Postado em: Iniciante, Planejamento pessoal Por:
1 de junho de 2017 Ultima atualização: 17 de agosto de 2018

O primeiro passo para investir: planeje estas três reservas financeiras

1 de junho de 2017

“Eu quero investir meu dinheiro mas não entendo nada. Preciso começar do zero!”

Já ouvimos bastante isso! Geralmente seguido de um pedido de desculpas: “Acho que minha dúvida deve ser muito besta”.

Nããão, não existem dúvidas bestas!

Ninguém nasce sabendo investir, e infelizmente também não somos educados para isso. Foi justamente para ajudar essas pessoas que criamos nosso curso para iniciantes.

Neste artigo, aprofundamos um ensinamento da primeira aula do curso: os três tipos de reservas financeiras que você deve ter em mente ao começar a investir. Vamos lá?

Três caixinhas para o seu rico dinheirinho

É mais fácil marcar uma viagem se você souber pra onde quer ir, concorda? Também é mais fácil escolher um restaurante se você sabe o que quer comer. A mesma lógica funciona com os investimentos. Será mais fácil se comprometer a poupar e aplicar com disciplina se você souber pra que aquele dinheiro está lá guardadinho e rendendo — em vez de estar na sua mão (é vendavaaal ??).

“Ah, mas eu ainda nem sei se caso ou se compro uma bicicleta, como é que vou fazer planos para o meu dinheiro?”

Hum, então você é um libriano indeciso, como a Aninha?

A ideia de ter três reservas financeiras é ajudar você a se organizar, e não tem problema nenhum se você não vai decidir agora o que fazer com seu dinheiro. O mais importante é ter a consciência de poupar sempre um pouquinho da sua renda, porque amanhã o seu “eu” do futuro vai olhar pra trás e agradecer por isso.

São três as “caixinhas” imaginárias onde você irá depositar suas economias: a reserva para oportunidades, a reserva para objetivos e a reserva para a aposentadoria. Vamos entender cada uma delas?

Reserva para oportunidades

Essa reserva é pra você lidar bem (pelo menos financeiramente) com os imprevistos que aparecem na vida. Imprevisto pode ser algo ruim, mas também pode ser bom!

Tem gente que chama de “reserva para emergências”, mas a palavra emergência é um pouco negativa, concorda? Não é só para consertar o carro batido ou pagar um exame médico caro que serve essa reserva! Ela pode permitir que você aproveite uma mega promoção de passagens aéreas e, assim, garanta as próximas férias com um bom desconto, por exemplo!

? Quando a reserva será usada: curto prazo (até um ano e meio)

? Quanto manter na reserva: dinheiro suficiente para cobrir entre três e seis meses de suas despesas mensais

Onde investir: em aplicações de baixíssimo risco que você possa resgatar de um dia para o outro

Importante: se você está começando do zero, a reserva de oportunidades é a primeira a ser criada. Depois que ela for construída, você pode partir para as reservas seguintes. E sempre que ela for usada, lembre-se de poupar mais um pouquinho pra mantê-la sempre com recursos.

Reserva para objetivos

Você tem sonhos que precisam de dinheiro para se concretizar? Talvez um apartamento bem do seu jeitinho ou uma casa na praia? Quem sabe uma volta ao mundo ou uma pós-graduação na gringa?

Não importa qual seja o seu sonho, ele só vai virar realidade se você juntar dinheiro para isso e investi-lo bem! Quando você poupa sabendo que é para realizar algo muito bacana, investir se torna algo muito mais empolgante, acredite.

? Quando a reserva será usada: curto, médio ou longo prazo (depende dos seus objetivos!)

? Quanto manter na reserva: poupar e investir até alcançar o valor que você precisa para financiar seus objetivos. Use a calculadora de objetivos para se planejar

Onde investir: em aplicações de baixo risco se seu objetivo é para o curto prazo e maior risco (e rentabilidade) se o objetivo é para o médio a longo prazo

Dica: se você é daqueles que não sabe se casa ou compra uma bicicleta e também não tem nenhum sonho que dependa de dindin, pode deixar esse objetivo em stand-by até você saber o que quer. Foque na reserva de aposentadoria, que vamos ver agora mesmo.

Reserva para aposentadoria

Quem é que, em meio aos estresses do mundo corporativo, nunca se perguntou:

Chega! Quanto eu precisaria juntar pra nunca mais ter que trabalhar na vida? Ou pelo menos para não precisar de salário para me sustentar, não ter chefe, e poder trabalhar com o que amo?

Para isso, você precisa de uma reserva para sua aposentadoria. Pode esquecer a previdência do governo, porque provavelmente será pouco e se depender disso você vai trabalhar bem mais do que gostaria. Se sua ideia é se aposentar mais cedo, é preciso começar a poupar para isso hoje.

Quanto mais cedo você começar a poupar, menor será a parcela da sua renda mensal que ficará comprometida com a reserva de aposentadoria. Isso porque quando você tem muitos e muitos anos pela frente, acontece a mágica dos juros compostos que faz seu dinheiro render sobre o dinheiro que já rendeu e assim vai rendendo cada vez mais e mais! ?

? Quando a reserva será usada: longo prazo

? Quanto manter na reserva: depende do padrão de vida que você quer manter. Faça uma simulação com a calculadora de aposentadoria

Onde investir: em aplicações com um pouco mais de risco, mas sempre compatível com o seu perfil e que te deixe confortável. Não adianta colocar a maior parte em ações se você não tem estômago para os momentos de baixa no mercado

Você sabia? A Vérios é uma excelente opção para investir sua reserva para a aposentadoria. Diversificação, risco na medida certa, facilidade, custo baixo e muita transparência para você ficar só vendo seu dinheirinho crescendo que nem bolo! Faça uma simulação.

Para fixar o conceito das reservas, assista também à primeira aula do curso e veja outros conceitos básicos para quem está começando no universo dos investimentos:

Agora é com você! Animadx para começar a construir essas reservas? Se você tem outra forma de se organizar, conte pra gente nos comentários!

Um pedido carinhoso: se este artigo foi útil, você poderia compartilhar com seus amigos em suas redes sociais? Assim conseguimos alcançar e ajudar mais pessoas. E se ficou alguma dúvida, comente que voltamos para responder!

Este artigo foi útil para você?
O primeiro passo para investir: planeje estas três reservas financeiras
4.8 (96.3%) 27 votes

1 de junho de 2017
Ultima atualização: 17 de agosto de 2018

Você pode gostar também…

637 53 2 min de leitura

Curso de investimentos para iniciantes: inscreva-se para videoaulas gratuitas

Aqui na Vérios temos uma grande preocupação com educação financeira. Sim, queremos que as pessoas invistam conosco, mas, antes disso, queremos que elas entendam por...

Continue lendo
203 2 1 min de leitura

Quanto investir para alcançar seu objetivo financeiro? Simule aqui

Comprar uma casa, um carro incrível, dar a volta ao mundo… Todo mundo tem um sonho que depende de certo planejamento financeiro para ser concretizado. Qual é o seu? C...

Continue lendo
368 11 3 min de leitura

Quanto investir para conseguir se aposentar? Use a calculadora

Você faz ideia de quanto deveria investir para conseguir pendurar as chuteiras? Não é simples fazer previsões de longo prazo. O futuro é incerto: muita coisa pode mu...

Continue lendo

Autores

Economista pela Unicamp com Certificação de Gestores Anbima (CGA) e programadora nas horas vagas, Aninha foi Head de Customer Experience na Vérios e ajudou a construir nosso modelo de atendimento próximo e eficiente, que se tornou referência no mercado financeiro

Fã da facilidade que as fintechs proporcionam, Isa trabalha com comunicação e marketing. É jornalista formada pela UERJ, com MBA em Marketing pela FGV

Comentários