Aprendo Logo Invisto: conheça o programa da Vérios no YouTube

Aprendo Logo Invisto, o programa semanal da Vérios no YouTube

Se você acompanha a Vérios bem de pertinho, já deve saber que em setembro lançamos o programa Aprendo Logo Invisto em nosso canal no YouTube. Toda semana publicamos um novo vídeo com o objetivo de compartilhar com você conhecimento sobre investimentos de um jeito muito fácil, sem jargões nem financês. Se você ainda não sabia do programa, deixamos o convite para que se inscreva em nosso canal e ative a notificação (sininho) do YouTube para ser avisado sempre que publicarmos vídeos novos.

Esperamos algumas semanas, propositalmente, para divulgar o Aprendo aos leitores do blog. Nós precisávamos ter certeza de que nossa iniciativa daria certo, afinal o programa semanal era uma experiência nova e de certa forma ousada para nossa equipe enxuta1.   

Como surgiu a ideia do Aprendo Logo Invisto

Compartilhar conhecimento é algo que está em nosso DNA. Infelizmente, o mercado financeiro em geral funciona numa lógica de ganhar mais dinheiro de quem menos tem informação, e de falar complicado para dificultar o entendimento. É um alívio para nós poder abordar essas armadilhas e ajudar mais e mais pessoas a investir de forma segura e inteligente, independentemente de ser um cliente da Vérios (amigo do Ueslei!) ou não.

Nosso blog (este que você lê agora mesmo!) existe desde 2012 e desde então estamos sempre publicando artigos sobre diversos assuntos relacionados a investimentos e finanças pessoais. A CVM já até premiou reportagens inspiradas em nossos artigos. O blog já tinha certa fama, digamos assim, mas era lido principalmente por pessoas que já estavam investindo, gente que chegou até nós a partir da ferramenta Comparação de Fundos, desenvolvida em 2011.

Em 2016, quando lançamos nosso serviço de gestão automatizada de carteiras de investimento, começamos a atrair mais atenção de pessoas que precisavam investir mas não tinham qualquer familiaridade com o assunto.

Por mais que entender sobre investimentos não seja um pré-requisito para investir com a Vérios, nossa intenção é que as pessoas compreendam o nosso serviço: a estratégia de gestão, em que elas estariam investindo, os custos envolvidos etc. Entretanto, uma das frases que mais ouvíamos era: “Eu sou muito iniciante, não sei nada…”. Tinha gente que até pedia desculpas (!) por não entender os conceitos de rentabilidade ou de carteira de investimento. Essas pessoas não precisam pedir desculpas. Elas precisam da nossa ajuda, isso sim.

Foi quando decidimos preparar o Curso de Investimentos para Iniciantes, lançado em março de 2017, junto com uma campanha com a intenção de empoderar mulheres quando o assunto é cuidado com o próprio dinheiro. Composto por sete videoaulas com duração média de 10 minutos abordando os conceitos mais básicos para quem “não sabe nada” sobre investimentos, o curso foi nossa primeira grande iniciativa em vídeo. Escolhemos fazer em vídeo (e não texto escrito) por acreditar que poderíamos gerar mais empatia e explicar conceitos de um modo informal, o que facilitaria o aprendizado de quem estava começando a navegar por essas águas — até então inexploradas — do mundo dos investimentos.

Apesar da nossa falta de prática diante das câmeras e dos ruídos de fundo que irritaram algumas pessoas2, o curso foi um grande sucesso. As pessoas pediam mais vídeos, sugeriam temas, faziam perguntas, nos agradeciam… Elas apoiaram e validaram nossa iniciativa. O caminho a seguir estava nítido: precisamos fazer mais vídeos!

Chá ou Investimentos, Além da Conta ou Aprendo Logo Invisto?

Começamos então a planejar um programa com periodicidade semanal no canal da Vérios YouTube. Combinamos que, na falta de uma equipe para se dedicar integralmente a produzir o programa, todo mundo seria um pouquinho youtuber. Era a única forma de nossa ideia funcionar!

Convidamos as pessoas que tinham assistido ao curso para dar sugestões de nomes para o programa semanal. Chegou tanto nome bom que precisamos selecionar três finalistas e então fazer uma votação aberta em nossos canais nas mídias sociais para definir o nome do programa. Finalmente, o nome escolhido foi o Aprendo Logo Invisto, sugerido pela Luciene Souza. Os outros finalistas — Além da Conta, sugerido pelo Raphael Hendrix, e Chá com Investimentos, ideia derivada da sugestão do Márcio Alexandre — se tornaram nomes de quadros dentro do programa.

Nós não conhecíamos a Luciene! Ela mora em Uberlândia (MG) e tinha gostado muito do Curso de Investimentos para Iniciantes. Quando abrimos os três nomes finalistas para votação, Luciene fez uma campanha de alto nível para angariar votos junto a seus conhecidos. Uma campanha pra botar muita agência de publicidade no chinelo! 

(Clique nos comentários do vídeo acima para ter noção do poder persuasivo da Luciene!)

No dia 5 de setembro lançamos o primeiro episódio do Aprendo. Já falamos sobre rentabilidade da poupança, CDBs, ensinamos a encontrar os custos dos investimentos… Às vezes falamos um pouquinho sobre a Vérios também, mas queremos que o programa seja útil para você independentemente da sua relação conosco.

Quer continuar aprendendo a investir, participando da escolha dos temas, conhecendo melhor “as pessoas por trás do robô” e vendo nossa evolução semana a semana? Inscreva-se no canal! Queremos ver seus comentários nos vídeos. Pode comentar o que gostou, o que não gostou, o que gostaria de ver… O importante é ter você fazendo o programa junto com a gente.

É isso aí! Agora a gente se vê, além de aqui no blog, no YouTube também! Toda terça-feira às 19h 😉

Inscreva-se aqui no canal da Vérios no YouTube (basta clicar no botão vermelho “Inscrever-se” e no sininho caso você queira ser notificado sobre novos vídeos).

Não temos apresentadores, maquiadores, estúdio, efeitos especiais nem equipamentos hollywoodianos. Nós mesmos gravamos os vídeos no escritório toda semana. No começo batia aquela insegurança… Será que vai ficar bom? Decidimos focar no conteúdo e, com o tempo, vamos aprimorando a estética! O que importa é a mensagem que queremos passar. Se estiver sendo útil para vocês, já valeu a pena ter lançado o programa.

Ficamos tristes e felizes com isso ao mesmo tempo. De longe o áudio com ruídos de fundo foi o principal feedback negativo que recebemos do curso. Até hoje pedimos às pessoas uma dose extra de paciência: “A aula 2 é a que tem mais ruídos, mas depois melhora! Prometemos!”. Hoje já melhoramos bastante a qualidade do áudio dos nossos vídeos do Aprendo Logo Invisto (ufa!).

Aprendo Logo Invisto: conheça o programa da Vérios no YouTube
5 (100%) 4 votos

Categorias: Iniciante, Intermediário, Avançado, Por dentro da Vérios