Postado em: DestaquesPor:
10 de Maio de 2019 Ultima atualização: 10 de Maio de 2019

Kit Brasil

Atualização do índice Kit Brasil e comentários sobre o mercado.

10 de Maio de 2019

Desde a última divulgação do índice Kit Brasil, muitos eventos ocorreram no mercado nacional e também no internacional. Tais fatos são capturados pelos investidores e se convertem em oscilações nos preços dos ativos. Esse movimentos, ponderados pela representatividade de cada ativo, levam seu efeito final até o índice.

Basicamente, o mercado brasileiro segue em compasso de espera, aguardando pelo lento avanço da reforma da previdência nas comissões da câmara dos deputados. O projeto de reforma da previdência ainda sofre com as incertezas das articulações políticas e ruídos de curto prazo. A frustração com a dificuldade dessa aprovação ainda no primeiro semestre de 2019 foi responsável pela forte queda do indicador em meados de março.

 

Kit Brasil: Índice - 05/2019

 

Adicionalmente, tivemos na última quarta-feira (08 de maio) a reunião do Copom – Comitê de Políticas Monetárias e a divulgação da decisão de manter a Taxa Selic em 6,5% ao ano (Dúvidas sobre o que isso significa? Entenda tudo sobre a Taxa Selic).

Implicitamente, o Comitê se demonstrou preocupado com as frustrações das projeções de crescimento do PIB no Relatório Focus. As projeções para o ano de 2019 previam um PIB de 1,97% e foram revisadas para 1,49% em duas semanas, por conta dos dados divulgados dos setores de comércio e industrial, além dos dados de desemprego. Essas novas informações demonstraram uma fraqueza não esperada da economia brasileira.

Nesse sentido, a comunicação do Copom pode ter preparado o terreno para possíveis novos cortes na Taxa Selic, mas esse movimento deve aguardar uma maior certeza de que a reforma da previdência será aprovada e também que as projeções de inflação permaneçam estáveis para os próximos meses.

Volatilidade do Kit Brasil

Kit Brasil: Volatilidade - 05/2019

 

A combinação dos efeitos políticos e da política monetária levaram para a estabilidade do índice Kit Brasil, mesmo considerando a alta do dólar.  A volatilidade do índice diminuiu ao longo do mês, especialmente em razão do mercado estar mais estável nos últimos dias, novamente em compasso de espera.

Este artigo foi útil para você?
Kit Brasil
4.5 (90%) 2 votes

Compartilhe:
Postado em: Destaques
Por:
10 de Maio de 2019
Ultima atualização: 10 de Maio de 2019

Você pode gostar também…

133274 min de leitura

Kit Brasil

A expressão "Kit Brasil" diz respeito a um pacote com os principais ativos do mercado brasileiro. O Kit Brasil se valoriza quando o mercado demonstra um otimismo em relação ao Brasil e às perspectivas para o futuro do país. O problema é que, quando os gestores alegam a alta ou a baixa do Kit Brasil, não há nenhum termômetro que indique a magnitude do movimento. Isso torna o mercado mais difícil de compreender - algo que nos incomoda muito. Mas estamos propondo uma solução.

Continue lendo
9787545 min de leitura

O que é a Taxa Selic: tudo sobre a taxa básica de juros

A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira, definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Entenda como ela afeta seus investimentos.

Continue lendo
2956218 min de leitura

Rentabilidade da Vérios em 2018

Chegou a hora de ver os resultados.

Continue lendo

Autores

Pedro é gestor de recursos credenciado pela CVM e responsável pela engenharia financeira das carteiras inteligentes na Vérios. Trabalha há anos no mercado financeiro, tendo atuado por alguns anos em uma das maiores gestoras de recursos do Brasil. É também editor no Terraço Econômico, maior portal independe de economia do país, formado em Economia pela Unicamp e com passagem na Universidade do Porto, em Portugal.

Comentários