3 razões para você não investir com seu banco

3razoes-nao-investir-fb

Aplicar recursos no mesmo banco onde você mantém sua conta corrente, apesar de cômodo, está longe de ser a melhor opção. Principalmente se seu patrimônio está entre R$ 100 mil e R$ 5 milhões, saiba que você pode escolher portas de entrada mais eficazes que o seu banco para ter acesso a investimentos de qualidade no mercado.

Veja três razões para você não investir com seu banco de varejo: 

1. Poucas opções para investir

Se você ainda não é um cliente da área private, seu banco provavelmente não lhe oferecerá uma plataforma aberta de investimentos. Isso significa que, ao invés de investir nos fundos das gestoras mais conceituadas do mercado, seu dinheiro será aplicado apenas naqueles que o banco lhe disponibilizar – em geral, produtos do próprio banco.

2. Conflitos de interesse

Seu gerente tem metas a cumprir. A ordem é vender os produtos do próprio banco, independentemente da qualidade e das taxas (sabe quando entra um dinheiro na conta e você recebe um telefonema dizendo que há “uma oportunidade imperdível?”). Por isso, você corre o risco de alocar seus recursos em investimentos que talvez não sejam os mais adequados ao seu perfil, mas que certamente são os mais interessantes para o seu gerente.

3. Falta suporte, sobram custos

Nem sempre os bancos dão um acompanhamento adequado para que você tenha uma visão global dos seus investimentos. Fica para você a árdua tarefa de coletar extratos, criar planilhas, gráficos e monitorar mês a mês a evolução do seu patrimônio. Sem contar que o seu gerente provavelmente não tem a compreensão do processo de planejamento de construção patrimonial para lhe orientar de maneira independente dos interesses do banco. E você ainda paga taxas de serviço por isso.

.

Categorias: Fundos de investimento, Planejamento pessoal, Plano de investimento