Até quando você quer trabalhar?

ate-quando-trabalhar

Imagine trabalhar a vida toda, alcançar um cargo de vice-presidência em uma multinacional e, aos quase 80 anos, estar dando duro em uma lanchonete para pagar suas contas. Essa é uma história real. Preocupe-se com a sua aposentadoria. Você é o principal responsável por definir como viverá no futuro.

Recentemente, repercutiu pelo mundo a notícia de que um ex-executivo da Oral-B, Tom Palome, de 78 anos de idade, frita hambúrgueres e serve bebidas nos Estados Unidos para poder pagar suas contas. 

Pense, planeje, poupe: você é o responsável por definir como viverá no futuro

É difícil imaginar que uma pessoa que alcançou um posto tão alto no mercado de trabalho – ele chegou a ser vice-presidente de marketing da multinacional – tenha que passar sua aposentadoria trabalhando em uma lanchonete para garantir seu sustento. Foi o que aconteceu com Tom.

Até recentemente, ele fazia jornada dupla, alternando entre a chapa e um emprego como promotor de alimentos em um supermercado. Foi um problema de saúde no joelho que o obrigou a abrir mão de uma das atividades.

Planeje seu futuro

Tom teve, no passado, um padrão de vida invejável, com frequentes viagens à Europa na primeira classe. Ele diz que seu erro foi não planejar. A história de Tom nos mostra que qualquer um de nós pode estar sujeito ao mesmo destino se não planejarmos e pouparmos, desde já, para a nossa aposentadoria.

Até quando você quer trabalhar? Pense, planeje, poupe. Você é o principal responsável por definir como viverá no futuro.

O primeiro passo é correr atrás de informação, o segundo é agir. Nunca é cedo demais para começar a investir e criar uma reserva para a aposentadoria – especialistas calculam que deve-se começar na faixa dos vinte e poucos anos.

Quanto dinheiro você precisaria juntar para poder parar de trabalhar?

 

Faça a simulação e descubra quanto você teria para gastar por mês, a partir do valor gerado por seus investimentos, se aplicar seu dinheiro com segurança e diversificação.

 

Simule agora

Cuidado com as taxas do seu banco

Se você já começou e já tem uma reserva, o terceiro passo é começar a investi-la de forma mais inteligente. No Brasil, os produtos de investimento mais fáceis e cômodos – aqueles que você adquire direto pelo internet banking do seu banco de varejo – carregam taxas absurdamente altas: administração, performance, carregamento, saída. É preciso entender todas e verificar as condições de contratação.

Nessa fase, se você não é um especialista, converse com um. E compare sempre as soluções apresentadas. Pequenas reduções de taxa podem fazer uma grande diferença ao final de um longo período de acumulação.

Categorias: Aposentadoria, Planejamento pessoal, Plano de investimento