Postado em: Tipos de investimentos>Fundos de investimento Por:
14 de Janeiro de 2012 Ultima atualização: 27 de Janeiro de 2018

Como encontrar as taxas cobradas pelos fundos de investimento

14 de Janeiro de 2012

As informações sobre as taxas dos fundos de investimento são públicas e podem ser encontradas na internet. Nesse artigo, explicamos como encontrar o regulamento de um fundo na página da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e descobrir as taxas que serão cobradas sobre o seu investimento.

As taxas de administração e performance praticadas por cada fundo de investimento são uma informação importante para o investidor no momento de tomada de decisão.

A ferramenta Comparação de Fundos da Vérios não oferece esses dados na lâmina padronizada. O motivo é simples. Apesar de serem públicas, as taxas não são apresentadas pela CVM de maneira sistematizada como as demais informações. Por isso, não foi possível incluí-las no site.

Para buscar essas informações por conta própria, siga o passo a passo (atualizado em 2015 para o novo site da CVM):

  1. Acesse www.cvm.gov.br.

  2. No menu lateral esquerdo, clique em “CONSULTA À BASE DE DADOS” para exibir mais opções. Dentro do submenu exibido, procure e clique em “Fundos de Investimento”.

  3. Uma nova página abrirá, com dois botões verdes bem no centro. Clique no primeiro: “FUNDOS DE INVESTIMENTO REGISTRADOS”.

  4. Digite o nome ou o CNPJ do fundo (sem pontos e traços). Você encontrará o nome e o CNPJ no extrato mensal do seu banco. Alguns fundos possuem nomes muito parecidos ou trazem o nome abreviado no extrato. Por isso, indicamos fortemente a busca pelo CNPJ. No nosso site, você pode encontrar o CNPJ do fundo utilizando a busca do Comparação de Fundos e depois clicando no nome do fundo, abaixo do gráfico.

  5. Não é necessário escolher o tipo de fundo. Você pode ir direto para o campo do número verificador. Caso o número esteja ilegível, há uma opção para gerar um novo número. Após digitar o número verificador, clique em “Continuar >”.

  6. A CVM deve lhe apresentar uma lista com alguns fundos (ou apenas um fundo, caso você tenha buscado pelo CNPJ). Clique sobre o nome do fundo desejado.

  7. Na página com as informações do fundo, procure a parte inferior, onde estão os “Documentos Associados”. Clique em “Regulamento”.

  8. Uma nova página será aberta, com informações sobre a versão atual do regulamento. Clique em “Exemplar do Regulamento” para abrir o documento.

  9. Cada fundo possui um modelo de regulamento diferente. Alguns são pesquisáveis e você poderá apertar “CTRL + L” ou “CTRL + F” para pesquisar pela palavra “taxa”. Outros estão como imagem e você terá que procurar da forma antiga: passando os olhos.

  10. Procure por Taxa de Administração e/ou Taxa de Performance. Às vezes o texto pode ser um pouco confuso, como por exemplo: “será devida a título de performance a taxa de [●]% ao ano”. Nesses casos, vale a pena recorrer ao site da gestora do fundo para ver se a informação está disponível lá.

 

Este artigo foi útil para você?
Como encontrar as taxas cobradas pelos fundos de investimento
4.5 (90%) 2 votes

14 de Janeiro de 2012
Ultima atualização: 27 de Janeiro de 2018

Você pode gostar também…

60 29 14 min de leitura

Taxa de administração e outros custos ao investir: tire suas dúvidas

Investir é transferir o seu dinheiro do presente para o futuro, e existem diversas maneiras de fazer isso. Todas elas, porém, têm um ponto em comum: custos. Afinal, n...

Continue lendo
13 22 6 min de leitura

A única forma garantida de aumentar a sua rentabilidade

Repare numa coisa: em geral, quanto mais pagamos por um produto ou serviço, melhor qualidade obtemos. Costuma ser assim ao comprar um carro, reservar um hotel, um restau...

Continue lendo
59 52 6 min de leitura

É possível perder dinheiro no Tesouro Direto? Caso 1: Tesouro Prefixado (LTN)

Os títulos públicos são considerados o investimento financeiro de menor risco no mercado brasileiro. São também classificados como renda fixa, o que significa que, a...

Continue lendo

Autores

CEO da Vérios, a fintech que te ajuda a fazer investimentos inteligentes, de forma fácil, rentável e segura. Pode confiar. Felipe conta com mais de 10 anos de atuação no mercado financeiro, e em 2011 cofundou o site Comparação de Fundos, primeiro a dar transparência a mais de 15 mil fundos de investimento. É advogado pela USP e pós-graduado em Finanças Corporativas e Investment Banking pela FIA.

Comentários