Atualmente, o banco de dados da Comparação de fundos possui 12 milhões linhas de informação sobre mais de 10.500 fundos. Estimamos que esse número aumentará em mais de 3 milhões de linhas em 2012.

Os dados diários sobre fundos de investimento são publicados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Apesar de serem públicos, o acesso a esses dados não é muito prático e, na forma como são exibidos, acabam tendo pouca utilidade para o investidor.

Copiamos e organizamos os dados oferecidos pela CVM, para possibilitar sua rápida e fácil visualização. A comparação de rentabilidade entre fundos e lâmina padronizada são apenas o primeiro passo.

Abaixo, listamos as informações que você encontra hoje no site da CVM. Você pode obtê-las diretamente em www.cvm.gov.br, procurando na seção de fundos de investimento. Para instruções mais detalhadas sobre o acesso, leia o artigo Como encontrar as taxas cobradas pelos fundos de investimento.

  • Dados diários. São as informações que reorganizamos. A CVM entrega, para cada fundo e cada dia útil: valor da cota, patrimônio líquido, aplicações, resgates e número de cotistas. A partir daí, nós podemos calcular a rentabilidade, volatilidade, Sharpe e outros indicadores que você vê na Comparação de Fundos.

  • Balancete mensal. Informações sobre as operações financeiras realizadas por cada fundo em cada mês, e a evolução do ativo e passivo.

  • Composição da carteira. Os fundos são obrigados a divulgar para a CVM a sua carteira, ou seja, os ativos que possuem. Essa obrigação é internacionalmente reconhecida como uma boa prática, e foi muito comentada durante a crise de 2008. A transparência ajuda a evitar fraudes ou a assunção de riscos maiores que os permitidos pelo regulamento do fundo.

  • Regulamento e Prospecto. A CVM é uma fonte segura para obtenção do regulamento e prospecto de fundos de investimento. Esses documentos informam quais são as taxas cobradas por cada fundo e outras regras sobre seu funcionamento.

  • Fatos Relevantes. Avisos a respeito de abertura e fechamento para captação, redução da taxa de administração e outras mudanças importantes.

Infelizmente, nem todos esses dados são entregues em formato que nos permita sistematizá-los. As taxas de administração e performance, por exemplo, são informações muito importantes, mas estão inseridas em longos documentos sem um padrão pré-definido. Alguns são entregues em formato Word, outros em PDF, outros em imagem. Isso inviabiliza a inclusão das taxas de administração no sistema, para os mais de 10 mil fundos. Por enquanto, trabalhamos apenas com os dados diários.


Este texto foi útil para você?

Comparação de fundos: de onde vêm os dados?
4.5 (90%) 2 votes

Categorias: Tipos de investimentos>Fundos de investimento