Postado em: Carteira inteligente, Serviço de investimento automatizado Por:
2 de Março de 2018 Ultima atualização: 17 de agosto de 2018

Como declarar seus investimentos com a Vérios no Imposto de Renda 2018

2 de Março de 2018

Quando desenvolvemos a carteira inteligente, que é um serviço de gerenciamento automático de investimentos, trabalhamos para minimizar as diversas dificuldades e problemas que as pessoas enfrentam ao lidar com investimentos. Uma delas, certamente, é a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda, que costuma ser um sofrimento para muitas pessoas que conheço.

Quem investe só em fundos ou em renda fixa tem uma vida mais fácil nesse quesito: o imposto sobre a renda é retido e recolhido na fonte, e a instituição financeira é obrigada a preparar um Informe de Rendimentos com todos os números prontos para você inserir na sua declaração. Mas quando você investe em renda variável, a história complica. 

Quando ocorre venda de ativos de renda variável com lucro tributável durante o ano, o investidor é obrigado a calcular sozinho o imposto, preencher um DARF – Documento de Arrecadação da Receita Federal e recolher o imposto até o fim do mês seguinte ao da venda.

Quem investe com a Vérios não precisa se preocupar, fica tudo mais fácil

Depois, na Declaração de Ajuste Anual, você precisa fazer um levantamento de todas as operações realizadas, informar todos os impostos já recolhidos, apurar o ganho total e os saldos detidos no fim do ano anterior e no final do ano ao qual se refere a declaração. É uma trabalheira e envolve matemática!

Por isso, quem investe em renda variável normalmente precisa contratar o serviço avulso de uma Calculadora de Imposto de Renda. Existem algumas opções no mercado e os preços variam bastante.

Já os Amigos do Ueslei, que investem com a Vérios, não precisam se preocupar com isso, pois oferecemos todas as informações necessárias para o preenchimento do programa da Receita Federal no tocante às aplicações em títulos do Tesouro Direto e ETFs que estão sob nossa gestão. Veja como funciona.

Atenção: as informações de renda variável que a Vérios envia só valem se você não faz outros investimentos em renda variável. Quem faz outros investimentos por conta própria precisa calcular os impostos por conta própria.

Quem prepara seu Informe de Rendimentos?

A corretora é obrigada a preparar o seu Informe de Rendimentos sobre os investimentos em Tesouro Direto. Já sobre os investimentos em Ações Brasil e Ações EUA via ETFs, a corretora fornece apenas as notas de corretagem. É responsabilidade do investidor fazer as contas e encontrar os números certos para a declaração.

Existe Informe de Rendimentos da Vérios?

Oficialmente, não. Porém, a gente sabe que você não quer perder tempo e dinheiro fazendo essas contas. Por isso, para facilitar sua vida, nós calculamos a parte dos ETFs (seu investimento em renda variável) e reunimos em um só lugar, dentro da carteira inteligente, as informações de renda fixa, renda variável e os tutoriais passo a passo para preenchimento do programa da Receita Federal.

Basta logar e acessar a tela Configurações para encontrar os documentos, que podem ser baixados em formato PDF. Esse serviço é oferecido gratuitamente, sem nenhum custo adicional.

Informe de Rendimentos para o Imposto de Renda 2018

Quando ficam prontos os informes?

Os informes e tutoriais já estão disponíveis. Basta acessar sua área logada e clicar em Configurações para fazer o download dos documentos em formato PDF.

Fique atento: O prazo para envio da declaração de 2018, referente ao ano-calendário 2017, termina às 23 horas, 59 minutos e 59 segundos do dia 30/04/2018.

Se você ainda tiver dúvidas sobre o preenchimento, sinta-se à vontade para nos consultar, estamos prontos para ajudar. Vale também assistir ao vídeo abaixo, em que explicamos como funciona o Imposto de Renda nos investimentos com a Vérios.

Este artigo foi útil para você?
Como declarar seus investimentos com a Vérios no Imposto de Renda 2018
4.8 (95.24%) 21 votes

Compartilhe:
2 de Março de 2018
Ultima atualização: 17 de agosto de 2018

Você pode gostar também…

247 12 3 min de leitura

Como declarar no IR seus investimentos em ETFs

Incluir seus investimentos na Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física pode parecer confuso à primeira vista, mas fique tranquilo. Fizemos este passo a p...

Continue lendo
619 51 3 min de leitura

Como declarar Tesouro Direto no Imposto de Renda

Incluir seus investimentos na Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física pode parecer confuso à primeira vista, mas fique tranquilo. Escrevemos este passo a...

Continue lendo
237 16 7 min de leitura

Investir com a Vérios é automágico! Saiba tudo que fazemos para você não ter nenhum trabalho

Ter dinheiro sobrando é bom ou não é? É muito bom! Mas acredite: fazer sozinho a administração dos próprios investimentos pode ter como efeito colateral uma grande...

Continue lendo

Autores

CEO da Vérios, a fintech que te ajuda a fazer investimentos inteligentes, de forma fácil, rentável e segura. Pode confiar. Felipe conta com mais de 10 anos de atuação no mercado financeiro, e em 2011 cofundou o site Comparação de Fundos, primeiro a dar transparência a mais de 15 mil fundos de investimento. É advogado pela USP e pós-graduado em Finanças Corporativas e Investment Banking pela FIA.

Comentários