
Comparação de fundos: de onde vêm os dados?
Atualmente, o banco de dados da Comparação de fundos possui 12 milhões linhas de informação sobre mais de 10.500 fundos. Estimamos que esse número aumentará em mais de 3 milhões de linhas em 2012.
Os dados diários sobre fundos de investimento são publicados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Apesar de serem públicos, o acesso a esses dados não é muito prático e, na forma como são exibidos, acabam tendo pouca utilidade para o investidor.
Copiamos e organizamos os dados oferecidos pela CVM, para possibilitar sua rápida e fácil visualização. A comparação de rentabilidade entre fundos e lâmina padronizada são apenas o primeiro passo.
Abaixo, listamos as informações que você encontra hoje no site da CVM. Você pode obtê-las diretamente em www.cvm.gov.br, procurando na seção de fundos de investimento. Para instruções mais detalhadas sobre o acesso, leia o artigo Como encontrar as taxas cobradas pelos fundos de investimento.
Dados diários. São as informações que reorganizamos. A CVM entrega, para cada fundo e cada dia útil: valor da cota, patrimônio líquido, aplicações, resgates e número de cotistas. A partir daí, nós podemos calcular a rentabilidade, volatilidade, Sharpe e outros indicadores que você vê na Comparação de Fundos.
Balancete mensal. Informações sobre as operações financeiras realizadas por cada fundo em cada mês, e a evolução do ativo e passivo.
Composição da carteira. Os fundos são obrigados a divulgar para a CVM a sua carteira, ou seja, os ativos que possuem. Essa obrigação é internacionalmente reconhecida como uma boa prática, e foi muito comentada durante a crise de 2008. A transparência ajuda a evitar fraudes ou a assunção de riscos maiores que os permitidos pelo regulamento do fundo.
Regulamento e Prospecto. A CVM é uma fonte segura para obtenção do regulamento e prospecto de fundos de investimento. Esses documentos informam quais são as taxas cobradas por cada fundo e outras regras sobre seu funcionamento.
Fatos Relevantes. Avisos a respeito de abertura e fechamento para captação, redução da taxa de administração e outras mudanças importantes.
Infelizmente, nem todos esses dados são entregues em formato que nos permita sistematizá-los. As taxas de administração e performance, por exemplo, são informações muito importantes, mas estão inseridas em longos documentos sem um padrão pré-definido. Alguns são entregues em formato Word, outros em PDF, outros em imagem. Isso inviabiliza a inclusão das taxas de administração no sistema, para os mais de 10 mil fundos. Por enquanto, trabalhamos apenas com os dados diários.
Ultima atualização: 29 de agosto de 2018
Você pode gostar também…
Como encontrar as taxas cobradas pelos fundos de investimento
As informações sobre as taxas dos fundos de investimento são públicas e podem ser encontradas na internet. Nesse artigo, explicamos como encontrar o regulamento de um...
Continue lendoFundos de investimento: Entenda os diferentes tipos
Sabemos que existem diferentes tipos de fundos de investimento, tais como ações, renda fixa, multimercados, entre outros. Mas você sabe a diferença entre eles e como eles são classificados? Entenda agora nesse artigo!
Continue lendo