Fundos que ganham mais que seus clientes
Dezenas de fundos DI e de renda fixa mantidos por bancos de primeira linha cobram taxas tão altas que os ganhos da instituição tornam-se superiores aos ganhos dos próprios investidores. Esse é o resultado da nossa pesquisa publicada hoje no Valor Econômico.
Os bancos de varejo – aqueles conhecidos por todos nós, que possuem agências espalhadas pelo país – gozam de um benefício enorme: credibilidade perante o público. Infelizmente, essas instituições às vezes aproveitam a confiança do cliente para cometer abusos.
Após um levantamento com dados publicados pela CVM e pela ANBIMA, identificamos dez fundos DI e de renda fixa que exemplificam essa afirmação. Todos com patrimônio superior a R$ 100 milhões, esses fundos renderam mais dinheiro aos gestores do que aos seus investidores em 2013.
Sua gestão, em geral recheada de títulos públicos, é simples, o que torna mais difícil justificar as taxas de administração praticadas – que chegam a 5% ao ano! Essas carteiras reúnem patrimônio superior a R$ 16 bilhões, que pertence a mais de 900 mil investidores.
Mas o investidor não precisa ser refém dessa situação: há diversas opções melhores
De acordo com a matéria publicada no Valor Econômico, os argumentos dos gestores para ficar com uma fatia maior do que a que cabe ao aplicador incluem a comodidade do resgate automático e o sorteio de prêmios. Outros especialistas em finanças foram consultados, e afirmaram que os argumentos não se sustentam.
Leia a matéria do Valor Econômico na íntegra.
Caso não veja os controles de áudio acima, clique aqui.

Se você investe ou pretende investir em fundos, veja estes 4 itens que devem ser avaliados para escolher os melhores fundos.
Por: Felipe Sotto-Maior
Ultima atualização: 17 de agosto de 2018
Você pode gostar também…
6 comportamentos financeiros que você deveria abandonar
Estudando o processo de tomada de decisões de investimento e experiências anteriores de nossos clientes, identificamos seis comportamentos financeiros que podem lhe cau...
Continue lendoInvestimento da moda: a boa oportunidade que já passou
No dicionário, moda é o valor ou comportamento que mais se repete. É uma palavra comum na análise estatística de bases amostrais, e também nas discussões do dia a ...
Continue lendoEstudo da Vérios inspira reportagem premiada pela CVM
Uma notícia recente deixou nossa equipe bastante animada: a reportagem do jornal Valor Econômico “O custo da inércia”, feita a partir de um levantamento da Vérios...
Continue lendo