[Planilha] Compare rentabilidades de CDB, LCI, LCA e Tesouro Selic

Qual investimento é melhor: uma LCI que paga 80% do CDI ou o Tesouro Selic (LFT)?

Recebemos questionamentos como esse frequentemente. Quem faz a pergunta geralmente leva em conta apenas a rentabilidade dos títulos.

A comparação que podemos fazer é “qual investimento rende mais?”, mas nem sempre a maior rentabilidade significa que seja o investimento mais adequado para a sua necessidade, concorda?

Se você não possui outros investimentos em renda fixa, colocar seu dinheiro num título que fica “preso” por um ano, sem possibilidade de resgate, pode ser uma furada. Nesse caso, a grande diferença de liquidez é mais importante do que uma pequena diferença de rentabilidade.

De qualquer maneira, ao comparar rentabilidades, é importante notar uma coisa: nem sempre o investimento que oferece a maior taxa de rentabilidade é o que vai de fato render mais. É preciso considerar outros fatores, como o período do investimento, que influencia na alíquota de tributação.

Para te ajudar nisso, construímos uma planilha que compara a rentabilidade dos principais títulos de renda fixa pós-fixados:

  • Tesouro Selic (LFT), título público do Tesouro Direto que rende juros indexados à taxa Selic;
  • LCI e LCA, letras de crédito imobiliário e do agronegócio; e
  • CDB, certificado de depósito bancário. (Aliás, não sabe o que é o CDB?)

Download da planilha

Importante! Tomar decisões de investimento com base apenas na rentabilidade é um comportamento que não recomendamos. Afinal, para fazer uma boa escolha é preciso considerar outros fatores além da rentabilidade, tais como liquidez, riscos, custos e principalmente qual o seu perfil e objetivo ao investir em determinado produto financeiro.

A isenção fiscal vale a pena?

Uma dificuldade na comparação desses ativos de renda fixa é que LCI e LCA atualmente possuem isenção fiscal (não incide Imposto de Renda), e os demais, não. Levando isso em conta, como saber qual investimento renderá mais?

Nesse caso, um fator essencial para realizar a comparação é conhecer a liquidez dos investimentos. Assim, você saberá qual alíquota de desconto de IR deverá ser aplicada na comparação.

Aplicações como CDB e Tesouro Selic possuem tributação regressiva. Quanto mais tempo você mantém o investimento, menor será a alíquota de imposto sobre o rendimento. Confira:

Período do investimento

 

 

 

 

 

Alíquota de IR

Até 6 meses
 
     
 
22,5%
De 6 meses a 1 ano
 
     
 
20%
De 1 a 2 anos
 
     
 
17,5%
Mais de 2 anos
 
     
 
15%

 

As alíquotas já são aplicadas automaticamente na planilha de acordo com o período do investimento! 😉

Taxa Selic e CDI: entenda a diferença

Outro aspecto que precisa ser levado em conta na comparação dos títulos é o indexador do investimento, ou seja, o fator que irá definir a rentabilidade da aplicação.

Enquanto o Tesouro Selic é remunerado com base na Selic, os CDBs e as letras de crédito são indexados ao CDI, ou taxa DI.

Apesar de a taxa DI estar diretamente relacionada à Selic, cada um é calculado de uma forma, e por isso seus valores são ligeiramente diferentes. Por exemplo, atualmente a Selic está em 14,15% ao ano e a taxa DI, 14,13% ao ano. Veja a diferença:

Taxa Selic

A taxa básica de juros da economia é determinada pelas transferências de recursos realizadas entre as instituições financeiras e o Banco Central, que têm como referência a meta da Selic estabelecida pelo Comitê de Política Monetária, o Copom (é aquela taxa que é divulgada a cada 45 dias).

CDI ou taxa DI

O Certificado de Depósito Interbancário é um instrumento financeiro de captação de recursos entre instituições financeiras, e a taxa de juros que vale nessas operações é a taxa DI.

Você pode consultar a taxa DI no site da CETIP. Aliás, o site tem uma ferramenta bem útil para que você consiga acumular a Taxa DI entre períodos. Por exemplo, se você sabe que um investimento rendeu 80% do CDI durante 3 meses, quanto foi a rentabilidade total?

A Selic, por sua vez, pode ser consultada no site do Banco Central.

Comparando rentabilidades na planilha

A planilha de comparação de ativos pós-fixados já considera todas essas diferenças que comentamos – tributação, liquidez e indexador – para que você possa comparar a rentabilidade do jeito certo.

preview-planilha-border

Você só precisa incluir os dados de vencimento dos títulos e a taxa de remuneração pactuada (informações que você obtém com seu banco ou na corretora onde pretende fazer a aplicação).

Ah, deixamos valores de base para a taxa Selic e o CDI, mas você pode alterá-los! Mas lembre que, como o investimento é pós-fixado, futuras alterações na taxa Selic e CDI serão refletidas no seu ganho.

Custos

No caso do Tesouro Selic, a taxa de administração do Tesouro Direto já é descontada automaticamente na planilha! As corretoras cobram também uma taxa de corretagem, que varia de uma instituição para outra, por isso não foi incluída.

Já no caso do CDB, LCI e LCA, as aplicações são líquidas de custos. Mas atenção! Isso não significa que são investimentos sem custos, e sim que eles vêm na forma de spread bancário, e você não tem como saber quanto é. 🙁

Esperamos que a planilha seja útil para você! Se ficou alguma dúvida, pode deixar aqui nos comentários.

***

Uma dica de amigo: Aprecie a rentabilidade com moderação. Lembre que seu perfil e objetivo, além dos custos, liquidez e riscos dos ativos são fatores igualmente importantes na construção de um bom plano de investimento. Estudos mostram que reduzir os custos da sua carteira de investimentos é a única forma garantida de aumentar sua rentabilidade no longo prazo. Já em relação aos riscos, é preciso estar ciente que ativos de renda fixa também têm riscos.

Sobre esses assuntos, recomendamos a leitura dos seguintes textos:

Dentre os investimentos que listamos neste artigo, a Vérios indica o Tesouro Selic como o ativo mais apropriado para representar sua parcela de investimento em renda fixa, por ter o menor risco de crédito do país, com uma rentabilidade muito próxima dos ativos mais arriscados. Descubra o percentual que recomendamos alocar em Tesouro Selic em uma carteira diversificada, de acordo com seu perfil de investidor.

[Planilha] Compare rentabilidades de CDB, LCI, LCA e Tesouro Selic
4.7 (93.91%) 23 votos

Categorias: Intermediário, Avançado, Sem categoria, Plano de investimento, CDB, LCI e LCA, Títulos públicos
  • Lucas

    Excelente planilha, pessoal! Muitos sabemos os cálculos que envolvem os RF de cabeça, mas pra comparar rapidamente no dia a dia, a planilha ficou excelente pela rapidez e facilidade de uso. Obrigado por isso. Abraços!

    • Ana Vitória Baraldi

      Olá Lucas!

      Muito obrigada pelo comentário! Adoramos quando nossas ferramentas realmente facilitam a vida de vocês. 🙂

      Inclusive se você tiver outras ideias de pauta pode mandar pra gente!

      Abraços,
      Ana

  • Andre Amorim Pereira

    Boa noite.

    A planilha ficou bem prática, e permite ter um bom “cheiro” dos rendimentos para cada investimento.
    Porém, seguem duas críticas:
    1) Um aviso de que as contas da planilha ficam válidas apenas enquanto as taxas DI e SELIC se mantiverem constantes. Se as taxas se alterarem no período, as rentabilidades calculadas não serão as mesmas.
    2) Os cálculos nas células “F11” e “F12” estão incorretos. O percentual do CDI deve ter incluído na taxa diária e não na taxa do período.
    =(((((1+TAXA_AO_ANO)^(1/252)-1)*PERCENTUAL_CDI)+1)^(MESES*252/12)*APLICACAO)-APLICACAO
    Parece preciosismo, mas acaba gerando uma diferença considerável para grandes aplicações.

    Abraços

    • Ana Vitória Baraldi

      Olá Andre, muito obrigada pelas críticas! Colocamos um aviso no artigo sobre a possível alteração de taxa no período e ajustamos o cálculo da planilha!

      Se você baixar novamente verá que está do jeito que você indicou.

      Mais uma vez, muito obrigada!

      Abraço,
      Ana

  • Carlos Ribeiro

    preencho o cadastro mas não recebo a planilha no e-mail cadastrado, pq ?

    • Isabella Paschuini

      Oi, Carlos!

      Hum, nosso e-mail deve ter desviado de rota ou empacado no caminho!

      Talvez você receba novamente a planilha mais tarde, mas de qualquer forma já enviei para o seu e-mail 🙂

      Confirma pra mim se recebeu direitinho?

      Um abraço!
      Isa da Vérios

      • Carlos Ribeiro

        recebido, obrigado!

    • Isabella Paschuini

      Oi, Carlos! Deu tudo certo com a planilha? Recebeu em seu e-mail? Abraços!

  • Diogo Ribas Dutra Coelho

    Bom dia,

    Idem ao colega mais abaixo, também não recebo o e-mail com a planilha. Peço que me enviem. Grato. Diogo.

    • Isabella Paschuini

      Oi, Diogo! Deu tudo certo com a planilha? Recebeu em seu e-mail? Abraços!

  • Rodrigo

    me parece que a planilha presume que a taxa do banco para TD é zero, o que nem sempre é o caso. Deveriam deixar uma celula para indicar a taxa adm cobrada pela instituicao

    • Isabella Paschuini

      Oi, Rodrigo!

      Hum, você tem razão.

      Estamos descontando a taxa de custódia (0,3% ao ano), mas realmente ainda não incluímos a opção de descontar a taxa de administração cobrada pelo banco ou corretora para investir no Tesouro Direto.

      Vamos anotar sua sugestão de melhoria!

      Abs,
      Isa

  • Gregory

    Não recebi a planilha por email.

    • Isabella Paschuini

      Oi, Gregory,

      Hum, algo deve ter dado errado no envio automático do e-mail!
      Não se preocupe, vamos mandar para o seu e-mail agora mesmo.

      Se não receber, nos avise!

      • Gregory

        Opa, desculpa pela demora.
        O email chegou, muito obrigado.

  • Henrique Donatto

    Boa tarde, artigo de grande relevância.

    Seria possível enviar a planilha para meu email também? Acredito que a página que direciona a planilha está com algum defeito já que algumas pessoas tiveram esse problema.

    Obrigado.

    • Isabella Paschuini

      Oi, Henrique!

      Planilha enviada para o seu e-mail.
      Testamos por aqui e aparentemente está tudo certo, muitas pessoas fazem o download da planilha todos os dias…
      Deve ter sido algum problema pontual, a planilha pode ter caído na sua caixa de spam também, depois dá uma olhada?
      Mas de qualquer forma já enviamos novamente!

      • Henrique Donatto

        Oi, Isabella!

        Obrigado, já recebido aqui. Então, não está na minha caixa de spam. Achei estranho pois efetuei outros downloads e funcionou. Mas tudo bem!

        Até mais!

        • Isabella Paschuini

          Estamos investigando se há algum problema específico! Obrigada por nos alertar, Henrique.
          E esperamos que faça bom proveito da planilha 🙂

  • Leandro

    Bom dia! Não recebi a planilha no meu e-mail, poderia por favor me enviar?

    • Isabella Paschuini

      Oi, Leandro!

      Claro, acabei de enviar a planilha pra você.

  • João Paulo Fróes

    Poderia me enviar a planilha? Também não recebi – joaopaulochedier@gmail.com

    Meu mt obrigado! Abs!

  • Alan Pontes

    Olá, boa tarde, eu também não estou conseguindo baixar a planilha. Poderia me enviar por e-mail? Obrigado!!!

    • Isabella Paschuini

      Acabei de te enviar por e-mail, Alan!