Postado em: Por dentro da Vérios Por:
8 de Março de 2018 Ultima atualização: 17 de agosto de 2018

Proporção de mulheres investindo com a Vérios cresce 33% em um ano

8 de Março de 2018

Quem acompanha a Vérios há mais tempo vai recordar a campanha que lançamos no Dia Internacional da Mulher em 2017. Após constatar que o público feminino representava apenas 18% das pessoas investindo conosco, nos esforçamos em impactar mais mulheres com a nossa missão de empoderar pessoas por meio da construção do próprio patrimônio financeiro.

Imaginem nossa alegria ao constatar que, SIM, nossos esforços surtiram efeito!

Um ano depois, a proporção de Amigas do Ueslei1 saltou para 24%. O crescimento de 33% na representatividade feminina confirmou nossa hipótese. Educar é o caminho para uma sociedade cada vez mais equilibrada e igualitária.

Aprendendo o essencial sobre investimentos

Para incentivar as mulheres a darem os primeiros passos em direção à construção do próprio patrimônio financeiro, montamos o Curso de Investimentos para Iniciantes. Composto por videoaulas curtinhas gravadas em tom de conversa informal, o curso é apresentado por duas mulheres da equipe, o que por si só já chama a atenção em um mercado financeiro altamente masculinizado.

Mais de 7.000 pessoas se inscreveram para receber por e-mail as aulas do curso, sem contar aquelas que assistiram aos vídeos diretamente no canal da Vérios no YouTube (as aulas estão todas lá, nesta playlist. Ficamos contentes pois muitos homens também fizeram o curso!

Na época, conversamos com a youtuber Maiara Xavier sobre a iniciativa:

Alguns meses depois lançamos nosso programa semanal em vídeo, o Aprendo Logo Invisto, para continuar trazendo temas importantes em linguagem simples e descontraída.

Quando a gente se identifica com as pessoas que estão do outro lado, tudo fica mais fácil. Você percebe que aprender a cuidar bem do seu dinheiro não é um bicho de sete cabeças. Mas o que fizemos foi a exceção, não a regra.

No mercado financeiro, prevalece a figura do especialista engravatado pronunciando palavras difíceis. Ele parece saber o que está falando e usa isso como argumento para você confiar nele. Nós preferimos que você compreenda o que estamos falando para que, assim, possa confiar na gente.

Transmitindo confiança e mostrando quem são as pessoas por trás do robô, fomos atraindo mais mulheres — e mais homens também! — para nosso serviço de gerenciamento automático de investimentos.

Por que elas escolheram ser Amigas do Ueslei?

A proporção de mulheres investindo com a Vérios já superou a referência da B3, a bolsa de valores brasileira. Por lá, elas correspondem a apenas 22% dos investidores com contas ativas2, apesar de a população brasileira ser composta em 51,48% por mulheres3.

Gráfico - Proporção das mulheres investindo

De uma coisa temos certeza: o caminho para se livrar das armadilhas do mercado financeiro é o conhecimento. Mas tem algo que é mais certo ainda: é fato que nem todo mundo tem tempo ou disposição para administrar os próprios investimentos por conta própria.

Em dezembro de 2017 conduzimos uma pesquisa entre as pessoas que investem conosco. Muitas mulheres mencionaram a praticidade da Vérios como um diferencial em meio à rotina puxada de profissionais dedicadas, estudantes, mães, esposas… e muitas vezes elas são tudo isso ao mesmo tempo!

Mas não basta ser prático, é preciso sentir confiança, sentir segurança. Isso é algo que vale igualmente para homens e mulheres.

Na pesquisa, perguntamos os principais motivos para elas investirem com a Vérios. Confira algumas respostas (sem edição) de mulheres em diferentes fases da vida e regiões do país:

Confiança. Gostei da cara e da postura de vcs. Passou empolgação, criatividade e honestidade. Sem ganâncias, apenas o serviço entregue bem feito.

Anna Luiza, 58, Teresópolis (RJ)

Consigo entender melhor os investimentos e taxas

Daniane, 32, Ribeirão Preto (SP)

Meses de pesquisa na Internet. Vi e li muitas coisas, até chegar na Vérios.

Soraya, 53, Guarulhos (SP)

A facilidade ao investir é o fato de eu não precisar ficar escolhendo quais títulos comprar, ou seja, por economizar meu tempo.

Mariana, 25, Natal (RN)

Estudei muito sobre renda fixa e acho que domino o que necessito do assunto. Porem queria diversificar em renda variável, fiz por minha conta pequenos investimentos em FII’s e me senti e sinto insegura em relação a esse investimento, pois não tenho clareza sobre ele e não tenho tempo para aprender mais sobre, nem sobre FII’s e nem sobre ações. A Vérios surgiu como uma oportunidade de experimentar a renda variável com conhecimento profissional (de pessoas que “alimentam”o robô). Sei que não existe garantia, mas confio mais no robô do que em mim para experimentar a renda variável.

Solange, 46, Vitória (ES)

Pela facilidade, transparência e por saber que era alguém de confiança que me ajudaria a tirar o dinheiro da poupança

Nicole, 28, Rio de Janeiro (RJ)

Falta de tempo para pesquisas mais profundas em investimentos, e confiança de que uma empresa especializada pode investir de maneira mais assertiva do que eu.

Aline, 22, Contagem (MG)

Reparou quantas vezes a palavra confiança apareceu?

De fato, as mulheres são menos autoconfiantes que os homens4 e, por isso, precisam se sentir seguras. Em alguns aspectos da vida isso acaba sendo um problema. Por exemplo, no ambiente de trabalho.

Nos investimentos, porém, essa é uma vantagem. Os homens estão mais sujeitos a tomar decisões ruins por serem excessivamente autoconfiantes em relação ao próprio desempenho no que diz respeito a investimentos5.

Ajude uma mulher a construir sua própria independência

Se você leu até aqui é porque, como nós, está engajado com a causa.

Ajude as mulheres que você quer bem a construírem a própria independência. Compartilhe este artigo com elas, fale sobre o curso, sobre nosso blog, o canal no YouTube… Conte que a Vérios tem na equipe muitas mulheres dispostas a ajudar e dar um conselho, mesmo que não vá investir conosco.

Use as hashtags #InvestLikeAGirl e #SejaVérios ao compartilhar para que a gente consiga acompanhar e participar da conversa!

Para aquelas que querem experimentar a Vérios mas veem no valor da aplicação uma limitação, uma boa notícia. Elas são nossas convidadas para começar com um valor 60% menor: R$ 5.000. Para aproveitar o convite é só simular sua carteira de investimentos usando este link promocional.

 

1 Amigos do Ueslei: é assim que nos referimos aos nossos clientes. Como a Aninha, nossa Head de Customer Experience, explicou certa vez, “cliente” é uma palavra muito fria, excessivamente comercial e não reflete a relação de proximidade e comprometimento que gostamos de cultivar. Aliás, sabia que o nome da nossa equipe de atendimento é Equipe UAAU – Unidade de Atendimento aos Amigos do Ueslei? No mercado de investimentos, é comum chamarem os clientes de investidores. Mas também achamos que não tem muito a ver. Na maior parte das vezes, investir não é a principal ocupação na vida das pessoas. Elas precisam investir — isso sim — como toda pessoa que tem planos para o futuro! Concorda?

2 Fonte: Perfil dos Investidores divulgado pela B3 (Fev/2018).

3 Fonte: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2015.

4 No livro “A Arte da Autoconfiança”, as autoras Katty Kay e Claire Shipman explicam por que as mulheres são menos autoconfiante que os homens. Para isso, entrevistaram cientistas, psicólogos, neurologistas e mulheres em posições de grande destaque.  

5 Fonte: Artigo “O que faz investidores tomarem decisões ruins?”, publicado no blog Penso, Logo Invisto? da CVM em 04/09/2015.

Este artigo foi útil para você?
Proporção de mulheres investindo com a Vérios cresce 33% em um ano
5 (100%) 6 votes

8 de Março de 2018
Ultima atualização: 17 de agosto de 2018

Você pode gostar também…

465 52 2 min de leitura

Curso de investimentos para iniciantes: inscreva-se para videoaulas gratuitas

Aqui na Vérios temos uma grande preocupação com educação financeira. Sim, queremos que as pessoas invistam conosco, mas, antes disso, queremos que elas entendam por...

Continue lendo
169 27 5 min de leitura

O primeiro passo para investir: planeje estas três reservas financeiras

“Eu quero investir meu dinheiro mas não entendo nada. Preciso começar do zero!” Já ouvimos bastante isso! Geralmente seguido de um pedido de desculpas: “Acho que...

Continue lendo
70 6 3 min de leitura

Gaste menos dinheiro com supérfluos seguindo estas 7 dicas

Você compra por impulso? Não resiste a uma promoção e parcela em várias vezes, mesmo sem saber se realmente tinha necessidade de comprar? Carol Sandler, jornalista e...

Continue lendo

Autores

Fã da facilidade que as fintechs proporcionam, Isa trabalha com comunicação e marketing. É jornalista formada pela UERJ, com MBA em Marketing pela FGV

Comentários