Postado em: Bitcoin, Destaques, Por dentro da VériosPor:
19 de Abril de 2018 Ultima atualização: 17 de agosto de 2018

Fintech Day 2018: Vérios participa com Tesouro Direto, B3 e Anbima

19 de Abril de 2018

O que precisa mudar no mercado financeiro tradicional? Quais iniciativas já estão transformando os serviços financeiros e melhorando a vida das pessoas? Esses foram alguns dos temas discutidos no 2º Fintech Day, que aconteceu no Insper, em São Paulo, no dia 18 de abril de 2018.

A Vérios foi convidada para participar do painel sobre investimentos. Nosso CEO Felipe Sotto-Maior dividiu a mesa de debate com nomes de peso no mercado financeiro: Ana Leoni, superintendente de Educação e Informações Técnicas da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima); Carlos Ratto, ex-diretor da B3 (antiga BM&FBovespa), Paulo Moreira Marques, gerente de Relacionamento Institucional do Tesouro Direto e o professor do Insper Ricardo Rocha.

E mais: além do Fintech Day, teve Vérios no FintechTalks Women

Em uma semana recheada de eventos, a Vérios participou também do FintechTalks Women no dia 17 de abril, na sede da Telefonica em São Paulo. Nossa Head de Customer Experience e Gestora de Investimentos Ana Vitória Baraldi foi convidada para integrar o painel “Ativos tradicionais e criptoativos: um novo momento na indústria de investimentos”.

O evento teve uma programação composta exclusivamente por painelistas mulheres atuando em fintechs. Com Juliana Assad, cofundadora da Coinwise, e Natália Garcia, Diretora Jurídica da Foxbit, o foco do painel foi o crescimento da popularidade do bitcoin.

No Brasil, já existem mais pessoas cadastradas em corretoras (as chamadas exchanges) de criptomoedas do que na Bolsa de Valores. O problema é que a segurança das criptomoedas é bem menor que a das ações negociadas na Bolsa. Apesar disso, muitas pessoas estão embarcando na onda do bitcoin sem ter noção dos riscos.

Criptomoedas são investimento?

As painelistas concordaram que as criptomoedas podem ser usadas com diversos fins, por exemplo como reserva de valor ou meio de pagamento. O preocupante é considerá-las um investimento financeiro típico, em que é possível determinar uma rentabilidade esperada.

A dinâmica das criptomoedas é muito parecida com a compra de qualquer outro produto: elas oscilam de preço com base nos níveis de oferta e demanda. Isso é diferente de rentabilizar dia a dia, como ocorre nos investimentos mais tradicionais.

FintechTalks Women
Aninha Baraldi (terceira da esquerda para a direita), da Vérios, participa de painel com representantes da Foxbit e Coinwise no FintechTalks Women

Por essas características, o bitcoin e demais criptomoedas são uma opção com bastante risco e oscilação de preço. Em 2017 o preço do bitcoin passou dos R$ 70 mil. No dia do evento, estava próximo a R$ 28 mil. Ciente dos riscos, Natália Garcia da Foxbit comentou que a recomendação da fintech a seus clientes é ter no máximo 5% do patrimônio em ativos como bitcoin ou outras criptomoedas.

Natália, Juliana e Ana Vitória manifestaram preocupação por as pessoas não entenderem as criptomoedas, os riscos envolvidos, e serem influenciadas por histórias de pessoas que ficaram ricas com bitcoin.

“A grande preocupação é que a população brasileira é conservadora, seja por falta de informação ou medo. É só vermos que 40% de todo o dinheiro investido no Brasil hoje ainda está na poupança. Comprar um ativo sem entender os seus riscos, apenas no hype do momento, faz com que essas pessoas possam se decepcionar e criem um trauma envolvendo o seu dinheiro. Dificilmente essa pessoa terá coragem de sair da poupança ou de investimentos mais básicos novamente. É um desserviço com todo o trabalho que fazemos de educação financeira”, explicou Ana.

Quer entender mais sobre bitcoin? Assista ao vídeo “Bitcoin é investimento?” no canal da Vérios no YouTube. Aproveite e inscreva-se no canal para aprender a investir bem o seu dinheiro!

Este artigo foi útil para você?
Fintech Day 2018: Vérios participa com Tesouro Direto, B3 e Anbima
5 (100%) 2 votes

Compartilhe:
19 de Abril de 2018
Ultima atualização: 17 de agosto de 2018

Você pode gostar também…

742534 min de leitura

“Devo comprar bitcoin?” Para saber a resposta, faça outra pergunta

Recentemente, recebi essas duas perguntas, com intervalo de apenas três minutos entre elas: Eu minerei bitcoins há alguns anos, e então vendi quase tudo para dar entr...

Continue lendo
530122 min de leitura

Do bitcoin para a poupança, da poupança para a Vérios

Conheça a história do Luiz, um amigo do Ueslei que, após se arriscar no universo do bitcoin e investir na poupança, descobriu uma forma mais eficiente e segura de investir, com a Vérios.

Continue lendo
8314423 min de leitura

24 lições sobre dinheiro que você precisa aprender antes dos 30

Alguém me contou uma vez a definição de inferno: no seu último dia na Terra, a pessoa que você se tornou se encontra com a pessoa que você poderia ter se tornado. N...

Continue lendo

Comentários