Como investir de forma inteligente, sem ser um especialista

Imagem: que caminho seguir? Interrogações

Se você está aqui lendo este artigo, é porque tem um problema: você quer investir bem o seu dinheiro. Certo?

Você não está procurando soluções financeiras porque não tem mais o que fazer. Você está aqui porque tem um problema e busca resolvê-lo da melhor forma possível. Mas isso cria um outro problema: qual é a maneira mais inteligente de investir? Como descobrir isso com uso eficiente dos seus recursos, incluindo seu tempo?

Muita gente acredita que precisa estudar mais e entender os detalhes do mercado financeiro, aprender a investir como um profissional. Mas será que isso faz sentido?

Você pode aceitar os riscos de fazer tudo de forma improvisada sozinho, ou pode ter ajuda profissional

Várias pessoas seguem esse caminho. Compram livros, apostilas e cursos, perdem horas e horas, vários dias, estudando e depois de muito investimento de tempo, dinheiro e esforço… continuam sendo amadores. É claro! Você já viu alguém que está doente resolver estudar Medicina para se curar sozinho? Ou antes de assinar um contrato, estudar Direito para resolver por conta própria?

banner-blog-lancamento

Assim como para entender o corpo humano ou as leis do nosso país, entender o mercado financeiro e definir boas estratégias de investimento é um trabalho de dedicação integral. Na maior parte das vezes, vale mais a pena você se dedicar à sua profissão e colher os frutos dela, em vez de se arriscar no mercado financeiro. Você pode aceitar os riscos de fazer tudo de forma improvisada sozinho, ou pode ter ajuda profissional.

Mesmo assim, é bom estudar o básico, para poder avaliar os serviços profissionais que existem por aí. Então você lê um monte de coisas e escuta pessoas falando sobre conceitos como diversificação, liquidez, custos, volatilidade, rebalanceamento… Todos esses fatores são importantes e precisam ser combinados, mas como encontrar uma solução de investimento que equilibre tudo isso?

Para desenvolver a carteira inteligente da Vérios, nós nos debruçamos sobre todos esses fatores. Vou contar um pouco sobre como balanceamos cada um deles para entregar uma solução de investimento completa para você.

***

A Vérios não tem a solução perfeita, pois uma solução assim… não existe. O que procuramos é equilibrar prós e contras de todos esses fatores que abordamos.

Por exemplo, o rebalanceamento “perfeito” seria a cada negócio que ocorresse no mercado, mas isso impactaria os custos. O melhor custo seria não cobrarmos nada de você, mas nesse caso não prestaríamos o serviço. A tributação poderia ser melhor em outras estruturas, mas o custo disso seria muito maior que a economia de impostos. Existem outros tipos de investimentos ou ativos que poderiam ser incluídos, mas eles não melhorariam tanto o risco e trariam problemas de liquidez. Poderíamos deixar a liquidez em 1 dia útil (são 5), mas perderíamos algumas classes na diversificação.

A carteira inteligente é a melhor solução na medida em que equacionamos todos os problemas e entregamos de forma simples para você.

Simule seu plano de investimento com a Vérios

Que tal obter um plano de investimento personalizado gratuitamente? Comece respondendo a algumas perguntinhas e indicaremos o mix de investimentos ideal para você.

 

Como investir de forma inteligente, sem ser um especialista
5 (100%) 1 voto

Categorias: Planejamento pessoal, Plano de investimento, Por dentro da Vérios
  • Thiago

    Boa noite. Todos os aspectos que devem ser levados em consideração em um investimento sendo abordados em um único artigo, parabéns pra você Daniel e pra todos da Vérios! A carteira inteligente tem tudo pra ser um sucesso.

    • Daniel Resende

      Valeu Thiago, esperamos colocar no ar em breve.

      Abs.

  • Rafaela

    Olá Daniel, parabéns pelo artigo! Apesar de ser um assunto não tão simples, você conseguiu aborda-lo de forma simples, objetiva e com consistência de conteúdo! Difícil encontrar textos tão agradáveis de se ler! Sucesso em sua estrada.