Comparar é preciso, viajar não é preciso

– Este artigo reflete a opinião do autor convidado. –

Antes de falar sobre investimentos, vamos passar rapidamente para um tema mais simples: viagens. Entre no TripAdvisor.com. Lá, poderá checar lugares que quer ir, restaurantes e hotéis. Poderá, por exemplo, comparar as fotos tiradas pelos donos da pousada com as dos turistas que passaram por lá. Abaixo poderá ver os comentários. Com esse nível de controle multifacetado, você acha que as pousadas tem o interesse de agradar os hóspedes ou não?

A promoção da transparência sobre a gestão e o estado de bens públicos não é monopólio do Estado. É um produto da sociedade. Hoje, os meios de comunicação interativos – como Twitter, Facebook, blogs, etc. – dão mais poder e responsabilidade ao cidadão, a organizações da sociedade civil e ao setor privado.

Com uma parcela da população brasileira cada vez maior investindo parte de sua poupança no mercado de capitais, iniciativas como este site são muito bem-vindas

Ao ver o site Comparação de Fundos, esta foi a primeira coisa que me veio a mente. Com uma parcela da população brasileira cada vez maior investindo parte de sua poupança no mercado de capitais, iniciativas como este site são muito bem-vindas.

É justamente aqui que o Comparação de Fundos entra na história e beneficia os internautas que buscam informação por um bem público extremamente complicado de entender: o mercado de capitais.

Como você já deve ter percebido, qualquer usuário pode comparar o desempenho de diferentes fundos de investimento. É possível, por exemplo, comparar quais dos fundos em que investe ou pensa investir apresentam um melhor e mais consistente retorno ao longo do tempo. Pode, portanto, monitorar o seu gerente da instituição financeira em tempo real.

Os observadores mais atentos podem ver também que maior não significa melhor. Faça um simples exercício depois. Pegue dois grandes fundos de investimento: Bradesco Fundo de Investimento Referenciado DI Hiperfundo (BRA) e o Banco do Brasil Renda Fixa 5 mil (BB). O BRA tem 5,6 bilhões de reais investidos e 370 mil cotistas, enquanto o BB, 6,1 bilhões de reais e 250 mil cotistas. Ambos os fundos desempenham abaixo do CDI desde o final da década de 90.

Imagine agora que boa parte dessas 600 mil pessoas são trabalhadores e aposentados que colocaram sua poupança nesses fundos. Bem, acho que este site já deu informação suficiente para que uma organização não governamental militante dos direitos do consumidor faça uma campanha de informação sobre como, ao menos, não tomar péssimas decisões ao fazer suas aplicações financeiras de baixo risco quando recomendadas pelo seu gerente do banco.

Essa é uma grande mudança na qual mais setores da sociedade passam a ter mais poder no processo de comunicação

Transparência, aqui, não é somente o direito de saber. O tipo de transparência que o site Comparação de Fundos traz é diferente. Conforme os pesquisadores de Harvard Fung, Graham e Weil denominam, poderia encaixar-se na terceira geração de transparência, em que cidadãos ou organizações extraem dados publicados pelo governo e/ou corporações e os apresentam de maneira inteligível para o público.

Essa é uma grande mudança na qual mais setores da sociedade passam a ter mais poder no processo de comunicação.

Naturalmente isso não resolve o problema do investidor indeciso sobre onde colocar seu dinheiro, da mesma forma que o TripAdvisor não vai lhe falar onde ir passar suas férias. Afinal, a responsabilidade é sempre sua.

 
Seja o primeiro a avaliar!

Categorias: Fundos de investimento, Por dentro da Vérios