Investir é transferir o seu dinheiro do presente para o futuro, e existem diversas maneiras de fazer isso. Todas elas, porém, têm um ponto em comum: custos. Afinal, não existe almoço grátis. Todos os produtos e serviços financeiros têm custos para você. Você tem uma ideia clara de quais custos está pagando para investir? Talvez você se surpreenda.

Ao contrário de outros itens de consumo, você não vê o dinheiro saindo quando “compra” um investimento: o preço que você paga para investir pode ser descontado em vários momentos e de várias formas diferentes. Por isso, os custos dos investimentos têm, digamos, uma tendência à invisibilidade. Some-se a isso a falta de transparência típica do mercado financeiro, e a realidade é que poucos investidores conseguem dizer, na lata, quais os custos que pagam para investir.

O que tem na sua carteira de investimentos hoje? Fundos, Tesouro Direto, CDB, talvez algumas LCIs? Neste artigo, vamos ajudar você a destrinchar os custos - muitas vezes ocultos e difíceis de compreender - que incidem sobre os principais tipos de investimento disponíveis no Brasil.

Tabela-resumo

Compare os custos que incidem em cada tipo de investimento.

tabela comparativa dos custos de investir

E então, com esse "mapa" em mãos, conseguiu enxergar melhor os custos que existem nos seus investimentos? Lembre-se: reduzi-los é a única forma garantida de aumentar a sua rentabilidade.


Este texto foi útil para você?

Quanto custa cada tipo de investimento? Descubra as taxas escondidas
4.7 (94.07%) 27 votes

Categorias: Compare e entenda, Tipos de investimentos>Ações, Tipos de investimentos>CDB, Tipos de investimentos>ETFs, Tipos de investimentos>Fundos de investimento, Tipos de investimentos>LCI e LCA, Tipos de investimentos>Poupança, Tipos de investimentos>Títulos públicos