Banco HSBC publica cotas de fundos com erro

A partir de 2 de janeiro, alguns fundos do Banco HSBC parecem ter apresentado rentabilidade de mais de “um bilhão por cento” em dois dias, mas trata-se apenas da publicação de cotas com valor incorreto.

Usuários do Comparação de Fundos rapidamente identificaram que havia algo de errado no início da semana. Ao acessar o sistema de consolidação de carteira para monitorar seus investimentos, alguns deles se depararam com saldos milionários.

A informação incorreta do HSBC fez alguns investidores se sentirem “milionários por um dia”

Desconfiados da fortuna instantânea, entraram em contato com a nossa equipe, que identificou a origem do problema. Nossos sistemas funcionam com dados obtidos diretamente da Comissão de Valores Mobiliários. A CVM é a autarquia responsável pela fiscalização do funcionamento dos fundos, por isso é uma fonte altamente confiável.

Contudo, a CVM não produz essas informações. Conforme explicamos em dezembro, ela apenas as recebe dos diversos bancos, consolida e publica. De vez em quando, os bancos administradores dos fundos de investimento podem enviar dados incorretos, que acabam sendo publicados pela CVM.

Ao estudar o recente caso do HSBC, verificamos que os dados estavam errados também no site da CVM. Nesse caso, não temos como corrigi-los. A instituição que publicou dados incorretos deverá fazer a retificação, atualizando o banco de dados da CVM. Algumas horas mais tarde, as informações corrigidas serão copiadas para os nossos sistemas também.

Cotas incorretas do fundo HSBC POUPMAIS publicadas no site da CVM, em 07/01/2014
No site da CVM em 07/01/2014, as cotas do HSBC POUPMAIS pareciam ter valorizado mais de “um bilhão por cento”

Alguns dos fundos afetados foram o HSBC FI RF LP TRIPLA VANTAGEM, HSBC FI RF CRED PRIV PRO AMEM, HSBC FIM APABA, HSBC FI RF DÉFENSE e HSBC FI RF CRÉD PRIV LP BRAZILIANITA, entre outros.

Se você investe em fundos do HSBC, não adianta correr para pedir resgate! Os ganhos não são reais

Esse tipo de erro não é motivo para preocupação, e pode até ser um sinal de que o banco está fazendo melhorias, como a troca por um sistema mais novo e moderno, que interpretou incorretamente as casas decimais do valor da quota.

Os erros publicados pelo banco afetam todas as ferramentas gratuitas que disponibilizamos – rankings, carteira, comparação, lâminas, etc. Porém, como utilizamos dados oficiais, não podemos corrigi-los. Pedimos aos visitantes e usuários do site que tenham um pouco de paciência, pois os dados da CVM certamente serão corrigidos pela equipe do HSBC nos próximos dias.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+

Felipe é cofundador e CEO da Vérios. Atuou por 7 anos como agente de investimento credenciado pela CVM e Ancord e cofundou o site Comparação de Fundos, primeiro a dar transparência a mais de 15 mil de fundos de investimento. Felipe é advogado pela USP e especialista pós-graduado em Finanças Corporativas e Investment Banking pela FIA.