Fundo BBM Bahia FIC FIM

Estivemos em recente conversa com a equipe de gestão do BBM Investimentos, buscando informações sobre os fundos da casa. Compartilhamos a seguir as informações mais relevantes sobre a equipe e o fundo de investimento BBM Bahia FIC FIM.

A equipe de gestão possui sólida formação acadêmica e profissional. Dentre eles, destacamos:

  • Marcelo Mendes. Responsável pela área de renda fixa, Marcelo é pós-graduado em Finanças e Mercado de Capitais pela FGV e trabalha há 13 anos no BBM.

  • Bernardo Gomes. Responsável pela estratégia long/short na área de renda variável, Bernardo é pós-graduado em Finanças e Mercado de Capitais pela FGV e trabalha desde 2002 no BBM.

  • Gustavo Daibert. Responsável pela estratégia long only na área de renda variável, Gustavo é mestre em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo ITA e possui 7 anos de experiência no BBM.

Em um mercado onde o conflito de interesses é um problema sério, nos chamou a atenção o método de alinhamento de interesses adotado no BBM. Um percentual significativo dos bônus recebidos pelos gestores precisa ser necessariamente investido nos fundos do próprio BBM. No caso do BBM Bahia FIC FIM, mais de 70% do patrimônio alocado na estratégia é de recursos dos próprios sócios.

De acordo com os gestores, o início do BBM Bahia foi beneficiado por um momento de exceção no mercado. Criado no início da crise financeira de 2008, o BBM conseguiu obter ganhos com a depreciação abrupta dos ativos, valorização do dólar e queda nas taxas de juros. Todos estes fatores contribuíram para a valorização das cotas de forma expressiva, mas isso não deve pautar as expectativas dos investidores para o futuro do fundo.

O fundo tem por diretriz investir cerca de 40% do patrimônio em estratégias de renda variável e 60% em renda fixa. O objetivo dos gestores é entender o mercado e o negócio das empresas, para tentar capturar oportunidades de valorização, mas não desempenham um papel de investidor ativista nas companhias. Os gestores contam, ainda, com o apoio de uma ampla equipe de economistas e analistas. O BBM Bahia poderá, através dos fundos investidos, manter até 20% dos seus recursos em ativos financeiros negociados no exterior.

Ficha técnica do fundo

Nome
BBM Bahia FIC FIM
Destina-se a
Investidores em Geral
Categoria Anbima
Multimercados Macro
Taxa de administração
2,0% ao ano (Máxima: 2,2%a.a.)
Taxa de performance
20% sobre o CDI
Aplicação mínima
R$ 50 mil
Movimentação mínima
R$ 10 mil
Prazo de resgate
D+30+1
Gestor
BBM Investimentos
Administrador
BNY Mellon Serviços Financeiros DTVM SA
Custodiante
Banco Bradesco SA
Auditor
KPMG Auditores Independentes
CNPJ
09.528.698/0001-97
Documentos
Lâmina Regulamento Prospecto

Todas as informações deste artigo foram obtidas em documentos oficiais do fundo, no website da gestora e/ou em conversa com a equipe da gestora.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+

Ávila é cofundador da Vérios e consultor de investimentos com a certificação CFP®