidade acima da média para renda fixa contribuíram para aumentar a demanda por esses ativos.

Por isso, de vez em quando recebemos esta pergunta: “Por que não tem LCI e/ou LCA na carteira inteligente?”. Se a Vérios criou o serviço de investimento mais inteligente do país, por que deixaria de fora ativos que parecem tão bons?

Categorias: Avançado, Carteira inteligente, Intermediário, LCI e LCA, Por dentro da Vérios

O que aconteceu quando decidi vender meu carro e investir o dinheiro

vendi-carro

Inspirado pelo excelente texto do Ofli Guimarães “Por que troquei meu carro pelo Uber”, resolvi relatar minha experiência. A diferença, no meu caso, é que vendi o carro não apenas para andar de Uber, mas também para diversificar em dois sentidos: na minha mobilidade pela cidade e nos meus investimentos.

Então coloquem os cintos… digo, peguem seus capacetes, porque uma parte do meu relato se passa na ciclovia!

Categorias: Avançado, Carteira inteligente, Iniciante, Intermediário, Planejamento pessoal

LCI e LCA: o que são e como funcionam

lcilca

As Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) e Letras de Crédito Imobiliário (LCI) estão entre os produtos de investimento mais procurados pelos investidores brasileiros. Trata-se de títulos de renda fixa emitidos por bancos e garantidos por empréstimos concedidos ao setor imobiliário ou do agronegócio.

Neste artigo, vamos explicar o porquê dessa popularidade recente, os riscos e garantias envolvidos e as vantagens e desvantagens desse tipo de investimento.

Categorias: Como funcionam, Iniciante, LCI e LCA

Como investir na bolsa de valores

como-investir-bolsa-valores

Após atravessar turbulências em 2015, com perda de 13,3%, a bolsa de valores brasileira virou o jogo neste ano e voltou a chamar a atenção dos investidores pessoa física. Também pudera: no acumulado entre janeiro a julho de 2016, o principal índice de ações, o Ibovespa, registrou valorização de 32,2%, resultado de uma maré mais otimista tanto no Brasil quanto no exterior.

Diante disso, você pode estar se perguntando: é hora de surfar essa onda, ou seja, vale a pena investir em ações neste momento? A resposta é inevitavelmente incerta. Assim como na vida não dá para saber como será o amanhã, no mercado acionário também não é possível determinar com precisão o que ocorrerá daqui a uma semana ou um ano.

Em época de mar agitado, ir com muita sede ao pote pode fazer com que você se afogue. Essa regrinha serve para o investimento em ações. Também não dá para seguir todo e qualquer conselho ventilado por aí, dizendo “compre (ou venda) suas ações porque você pode ficar pra trás”.

Categorias: Ações, ETFs, Iniciante, Plano de investimento

6 motivos para amar nossos clientes

amamos-clientes-2

Somos uma empresa digital, mas feita por gente de carne e osso. E verdade seja dita: a gente adora interagir — mesmo que virtualmente — com nossos clientes!

Todos os dias recebemos dezenas de mensagens espontâneas, sugestões, elogios, críticas construtivas… e ficamos felizes de ver como estamos mudando a regra do jogo quando falamos de investimentos.

Por isso, decidimos aproveitar o Dia do Cliente para dizer o quanto adoramos esses investidores inteligentes que nos fazem querer dar nosso melhor a cada dia aqui na Vérios.

Categorias: Por dentro da Vérios

Estas são as 4 reclamações que mais recebo sobre os bancos. Qual delas te representa?

reclamacoes-bancos

Olá, tudo bem? Se você ainda não me conhece, sou a Ana Vitória (mas pode me chamar de Aninha), e cuido do atendimento aqui na Vérios.

Resolvi escrever este artigo porque tenho percebido um sentimento generalizado de revolta com os bancos ultimamente…

As mensagens que recebo chegam quase sempre no mesmo formato:

Categorias: Iniciante, Intermediário, Planejamento pessoal