O planejador financeiro Carl Richards, que tem no The New York Times uma coluna de aconselhamento financeiro chamada "The Sketch Guy", anunciou recentemente a sua nova série de artigos: Ask the Sketch Guy, que tem como propósito responder perguntas enviadas diretamente por seus leitores.

Carl Richards é um CFP - Certified Financial Planner™ e, na inauguração da série, respondeu a dúvida de Shawn Cook, de San Diego: Está na hora de investir em bitcoin?

Vamos à resposta dele, traduzida e adaptada pela Vérios.

Ask the Sketch Guy: Está na hora de investir em bitcoin?

Shawn Cook perguntou sobre bitcoin. (Para uma explicação rápida do que é bitcoin, você pode dar uma olhada nesse artigo de Nathaniel Popper - em inglês, ou artigos no blog da Vérios aqui e aqui.) Shawn -- o leitor que fez a pergunta -- tem um amigo hipster que fica constantemente falando sobre a criptomoeda e instigando-o a investir. Isso está deixando Shawn em dúvida: Será que ele deveria vender seus ETFs e investir na moeda virtual?

Essa é uma ótima pergunta, Shawn, porque afinal quem de nós não tem um amigo hipster que está sempre falando sobre como ele está ganhando muito dinheiro com seus investimentos em bitcoins, ações da Apple e da Tesla? Parece que esse amigo se diverte muito mais que nós! Ele sempre sabe o que vai acontecer com as empresas nas quais ele investe, e tem uma aura de autoconfiança impressionante; chega a ser chato! Ele parece estar ganhando tanto dinheiro que você fica até na dúvida se faz sentido continuar com a sua estratégia de investimento diversificada, conservadora e não-hipster.

Quem de nós não tem um amigo hipster que está sempre falando sobre como ele está ganhando muito dinheiro com bitcoins?

Na verdade, eu me lembro de ter me sentido assim em 1999. Eu estava cercado de pessoas moderninhas com seus BlackBerries e contas de Hotmail. Eu resisti fortemente ao canto da sereia que me dizia para investir na Nasdaq, onde os preços estavam subindo, subindo, subindo. Todo mundo ganhava muito dinheiro. E então eu parei de resistir. Tirei um dinheiro da minha carteira de investimentos diversificada e monótona e comprei ações da Infospace. Estávamos no auge da "tech bubble".

Você se lembra da Infospace? Quem lembra, provavelmente não tem boas lembranças. Na verdade, eu também nem lembro todos os detalhes, pois é doloroso demais; mas eu lembro que investi uma quantia que era muito dinheiro para mim na época. Quando eu vendi as ações, o que sobrou não era suficiente para comprar um burrito e um refrigerante. Eu inclusive considerei comprar mais ações durante a queda, mas eu não tinha mais dinheiro para investir, e essa queda não teve volta. A ação nunca chegou nem perto de recuperar o valor que eu paguei. Até hoje, ainda guardo um certificado da ação, como lembrete da lição valiosa que eu aprendi.

Então, Shawn Cook de San Diego, a moral da história é que seu amigo pode estar certo. Mas também pode estar redondamente enganado.

O que ele está sugerindo a você tem nome: especulação. Na verdade, está mais para um jogo de azar, uma aposta. Se você tem uma graninha sobrando e quer fazer umas apostas na sorte, manda bala.

Mas tenho uma outra ideia que pode ser boa. Mantenha os seus investimentos diversificados, de baixo custo, sem emoção, e mande fazer uma camiseta preta, com letras brancas dizendo: "Eu tenho bitcoins." Você pode se sentir descolado sem colocar seu futuro em risco. Eu até forneço o desenho para a camiseta.

Artigo publicado originalmente no The New York Times em 05/06/2017, traduzido e adaptado pela Vérios.

Como Carl Richards não levou a sério a promessa de fazer o desenho da camiseta, nós fizemos. Você pode comprá-la no Vesteer clicando aqui.


Este texto foi útil para você?

O mercado de bitcoin hoje: está na hora de investir?
4.9 (98.67%) 15 votes

Categorias: Avançado, Iniciante, Intermediário, Tipos de investimentos>Bitcoin