Cuidado com os fundos kamikazes

Alguns gestores adotam estratégias kamikazes nos primeiros dias de funcionamento de um fundo, enquanto ainda há poucos recursos. Quando elas dão certo, o fundo aparenta ter uma rentabilidade excelente. Quando dá errado, simplesmente o encerram e os investidores nunca perceberão.

Olhar o histórico de um fundo pode levar a algumas interpretações equivocadas. O gráfico de rentabilidade completo mostra a evolução dos investimentos de quem aplicou no fundo desde o começo e não necessariamente o desempenho que os novos investidores irão obter.

Normalmente, nos primeiros dias de um fundo apenas os próprios gestores investem recursos neles, pois ainda estão em fase de teste e de experimentação. O perfil deste momento costuma ser bem diferente do que realmente será o perfil do fundo no futuro.

O que fazem os fundos kamikazes

Observe o gráfico abaixo e note como este fundo oscilou muito para cima e para baixo (alto risco) nos primeiros dias. Logo em seguida, conseguiu uma excelente rentabilidade para depois adotar uma estratégia mais conservadora.

Fundo que adotou estratégia kamikaze. Repare como o fundo oscilou em seus primeiros dias

O gráfico mostra que foi adotada uma estratégia kamikaze. Alguns gestores perceberam que poderiam construir cases interessantes de gestão assumindo um elevado risco no momento que o fundo tem poucos recursos. Dessa forma, atrairiam muitos clientes e captariam milhões de reais, em seguida abandonariam essa estratégia e teriam uma gestão mais prudente com volumes expressivos de capital. Caso a estratégia kamikaze desse errado, o gestor simplemente encerraria o fundo.

O gestor, ao ter sucesso em uma estratégia kamikaze, pode colher benefícios por muito tempo, pois para os investidores o fundo parecerá ter um histórico excelente. O problema é a maioria dos investidores nunca terá a rentabilidade que esse fundo aparenta ter.

Nem todos os fundos que adotam essa estratégia são ruins, porém eles sempre vão parecer melhores do que realmente são.

Observe vários prazos

Ao olhar o fundo em diferentes prazos, pode-se perceber as reais rentabilidades que os investidores obtiveram, sem as contaminações perpétuas de alguma oscilação pontual.

Na ferramenta de Comparação de fundos, permitimos que você mude o prazo de observação e recalculamos todos os dados estatísticos para o período selecionado.

Em nossas avaliações, costumamos calcular todos os períodos de um ano que o fundo passou, de modo a conseguir obter informações mais consistentes.

Seja o primeiro a avaliar!

Categorias: Fundos de investimento
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+

Cofundador da Vérios e diretor de Estratégia de Investimento. Resende é gestor de recursos credenciado pela CVM e especialista em Data Science, mas pode chamá-lo de "Father of Algorithms" :)

Escolhemos a dedo estes artigos para você ler também: