Postado em: Iniciante, Planejamento pessoal>Aposentadoria, Planejamento pessoal>Plano de investimento Por:
12 de Maio de 2016 Ultima atualização: 29 de Janeiro de 2018

Quanto investir para conseguir se aposentar? Use a calculadora

12 de Maio de 2016

Você faz ideia de quanto deveria investir para conseguir pendurar as chuteiras?

Não é simples fazer previsões de longo prazo. O futuro é incerto: muita coisa pode mudar, tanto na sua vida quanto na economia. Ainda assim, com um pouco de matemática dá para ter uma noção aproximada de quanto você precisa poupar para alcançar determinada meta financeira daqui a alguns (ou muitos) anos.

Pensando nisso, construímos uma calculadora de aposentadoria para ajudar você a planejar o seu futuro (faça o download). Basta incluir suas informações; todos os cálculos já estão feitos pra você.

A planilha com a calculadora está dividida em duas seções:

1) Renda mensal na aposentadoria

Essa é para quem sabe qual renda gostaria de ter todos os meses após parar de trabalhar. Considere essa renda usando valores de hoje, ou seja, sem pensar em inflação. Qual poder aquisitivo você gostaria de ter hoje se já estivesse aposentado? Em seguida, insira as informações e você descobrirá quanto precisa investir mensalmente hoje para alcançar seu objetivo.

calculadora-aposentadoria-1

Observe que o crescimento do seu patrimônio vai depender da taxa de juros real (ou seja, descontada a inflação) que vai remunerar seus investimentos. Na primeira linha da calculadora você pode escolher dentre diferentes cenários, de 2% a 8% ao ano.

As parcelas mensais a receber durante a aposentadoria levam em conta todo o montante investido, não apenas os rendimentos. Ou seja, ao final do prazo que você estabelecer para usufruir da aposentadoria, o saldo será zero.

2) Patrimônio acumulado para a aposentadoria

Já se você tem um valor como meta para se aposentar, por exemplo “parar de trabalhar quando alcançar R$ 3 milhões”, use a segunda seção da planilha.

Insira suas informações, o cenário de taxa de juros real (ou seja, descontada a inflação) e sua meta de acumulação de patrimônio. Você encontrará o valor que precisa investir mensalmente para chegar lá.

calculadora-aposentadoria-2

Agora é só clicar no botão abaixo para fazer o download da planilha e simular sua aposentadoria.

Download da calculadora de aposentadoria

Sobre a taxa de juros

Para fazer os cálculos, é preciso escolher a taxa de juros que vai remunerar o investimento no futuro. É impossível saber hoje qual será exatamente a taxa de juros futura, por isso você pode selecionar entre 2% e 8% ao ano. A título de informação, a taxa média histórica de juros reais no Brasil (desde 1996) é de 7,8% ao ano1.

Outro parâmetro para ajudar a escolher a taxa de juros na calculadora é a taxa atual dos títulos do Tesouro Direto indexados à inflação. Por exemplo, no momento em que publicamos este artigo, a remuneração (taxa) da NTN-B com vencimento em 2050 estava em 5,97% – isso significa que o mercado está estimando que daqui até 2050 o ganho real esperado de 5,97% ao ano (já descontada a inflação). Dessa forma, se você planeja se aposentar em 34 anos (ou seja, em 2050), a taxa da NTN-B 2050 é um bom parâmetro para a escolha da taxa de juros reais, ou seja, acima da inflação.

Consulte as taxas atualizadas das NTN-Bs no site do Tesouro Direto

Aliás, para criar a calculadora, consideramos a inflação nula. Isso torna os cálculos mais precisos (é uma coisa a menos para estimar), porém o valor do objetivo e o valor a ser investido mensalmente devem ser sempre corrigidos pela inflação.

Baixe a planilha, simule e conte-nos o que achou.

Se ficou alguma dúvida, deixe um comentário!

Confira outros textos sobre investimento para aposentadoria.

Este artigo foi útil para você?
Quanto investir para conseguir se aposentar? Use a calculadora
4.6 (92.73%) 11 votes

12 de Maio de 2016
Ultima atualização: 29 de Janeiro de 2018

Você pode gostar também…

513 42 8 min de leitura

Diversificação de investimentos: o que você precisa saber

“Tenha uma carteira de investimentos diversificada.” Esse é um mantra muito utilizado por profissionais sérios do mercado financeiro. Afinal, a diversificação de ...

Continue lendo
588 27 13 min de leitura

Títulos públicos: o que são e como funcionam

Os títulos públicos são ativos de renda fixa emitidos pelo Tesouro Nacional para financiar a dívida pública nacional. Eles possuem diversas características que o in...

Continue lendo
42 N/A 5 min de leitura

O Uber dos investimentos

Já observou como a tecnologia está mudando os serviços que você usa em seu dia a dia? Estamos no auge dessa revolução tecnológica em diversos setores. Uber, Netfli...

Continue lendo

Autores

Economista pela PUC-Rio e doutor em Matemática pelo IMPA, colabora com o time de Estratégia de Investimento da Vérios. Flavio é sócio-proprietário da consultoria SLQ Soluções Quantitativas e possui certificação CGA

Comentários