Postado em: Destaques, Por dentro da VériosPor:
18 de Abril de 2018 Ultima atualização: 17 de agosto de 2018

3 coisas que descobrimos (e nos surpreenderam) sobre você e seu dinheiro

18 de Abril de 2018

No finalzinho de 2017, convidamos milhares de pessoas que investem com a Vérios para responder uma breve pesquisa. Nosso objetivo era conhecer mais de perto os Amigos e Amigas do Ueslei — assim chamamos nossos clientes — e o tipo de relação que tinham com o dinheiro. Assim, podemos nos planejar para oferecer o que eles precisam e valorizam.

A pesquisa, conduzida com a colaboração do consultor financeiro Jaques Cohen da Lab do Valor, teve enorme adesão (obrigada, pessoal!). Recebemos muitas respostas (sempre lemos tudo que nos escrevem, viu?). Em meio a tantas histórias e trajetórias distintas, algumas coisas nos surpreenderam.

1) 51% das pessoas disseram gostar MUITO de organizar as finanças

Pedimos que os Amigos do Ueslei dessem uma nota indicando o quanto gostavam de organizar suas finanças, fazer planos para o dinheiro e manter as contas em dia.

Sabemos que muita gente trata essas atividades como meras obrigações. Basta pensar no seu círculo de amigos e familiares. Provavelmente você conhece pessoas desorganizadas, enroladas e sem paciência para lidar com dinheiro. Dinheiro é tabu. Só fazer as pessoas falarem sobre isso já é um grande desafio.

Por tudo isso, quando vimos as respostas, nos surpreendemos:

O quanto você gosta de organizar as finanças?

Quase 80% das pessoas afirmaram gostar ou gostar muito de lidar com as finanças. O que você acha? Faz sentido? Admitimos que, para nós, foi uma baita surpresa. Que aspectos na Vérios podem estar atraindo pessoas que não têm medo nem preguiça de colocar as contas e os planos na ponta do lápis?

É claro que nossa amostra tem seu viés. A começar pelo fato de que a pesquisa foi direcionada a poupadores, pessoas que estão investindo dinheiro. Se tomarmos a população brasileira como um todo, a realidade é bem diferente. Por exemplo, você sabia que 62% das famílias brasileiras estão endividadas1?

2) Para 29% das pessoas, dinheiro traz felicidade

O questionamento é polêmico: dinheiro traz felicidade?

Para 29,3% dos Amigos e Amigas do Ueslei que responderam a pesquisa, dinheiro traz, sim, felicidade. Já cerca de 16% das pessoas pensam o oposto, que dinheiro não traz felicidade.

Com quais frases você concorda?

Também sugerimos que as pessoas sinalizassem o tipo de referência sobre dinheiro que tiveram em suas infâncias. Referências positivas superaram as negativas.

“Se eu ganhasse na Mega Sena, resolveria todos os meus problemas.” Essa afirmação gerou identificação em 27,9% dos respondentes. Você também pensa assim?

Os Amigos do Ueslei também podiam digitar livremente outra frase com a qual se identificassem. Trouxemos uma seleção delas:

Dinheiro não traz felicidade, mas facilita.

O dinheiro se torna um grande problema apenas quando ele começa a faltar.

O dinheiro traz felicidade, sim, quando usado com sabedoria, humildade e pé no chão.

Ou eu controlo a minha relação com o dinheiro ou ela me controla por completo.

Dinheiro não aceita desaforo.

Com quais dessas você concorda? De quais discorda? Comente ao final do artigo!

3) 55% se sentem no controle das finanças

Em outra pergunta, pedimos que escolhessem os adjetivos com que mais se identificavam. Os três mais escolhidos foram: controlado(a), planejador(a) e organizado(a).

 Com quais desses adjetivos você se identifica?

O resultado é bem coerente com as respostas que mencionamos no item 1 deste artigo e, mais uma vez, nos surpreendeu por não refletir a realidade dos brasileiros como um todo.

Com essas respostas, temos que dar os parabéns às pessoas que investem com a Vérios! Vocês mostram que, com um pouco de disciplina e controle, é possível lidar bem com o dinheiro e, assim, adquirir algo que não tem preço: a tranquilidade de saber que um futuro com segurança e conforto está à espera.

Nós trouxemos esses destaques da pesquisa, agora é a sua vez. Queremos ler seus comentários aqui embaixo! Você gosta de cuidar do seu dinheiro ou faz por obrigação? Você acredita que a Vérios atrai pessoas que gostam de manter as finanças sempre em dia? Por quê?

 

1 Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com dados referentes a dezembro de 2017.

Este artigo foi útil para você?
3 coisas que descobrimos (e nos surpreenderam) sobre você e seu dinheiro
4.6 (92%) 20 votes

Compartilhe:
18 de Abril de 2018
Ultima atualização: 17 de agosto de 2018

Você pode gostar também…

54421 min de leitura

Quanto investir para alcançar seu objetivo financeiro? Simule aqui

Comprar uma casa, um carro incrível, dar a volta ao mundo… Todo mundo tem um sonho que depende de certo planejamento financeiro para ser concretizado. Qual é o seu? C...

Continue lendo
1673602 min de leitura

Curso de investimentos para iniciantes: inscreva-se para videoaulas gratuitas

Criamos um curso de investimentos para iniciantes com videoaulas curtinhas e leves para você não se sentir mais perdido quando estiver planejando onde e como investir.

Continue lendo
351251 min de leitura

2017: Vérios em Números

Encerramos o ano de 2017 gerenciando um patrimônio total de R$ 165 milhões dos Amigos do Ueslei, nossos queridos clientes. Qual é o nível de risco mais escolhido e...

Continue lendo

Comentários