Investir com a Vérios é seguro, atesta consultoria independente

Investir com a Vérios é seguro, atesta consultoria independente

Segurança é o atributo que considero mais importante em todo serviço de gestão de investimentos. E isso não poderia ser diferente com o serviço automatizado prestado pela Vérios. Estamos lidando com o patrimônio financeiro das pessoas, os recursos que elas poupam para o futuro. O que elas nos confiam não é apenas dinheiro, é a casa dos seus sonhos, a educação dos filhos, a tranquilidade de poder parar de trabalhar sem depender da aposentadoria pública.

Daqui de dentro posso atestar o comprometimento de todas as áreas da empresa com a segurança das pessoas que confiam na Vérios para investir, mas agora temos também uma validação formal, por profissionais externos que vieram conferir de perto como funciona a Vérios.

Cumprindo as regras da xerife do mercado financeiro

A Vérios é uma gestora de investimentos credenciada pela Comissão de Valores Mobiliários sob a Instrução CVM 558, a norma que regulamenta a atuação de administradores de carteiras. Por isso, temos que cumprir diversas obrigações criadas para garantir a sua segurança.

De acordo com uma dessas regras, temos a obrigação de testar todos os nossos processos internos pelo menos uma vez ao ano, identificando se os processos estão funcionando e se as regras estão sendo cumpridas. A partir dessa avaliação, temos que produzir um documento chamado “Relatório de Conformidade”.

Ele leva esse nome porque o objetivo é documentar se estamos em conformidade com todas as regras que precisamos cumprir, em especial aquelas da Instrução CVM nº 558 e as regras de prevenção e combate à lavagem de dinheiro.

Avaliação e teste de verdade

Pelas regras, o Relatório de Conformidade poderia ser produzido internamente, sem ajuda – e sem a supervisão – de ninguém. Eu mesmo poderia fazer testes avaliando os nossos processos internos e emitir um parecer dizendo que está tudo certo. Mas isso não traria tanta segurança, não é mesmo?

Se é para avaliar os processos da Vérios, achei importante trazer profissionais especializados e experientes nesse tipo de testes, para nos auxiliar no cumprimento correto das normas e onde podemos melhorar.

Foi assim que chegamos à Mazars, uma empresa de auditoria e consultoria independente com mais de 70 anos de história, presente em 94 países e que conta com mais de 19.000 profissionais. É um gigante das auditorias!

Se é para avaliar os processos da Vérios, achei importante trazer profissionais especializados e experientes nesse tipo de testes

A Mazars aceitou o desafio de trabalhar conosco nesta empreitada e destacou uma equipe de profissionais para testar nossa aderência aos aspectos regulamentares, entrevistando os integrantes da nossa equipe sobre as rotinas internas e analisando se os parâmetros de segurança em nossos processos e políticas internas estavam sendo cumpridos de forma satisfatória às disposições regulatórias.

O processo de avaliação e testes não é divertido, não vou mentir para você. Todo mundo que já passou por isso sabe do que estou falando. É necessário dedicar tempo de diversas pessoas para reunir centenas de documentos, explicar e documentar todos os processos, tudo que acontece dentro da empresa — desde a contratação do prestador de serviço que implementa páginas no site até a forma como protegemos as informações dos nossos clientes.

Recompensa pelo trabalho

Em janeiro, com as informações que recebemos da Mazars após semanas de consultoria, finalizamos o Relatório de Conformidade sobre a segurança e os controles internos da Vérios, que fica à disposição da Comissão de Valores Mobiliários.

Nosso relatório de conformidade que fica à disposição da “xerife” do mercado financeiro, a CVM

A consultoria foi fundamental para reforçar os controles na gestão dos processos e inclusive identificar pontos que podem ser aprimorados e criar planos de ação. O melhor de tudo: reforçou a nossa compreensão (de todo o time!) sobre todos os aspectos de segurança que já temos e aumentou a nossa certeza de que investir com a Vérios é extremamente seguro.

Saiba mais sobre a segurança de investir com a Vérios

A Vérios é uma gestora de recursos (ou administradora de carteiras) credenciada pela CVM. Nosso trabalho é cuidar de toda a parte complicada e chata no processo de investir: decidir onde aplicar e em que proporção, fazer as operações de compra e venda de ativos, o monitoramento diário, o controle do saldo em caixa e o rebalanceamento quando necessário.

Porém, os recursos dos clientes nunca passam por contas da Vérios: eles ficam custodiados no nome e no CPF do investidor. As aplicações são feitas pela corretora Rico, por meio de uma integração de sistemas com a Vérios. É isso que te dá a segurança de que seus investimentos estão seguros, mesmo se a Vérios sumir!

Saiba mais em nossa página sobre Segurança.

Por fim, é importante salientar que toda essa estrutura de segurança que existe na Vérios não é necessariamente adotada por outras fintechs de investimentos. Muitas delas não estão credenciadas como gestoras.

Então fica a dica: se você está pensando em investir com alguma empresa que faça a alocação por meio de algoritmos ou robôs, certifique-se de solicitar informações sobre o tipo de certificação que elas possuem na CVM, e seus mecanismos de segurança.

Aqui na Vérios você já sabe que pode confiar.

Investir com a Vérios é seguro, atesta consultoria independente
5 (100%) 14 votos

Categorias: Iniciante, Intermediário, Avançado, Por dentro da Vérios
  • To quase investindo na verios mas ainda estou um pouco inseguro. Mais pelo fato da instabilidade econômica atual (ou seja com risco de perda do meu emprego) do que com a corretora.
    Caso seja desligado, teria que usar o dinheiro investido na Verios e tenho duvido do quanto eu perderia com esse resgate (taxas e etc).

    • Olá!
      Você não perderia nada. Aqui na Vérios nós não cobramos taxas de saída, nem multas. A gente não acredita em “travar” o seu dinheiro porque, afinal, o dinheiro é SEU e não nosso. Se você precisar resgatar, todo o dinheiro está na sua conta em até 5 dias úteis.
      PORÉM, nós recomendamos criar uma reserva de segurança, de pelo menos 3 vezes o seu custo de vida mensal, e deixar em renda fixa no seu banco, e investir com a Vérios o restante do patrimônio financeiro. Nossa estratégia é otimizada para o longo prazo e se você ficar depositando e sacando com frequência vai pagar taxas e impostos que atrapalharão o seu investimento e prejudicarão a qualidade do nosso trabalho.
      Abraço!

      • Felipe, eu nao tenho intenção de sacar antes de dois anos pelo menos. Mas caso precisasse sacar o valor depois de dois anos por necessidade, por exemplo, Isso seria algo ruim? Da pra saber o quanto de taxa eu teria que pagar (em um investimento de 30 mil por ex)?

        • Ah, não. Depois de dois anos não tem problema nenhum, é normal. Não teria nenhuma taxa adicional. Pagaria normalmente os 0,95% ao ano, que já incluem TODAS as taxas da corretora, Bovespa, Tesouro Direto, ETFs, etc. Os custos estão detalhados nessa página: https://verios.com.br/custos/. Abs!

  • Eric Santos

    Segurança eu já sabia e sentia, agora tenho certeza. Parabéns para essa equipe maravilhosa.