Postado em: Economia>Economia comportamental, Planejamento pessoal>Plano de investimento, Tipos de investimentos>Fundos de investimento Por:
26 de Fevereiro de 2015 Ultima atualização: 17 de agosto de 2018

6 comportamentos financeiros que você deveria abandonar

26 de Fevereiro de 2015

Você trabalha duro para construir seu patrimônio. Mas, na hora de decidir como investir, muitas dúvidas aparecem. Afinal, você não é um especialista em investimentos – e nem deveria ser. Se você souber como evitar entrar em furadas, já estará bem à frente da maioria das pessoas.

Estudando o processo de tomada de decisões de investimento e experiências anteriores de nossos clientes, identificamos seis comportamentos financeiros que podem lhe causar prejuízos e retardar seu plano de ter um futuro mais tranquilo.

Será que você pratica algum desses comportamentos? Clique em cada item a seguir e saiba o que não fazer na hora de tomar suas decisões de investimento.

 

Infelizmente, esses comportamentos são muito comuns. Os principais fatores que contribuem para isso são a estrutura atual do mercado financeiro brasileiro (em que o conflito de interesses predomina), a falta de educação financeira e a ilusão que muitas pessoas têm de ficarem ricas investindo.

Os seis comportamentos acontecem porque a maior parte das pessoas investe sem ter um plano. Se você já possui a disciplina de poupar, é hora de dar um próximo passo. Um plano pode ser algo necessário e valioso para seu futuro financeiro, guiando suas decisões e protegendo você de reações emocionais ou incentivos distorcidos do mercado.

Identificar e reconhecer as falhas é um grande passo para que você possa caminhar em segurança rumo à construção do seu patrimônio.

Este artigo foi útil para você?
6 comportamentos financeiros que você deveria abandonar
4.7 (94.74%) 19 votes

Compartilhe:
26 de Fevereiro de 2015
Ultima atualização: 17 de agosto de 2018

Você pode gostar também…

979 55 2 min de leitura

Curso de investimentos para iniciantes: inscreva-se para videoaulas gratuitas

Criamos um curso de investimentos para iniciantes com videoaulas curtinhas e leves para você não se sentir mais perdido quando estiver planejando onde e como investir.

Continue lendo
282 11 4 min de leitura

Fundos de inflação: final da festa

Muitos investidores têm nos perguntado se é uma boa hora para investir em fundos e títulos indexados à inflação, que levam no nome IPCA, IMA-B, Índíce de Preços ...

Continue lendo
286 23 6 min de leitura

A única forma garantida de aumentar a sua rentabilidade

Repare numa coisa: em geral, quanto mais pagamos por um produto ou serviço, melhor qualidade obtemos. Costuma ser assim ao comprar um carro, reservar um hotel, um restau...

Continue lendo

Autores

Ávila é cofundador da Vérios e consultor de investimentos com a certificação CFP®

CEO da Vérios, a fintech que te ajuda a fazer investimentos inteligentes, de forma fácil, rentável e segura. Pode confiar. Felipe conta com mais de 10 anos de atuação no mercado financeiro, e em 2011 cofundou o site Comparação de Fundos, primeiro a dar transparência a mais de 15 mil fundos de investimento. É advogado pela USP e pós-graduado em Finanças Corporativas e Investment Banking pela FIA.

Comentários