Sim, hoje teremos volatilidade

Mensagem sobre a implicação de Michel Temer e Aécio Neves

Compartilhamos aqui no blog a mensagem enviada nesta manhã do dia 18 de maio de 2017 às pessoas que investem com a Vérios.

Bom dia,

Mesmo quem não assiste noticiários já deve estar sabendo dos acontecimentos envolvendo o Presidente Michel Temer nas investigações da Lava Jato. Essa notícia causará alguma turbulência no mercado financeiro nos próximos dias.

Independentemente de qualquer opinião política e qualquer relação direta sua com essa história, seu dinheiro e suas economias estão imersos nesse contexto.

Em cenários de incertezas, o mercado reage de forma imediata, tentando antever próximos acontecimentos e se ajustar à nova realidade

A B3 (nome atual da BM&FBovespa) já estava fechada quando saiu a notícia, mas nos Estados Unidos os papéis de empresas brasileiras apresentaram queda ontem à noite. Hoje provavelmente teremos um dia abaixo da média e isso é OK. As carteiras de nível de risco 5 vão sofrer um pouco mais e as carteiras de risco 1 sentirão menos. As carteiras foram montadas sabendo que sempre teremos alguns dias ruins, e os piores geralmente aparecem assim, de surpresa.

Em cenários de incertezas, o mercado reage de forma imediata, tentando antever próximos acontecimentos e se ajustar à nova realidade. O mesmo mercado que não conseguiu prever a causa agora vai tentar prever as consequências. Alguns investidores vão entrar em pânico e vender tudo a qualquer preço, outros vão entrar comprando na hora da incerteza, para comprar a um preço mais baixo1.

Isso causará uma oscilação dos preços maior do que o normal, mas não é motivo para se preocupar. E também não é nada inédito. Ao definir os perfis de risco da carteira inteligente, nós levamos em conta todos os acontecimentos “catastróficos” de 2002 pra cá. Pare e pense: já aconteceram MUITAS surpresas que pegaram o mercado financeiro desprevenido. Dentre as mais recentes podemos citar o Brexit, o impeachment da Dilma e a eleição de Trump. Em todas elas, os dias seguintes foram agitados. E em todas elas o mercado se recuperou.

É para esse tipo de incerteza que a carteira inteligente foi montada. A gente sabe e aceita que esse tipo de acontecimento inesperado ocorre de vez em quando e construímos a carteira inteligente para lidar com esse tipo de evento dentro do limite de risco de cada perfil. Nossa prioridade sempre foi o controle do risco, por isso as carteiras são tão conservadoras – não possuem fundos, nem LCI, nem LCA, etc.

Nossa prioridade sempre foi o controle do risco, por isso as carteiras são tão conservadoras

Se você já tem posição em bolsa americana, ela deve ajudar a segurar os resultados, como aconteceu no ano passado com a eleição de Trump. Na semana seguinte, nós contamos em detalhes como foi o comportamento de cada ativo, clique aqui para ler.

Para quem só tem Tesouro Direto, a oscilação pode ser um pouco maior pela ausência do ETF de bolsa americana, mas lembre-se: as três classes de Tesouro Direto são de renda fixa, com o menor risco de crédito do país. Pode haver oscilação, mas quem não vender o título terá o retorno previsto na data da compra.

Um detalhe importante, provavelmente o Tesouro Direto só abrirá no período da tarde e atualizaremos o sistema quando abrir. Em momentos de alta volatilidade o Tesouro Direto usa desse mecanismo para tentar acalmar os ânimos dos investidores e evitar que eles saiam no pior momento.

Estamos aqui para te ajudar a levar seu patrimônio do presente para o futuro, de forma segura, e não para especular com o incerto. Não se preocupe, estamos de olho em tudo por aqui, e nosso robô Ueslei não vai agir loucamente. A nossa única preocupação é que você entenda isso e aceite a incerteza como parte da jornada.

É natural sentir algum tipo de insegurança nesse momento. Se ficar alguma dúvida, estamos por aqui, conte conosco.

Abraço,
Felipe
Cofundador e CEO da Vérios

1 Nessas horas, os compradores são aqueles que seguem o famoso ensinamento de Warren Buffett: Tenha medo quando os outros estiverem gananciosos e seja ganancioso quando os outros estiverem com medo. É fácil falar, mas difícil colocar em prática.

Sim, hoje teremos volatilidade
5 (100%) 7 votos

Categorias: Iniciante, Intermediário, Avançado, Carteira inteligente, Por dentro da Vérios
  • Bebeto

    Bom dia Felipe, ontem vi que os títulos do TD atrelados a inflação e os pré-fixados despencaram (pelo menos na minha carteira foi algo em torno de 7,5% negativos). Não entendi até agora muito bem essa queda, se foi pela “instabilidade” gerada pelas notícias de ontem ou pelo atraso na abertura. Independente do motivo achei que foi uma queda muito brusca, digna de renda variável.

    • Boa tarde, Bebeto.

      Sim, a queda foi por conta das notícias envolvendo o Presidente Michel Temer na investigação da Lava Jato. Basicamente, esses títulos possuem um valor futuro pré-definido, e o mercado compra e vende de olho na taxa de juros, definindo o valor atual. Ontem, com as notícias, muitos investidores venderam ao mesmo tempo, derrubando os preços e saindo no prejuízo. Porém, apesar da oscilação, para quem não vender os papéis, nada muda. Eles vão se recuperar, pois eles são títulos de renda fixa (o valor final está determinado). Você pode ver uma explicação detalhada dessa dinâmica nesse link: https://goo.gl/UqQXaK

      Essas quedas acontecem sempre que há alguma notícia desse tipo. Parece imprevisível, mas essas coisas acontecem com uma certa frequência. É uma oportunidade para comprar mais títulos, “com desconto”.

      Sabemos que isso pode ocorrer, e é por isso que as carteiras dos nossos clientes possuem uma boa parte alocada também em Tesouro Selic. O Tesouro Selic não sofre esse tipo de queda. Isso ajuda a suavizar o resultado geral da carteira. O seu resultado geral não caiu 7,5%, certo? Deve ter sido um percentual bem pequeno. Minha carteira é nível de risco 4 e a perda geral no mês está bem pequena. Aproveitei ontem para fazer um aporte adicional.

      Abraço!

      • Bebeto

        O resultado geral não caiu 7,5% mesmo não, o que foi realmente ótimo. E sobre esse “desconto”, pretendo fazer um aporte em alguns dias, ainda consigo pegar um pouco dele ou foi só no dia 18? Valeu Felipe!

  • Amadeu Bueno

    Caro Felipe, queria ouvir de você como se comporta o robô da Vérios exatamente em momentos como o de ontem, quando o desespero bateu e a turma vendeu forte. Qual a chance dele (o robô), seguir a manada? Grato!