Pronto, você tomou a decisão de investir nos títulos públicos do Tesouro Direto. Ótima escolha, já que é o investimento mais seguro do país. Agora você tem um novo desafio: encarar o site da corretora e fazer as operações de compra dos títulos.

Fazer operações? Sim, mas fique tranquilo que não tem nada a ver com cirurgias no hospital. No jargão financeiro, as movimentações de aplicação (compra) e resgate (venda) de investimentos são chamadas de operações. Neste tutorial vamos ensinar você a operar no site das corretoras Rico, XP e Easynvest para investir nos títulos do Tesouro Direto.

Passo a passo para investir no Tesouro Direto

Quem conhece a Vérios sabe que, com a carteira inteligente, fazemos todo o trabalho estratégico e operacional de investir por você. Porém, se você preferir investir por conta própria, também estamos dispostos a ajudar mostrando o caminho das pedras. Por isso gravamos o vídeo abaixo onde explicamos como navegar pelos sites de três diferentes corretoras -- Rico, XP Investimentos e Easynvest -- e aplicar em títulos do Tesouro Direto.

Quais títulos do Tesouro Direto estão disponíveis para investimento?

Antes mesmo de acessar a corretora, você pode entrar no site do Tesouro Direto para encontrar a relação de títulos em que pode aplicar:

Como investir em títulos do Tesouro Direto
Tabela extraída do site do Tesouro Direto. Os números são atualizados algumas vezes por dia!

Observe que o preço unitário de cada título não significa o valor mínimo a aplicar, pois é possível investir em uma fração equivalente a 0,01 do preço unitário -- ou o valor mínimo indicado na tabela.

Dica: Se é o seu primeiro investimento fora da poupança ou do banco, sugerimos que você escolha o título Tesouro Selic (LFT), que rende sempre de acordo com a taxa Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira. Assim você vai se acostumando com a dinâmica do Tesouro Direto enquanto estuda mais sobre os outros títulos, que sofrem oscilação de preços antes do vencimento e, por isso, têm comportamento mais complexo.

O passo seguinte é ir até o site da corretora desejada para operar a compra dos títulos, ou seja, efetuar o investimento. Vale lembrar que, antes disso, é preciso abrir conta na corretora e transferir o valor que pretende investir para sua conta!

No vídeo-tutorial acima você pode acompanhar a navegação passo a passo nos sites das corretoras.


Este texto foi útil para você?

Como investir no Tesouro Direto: tutorial pelas corretoras Rico, XP e Easynvest
5 (100%) 6 votes

Categorias: Títulos públicos