Fundos que ganham mais que seus clientes

fundos-que-ganham-mais

Dezenas de fundos DI e de renda fixa mantidos por bancos de primeira linha cobram taxas tão altas que os ganhos da instituição tornam-se superiores aos ganhos dos próprios investidores. Esse é o resultado da nossa pesquisa publicada hoje no Valor Econômico.

Os bancos de varejo – aqueles conhecidos por todos nós, que possuem agências espalhadas pelo país – gozam de um benefício enorme: credibilidade perante o público. Infelizmente, essas instituições às vezes aproveitam a confiança do cliente para cometer abusos.

Após um levantamento com dados publicados pela CVM e pela ANBIMA, identificamos dez fundos DI e de renda fixa que exemplificam essa afirmação. Todos com patrimônio superior a R$ 100 milhões, esses fundos renderam mais dinheiro aos gestores do que aos seus investidores em 2013.

Sua gestão, em geral recheada de títulos públicos, é simples, o que torna mais difícil justificar as taxas de administração praticadas – que chegam a 5% ao ano! Essas carteiras reúnem patrimônio superior a R$ 16 bilhões, que pertence a mais de 900 mil investidores.

Mas o investidor não precisa ser refém dessa situação: há diversas opções melhores

De acordo com a matéria publicada no Valor Econômico, os argumentos dos gestores para ficar com uma fatia maior do que a que cabe ao aplicador incluem a comodidade do resgate automático e o sorteio de prêmios. Outros especialistas em finanças foram consultados, e afirmaram que os argumentos não se sustentam. 

Leia a matéria do Valor Econômico na íntegra.

Atualização: Mara Luquet destacou a reportagem hoje na Rádio CBN. Ouça a conversa entre Luquet e Sardenberg:
 

Caso não veja os controles de áudio acima, clique aqui.

 

 

 

 

Atualização: O nosso levantamento também foi tema de discussão entre jornalistas no GloboNews Em Pauta. Nós havíamos deixar aqui um link para o programa, mas infelizmente o vídeo não está mais disponível no site da Rede Globo.Fundos que ganham mais que seus clientes

Se você investe ou pretende investir em fundos, veja estes 4 itens que devem ser avaliados para escolher os melhores fundos.

Categorias: Fundos de investimento, Fundos referenciados, Por dentro da Vérios, Vérios na mídia