Fundo Safra Absoluto 30

O Safra Absoluto 30 é um fundo multimercado de gestão ativa que pode investir em moedas, juros, bolsas e derivativos, com limite de crédito privado estabelecido em 50%. Em operação desde 2007, o patrimônio líquido do fundo ultrapassa R$ 1,3 bilhão, distribuído entre 2.780 cotistas. É um tradicional investimento para o segmento private e de alta renda do Banco Safra.

Mais sobre o fundo

Como um fundo multimercado, a gestão do Safra Absoluto 30 pode buscar as melhores oportunidades em diferentes mercados, conforme o cenário macroeconômico. Ao longo dos últimos anos, o fundo tem se destacado por obter ganhos com moeda, principalmente dólar.

A correlação em 12 meses do fundo com o dólar comercial está na casa dos 30%. Desde 2012, o dólar acumula alta de 35% e o fundo, 37%, em parte por conta das posições em moeda estrangeira e em contratos futuros de câmbio. Até 11 de agosto deste ano, por exemplo, o dólar acumulava baixa de 2,76%. Apesar disso, o fundo não acompanhou essa queda, registrando valorização de 4,1% no período.

Safra Absoluto 30 vs. Dólar1

Rentabilidade Safra X Dolár
Rentabilidade desde 2012

Sobre a gestora

A J. Safra Asset, gestora de recursos de terceiros do Grupo Safra, foi fundada em 1980 e está hoje entre as 10 maiores gestoras brasileiras, com R$ 43,6 bilhões sob gestão, de acordo com o ranking de setembro da Anbima.

A equipe é robusta, bem segregada e segmentada, com claras responsabilidades e controles. Conta com 72 profissionais, sendo 18 no processo de investimento, liderados pelo CEO, Márcio Appel. Os altos executivos possuem larga experiência no mercado, mais de 15 anos na média.

1Cotação oficial de fechamento do Dólar PTAX Venda (Fonte: Banco Central do Brasil).

Exceto quando expressamente indicada outra fonte, todas as informações deste artigo foram obtidas em documentos oficiais, reportagens publicadas pela imprensa, no website da gestora e/ou em conversa com a equipe da gestora.

Categorias: Fundos de investimento, Fundos multimercados