Postado em: Tipos de investimentos>LCI e LCA Por:
1 de junho de 2015 Ultima atualização: 17 de agosto de 2018

LCI e LCA passam a ter prazo mínimo de 90 dias

1 de junho de 2015

As aplicações em Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronégocio (LCA) agora têm prazo de resgate mínimo de 90 dias. A mudança foi anunciada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), conforme a Resolução Nº 4.410, de 28 de maio de 2015.

Com isso, a ausência de liquidez, uma característica desse tipo de investimento, se acentuou. Antes, o prazo de vencimento mínimo estipulado para a emissão das LCIs era de 60 dias, e as LCAs não tinham nenhuma restrição nesse sentido.

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o diretor de Regulação do Banco Central Otavio Damaso afirmou que a mudança “visa equalizar a atratividade desses instrumentos vis a vis outras modalidades com características similares”. A resolução é válida apenas para novas emissões de títulos.

A questão do fim do incentivo tributário das LCIs e LCAs, que vem sendo esperada pelo mercado, não foi levantada. Perguntado sobre o assunto pelo Valor, o diretor afirmou que “questão do tributo é com a Fazenda”.

Em breve, publicaremos o artigo da série Como funcionam sobre as LCIs e LCAs, um dos investimentos mais procurados do momento. Para ficar sabendo sobre os novos artigos a cada 15 dias em seu e-mail, basta assinar a newsletter no rodapé da página.

Este artigo foi útil para você?
LCI e LCA passam a ter prazo mínimo de 90 dias
4.5 (90%) 2 votes

1 de junho de 2015
Ultima atualização: 17 de agosto de 2018

Você pode gostar também…

276 13 4 min de leitura

Esqueça a diversificação. Aplique apenas no melhor investimento

Você cometeu um erro enorme com o seu dinheiro no ano passado. Você sabe disso, não sabe? As únicas partes da sua carteira de investimentos que renderam bem provavelm...

Continue lendo
384 17 6 min de leitura

Investimento da moda: a boa oportunidade que já passou

No dicionário, moda é o valor ou comportamento que mais se repete. É uma palavra comum na análise estatística de bases amostrais, e também nas discussões do dia a ...

Continue lendo
291 2 3 min de leitura

Por que você ainda não investe no Tesouro Direto?

As alterações nos nomes dos títulos públicos e o estabelecimento da liquidez diária parecem ter dado uma força para derrubar os obstáculos que desestimulam os bra...

Continue lendo

Autores

CEO da Vérios, a fintech que te ajuda a fazer investimentos inteligentes, de forma fácil, rentável e segura. Pode confiar. Felipe conta com mais de 10 anos de atuação no mercado financeiro, e em 2011 cofundou o site Comparação de Fundos, primeiro a dar transparência a mais de 15 mil fundos de investimento. É advogado pela USP e pós-graduado em Finanças Corporativas e Investment Banking pela FIA.

Comentários