Postado em: Destaques Por:
13 de julho de 2018 Ultima atualização: 17 de agosto de 2018

NuConta vale a pena? Prós e contras da conta do Nubank

13 de julho de 2018

Comecei a usar a NuConta em dezembro de 2017. Tenho meu cartão de crédito roxinho desde 2015 — e adoro! Sem pestanejar, fui experimentar a conta digital do Nubank assim que recebi o convite.

Em junho de 2018, o Nubank abriu a NuConta para todo mundo, e com isso mais pessoas estão se perguntando se a NuConta vale a pena. Será?

Neste artigo, trago respostas para as principais perguntas que me fazem quando conto que uso a NuConta e faço uma avaliação — ou um review, pra falar bonito — do serviço, com seus prós e contras. Vamos lá?

O que é a NuConta? O que dá para fazer com ela?

A NuConta é a conta digital e gratuita oferecida pelo Nubank, fintech famosa pelo cartão de crédito sem tarifas e excelente atendimento.

Com a NuConta você consegue:

  • Fazer transferências (TEDs) para outras contas sem pagar tarifa
  • Acompanhar saldo e extrato pelo app do Nubank (o mesmo app do cartão de crédito)
  • Fazer pagamentos de boletos, como a própria fatura do cartão Nubank
  • Deixar o dinheiro rendendo automaticamente

O que não dá para fazer é sacar o dinheiro em espécie, ou pagar alguma coisa com a função débito. Ao contrário de outras contas digitais que surgiram recentemente, a NuConta não oferece cartão de débito.

É tudo grátis mesmo? Quais são as taxas escondidas na NuConta?

Sim, a NuConta é gratuita. Não há cobrança de tarifas. Você pode fazer quantas transferências quiser, e isso é uma baita vantagem, ainda mais comparando com bancos tradicionais que chegam a cobrar até R$ 15 por operação de TED.

Mas sou daquelas que acredita que não existe almoço grátis. É sempre complicado falar que é tudo gratuito.

Apesar de ser uma startup e ter um mindset revolucionário no mercado financeiro — assim como a Vérios –, o Nubank é uma empresa com fins lucrativos. Nada mais justo e saudável do que ser remunerado pelo bom serviço que presta.

O site Exame explicou como a Nubank faz receita com o cartão de crédito. Já com a NuConta, ainda não está muito claro. Quando ela foi lançada, constava no site que o Nubank ficaria com uma pequena parte do rendimento do dinheiro que você deixa na NuConta — o famoso spread.

Essa pequena parte seria de 1% dos ganhos, algo equivalente a uma taxa de administração de 1% aplicada apenas sobre os ganhos (o que é bem pouco mesmo, pois o normal é a taxa de administração incidir sobre todo o montante aplicado). Entretanto, essa informação não consta mais no site.

Perguntei no chat do aplicativo a respeito das taxas da NuConta. A resposta que recebi:

“Nosso maior foco com a NuConta é abrir a experiência do Nubank para todos e por isso, por enquanto, o lucro direto com o produto não é uma preocupação. A ideia é que ela seja uma porta de entrada para a experiência Nu e todos os possíveis produtos que queremos lançar nos próximos anos.”

Insisti, perguntando se há algum tipo de tarifa sobre o rendimento do meu dinheiro na NuConta. A resposta:

“Isabella, não cobramos taxas ou tarifas.”

Como são as telas de acompanhamento da NuConta?

Uma coisa que eu acho um pouquinho confuso é ser um app só para o cartão de crédito e para a NuConta. É bom mas é ruim, sabe?!

Mas depois que você entende onde fica cada coisa, é mais tranquilo. Seguem as principais telas da NuConta:

Tela da NuConta no app Nubank

Essa é a tela que aparece logo que você abre o app do Nubank. É preciso deslizar para a esquerda uma vez para ver esse resumo da sua conta, com saldo, total de depósitos no mês e a última movimentação.

Abaixo, ficam atalhos para as funções mais utilizadas, como depositar, transferir e pagar contas.

Ao clicar em qualquer parte da área branca da tela, você “abre” sua conta em mais detalhes:

Tela de saldo da NuConta

 

A tela já abre no mês atual, mas você pode clicar nos meses anteriores e ver um relatório com os rendimentos do período (brutos e descontados os impostos). Falaremos mais sobre isso adiante!

Dá pra ver também os depósitos e retiradas feitos no mês.

O mês de junho foi quando eu transferi uma parte da minha reserva de emergências para o Nubank, por isso a barrinha roxa está bem maior do que nos meses anteriores.

Tela de histórico de movimentações da NuConta

Essa tela mostra o histórico de movimentações feitas na NuConta. Ainda não fiz saques — que na verdade são transferências para outras contas, já que não é possível sacar dinheiro em espécie. Mas parece bem fácil solicitar as transferências.

E para mandar dinheiro para a NuConta?

Como fazer depósito ou transferência para a NuConta

São essas as opções. Você pode transferir da sua conta para a NuConta (se seu banco cobra tarifa de TED, você irá pagar por essa operação), depositar por meio do pagamento de um boleto e agora você também pode escolher receber seu salário na sua NuConta.

Para isso, é preciso solicitar a “portabilidade” do seu salário, o que dá pra fazer no próprio aplicativo. Você precisa ter o nome (razão social) da empresa onde você trabalha, o CNPJ e o banco que processa a folha de pagamentos da empresa. O prazo para a migração é de cinco dias úteis.

Vale a pena fechar a conta no banco e ficar só com a NuConta?

Bom, eu decidi continuar com minha iConta no Itaú. Ela é uma espécie em extinção, já que em 2017 o Itaú parou de abrir contas digitais. Como não tem nenhum custo, escolhi permanecer com ela.

Se você está se perguntando se valeria fechar sua conta atual em um “bancão” tradicional, o próprio Nubank responde em sua página de perguntas frequentes, da seguinte forma:

“Hoje a NuConta já entrega a maioria dos serviços que uma conta corrente normal tem, mas em um formato totalmente inovador no mercado. E como tudo que fazemos aqui no Nubank, a ideia é constantemente aprimorar e desenvolver novas funcionalidades para a NuConta. Vale você abrir a sua NuConta, começar a usar, e então avaliar qual o melhor momento de cancelar a outra conta no seu caso.”

Especialmente para quem precisa de dinheiro em espécie ou precisa usar o cartão de débito, é bom manter outra conta bancária que tenha essas funções. O próximo tópico, sobre segurança, também conta para tomar essa decisão.

A NuConta é segura? E se o Nubank quebrar?

Sim, é segura, mas é importante saber que a NuConta não é uma conta bancária tradicional e o Nubank não é um banco, logo não há a garantia do Fundo Garantidor de Créditos, o FGC.

Mas se o Nubank não é um banco, como pode oferecer contas?

A explicação do Nubank é a seguinte:

“A NuConta é uma modalidade de conta chamada ‘Conta de Pagamento’. De acordo com a regulação vigente do Banco Central, para essa modalidade, o dinheiro depositado fica separado do patrimônio do Nubank e só pode ser usado para aplicações em títulos públicos federais. Ou seja, esse dinheiro não pode ser emprestado para terceiros ou aplicado em investimentos de risco, por exemplo.”

Perguntei o que acontece se o Nubank quebrar. Beleza, sei que meu dinheiro não será confiscado, já que ele está separado do patrimônio do banco. Mas como seria para reaver o dinheiro, caso algo dê errado com o Nubank? A resposta:

“Isso fica a critério da Justiça se houver a liquidação extrajudicial. Ela que vai determinar a forma de receber os valores.”

Qual é o rendimento da NuConta?

Essa é uma vantagem. Seu dinheiro é aplicado automaticamente enquanto está na conta. Rende bem próximo à taxa Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira. Comparando com CDBs e fundos de renda fixa oferecidos pelos bancos em geral para aplicações de liquidez diária, o rendimento da NuConta perto de 100% do CDI é um diferencial.

Leia também: O que é o CDI?

Quer ter uma noção do quanto essa rentabilidade significa em comparação com a poupança?

O rendimento da poupança equivale atualmente a 70% da taxa Selic. Na NuConta, o dinheiro rende próximo a 100% da Selic, com rendimento diário (na poupança, para quem não lembra, o rendimento acontece uma vez por mês só, no chamado aniversário da poupança). Mesmo com o Imposto de Renda e IOF que incidem nos rendimentos da NuConta, vale a pena.

Prós e contras da NuConta

Prós:

  • Sem tarifas
  • TEDs gratuitas e ilimitadas
  • Rendimento “automático” e melhor que no banco

Contras:

  • Não ter cartão de saques e débito, o que pode gerar uma dificuldade “logística” com o dinheiro
  • Não ter um procedimento claro de como é feito o ressarcimento caso o Nubank deixe de existir (torçamos para que isso não aconteça!)

Minha sugestão para você usar a NuConta

Já me perguntaram se eu uso a NuConta para investir meu dinheiro. A resposta é não.

Para investir para o longo prazo acho importante ter estratégia, ter diversificação, em vez de deixar tudo em um bolo só. Então meu dinheiro eu invisto com a Vérios.

Mas para a reserva de emergências, que é aquele dinheiro que a gente pode precisar a qualquer momento, a NuConta é um bom destino, sim!

Então o que sugiro a quem me pergunta é: use para sua reserva de emergência.

É importante atentar para a questão da segurança. Vale lembrar que aplicar no Tesouro Selic, por exemplo, é bem mais seguro, a opção mais recomendada para uma reserva de emergência muito segura. Eu deixo meio a meio.

E você, já usa essa conta digital? Concorda comigo ou pensa diferente? Comente!

E se você leu este texto com a intenção de decidir se irá usar a NuConta, comente também! Conta pra mim se consegui te ajudar ou se ainda tem dúvidas.

Este artigo foi útil para você?
NuConta vale a pena? Prós e contras da conta do Nubank
4.8 (95.35%) 155 votes

Postado em: Destaques
Por:
13 de julho de 2018
Ultima atualização: 17 de agosto de 2018

Você pode gostar também…

950 76 6 min de leitura

Conta digital no Itaú, BB, Inter e mais: compare 7 opções

O que é uma conta digital? Qual a melhor para você? Neste artigo mostramos as opções oferecidas por bancos tradicionais (Itaú, Bradesco e Banco do Brasil) e empresas...

Continue lendo
206 2 1 min de leitura

Quanto investir para alcançar seu objetivo financeiro? Simule aqui

Comprar uma casa, um carro incrível, dar a volta ao mundo… Todo mundo tem um sonho que depende de certo planejamento financeiro para ser concretizado. Qual é o seu? C...

Continue lendo
697 53 4 min de leitura

Banco Next, do Bradesco, vale a pena?

O banco Next é uma opção de banco digital lançada pelo Bradesco. Convidamos Maiara Xavier, do canal A Rica Simplicidade, para trazer sua avaliação sobre as funciona...

Continue lendo

Autores

Fã da facilidade que as fintechs proporcionam, Isa trabalha com comunicação e marketing. É jornalista formada pela UERJ, com MBA em Marketing pela FGV

Comentários