Postado em: Avançado, Carteira inteligente, Iniciante, Intermediário, Por dentro da Vérios Por:
18 de Maio de 2017 Ultima atualização: 17 de agosto de 2018

Sim, hoje teremos volatilidade

18 de Maio de 2017

Compartilhamos aqui no blog a mensagem enviada nesta manhã do dia 18 de maio de 2017 às pessoas que investem com a Vérios.

Bom dia,

Mesmo quem não assiste noticiários já deve estar sabendo dos acontecimentos envolvendo o Presidente Michel Temer nas investigações da Lava Jato. Essa notícia causará alguma turbulência no mercado financeiro nos próximos dias.

Independentemente de qualquer opinião política e qualquer relação direta sua com essa história, seu dinheiro e suas economias estão imersos nesse contexto.

Em cenários de incertezas, o mercado reage de forma imediata, tentando antever próximos acontecimentos e se ajustar à nova realidade

A B3 (nome atual da BM&FBovespa) já estava fechada quando saiu a notícia, mas nos Estados Unidos os papéis de empresas brasileiras apresentaram queda ontem à noite. Hoje provavelmente teremos um dia abaixo da média e isso é OK. As carteiras de nível de risco 5 vão sofrer um pouco mais e as carteiras de risco 1 sentirão menos. As carteiras foram montadas sabendo que sempre teremos alguns dias ruins, e os piores geralmente aparecem assim, de surpresa.

Em cenários de incertezas, o mercado reage de forma imediata, tentando antever próximos acontecimentos e se ajustar à nova realidade. O mesmo mercado que não conseguiu prever a causa agora vai tentar prever as consequências. Alguns investidores vão entrar em pânico e vender tudo a qualquer preço, outros vão entrar comprando na hora da incerteza, para comprar a um preço mais baixo1.

Isso causará uma oscilação dos preços maior do que o normal, mas não é motivo para se preocupar. E também não é nada inédito. Ao definir os perfis de risco da carteira inteligente, nós levamos em conta todos os acontecimentos “catastróficos” de 2002 pra cá. Pare e pense: já aconteceram MUITAS surpresas que pegaram o mercado financeiro desprevenido. Dentre as mais recentes podemos citar o Brexit, o impeachment da Dilma e a eleição de Trump. Em todas elas, os dias seguintes foram agitados. E em todas elas o mercado se recuperou.

É para esse tipo de incerteza que a carteira inteligente foi montada. A gente sabe e aceita que esse tipo de acontecimento inesperado ocorre de vez em quando e construímos a carteira inteligente para lidar com esse tipo de evento dentro do limite de risco de cada perfil. Nossa prioridade sempre foi o controle do risco, por isso as carteiras são tão conservadoras – não possuem fundos, nem LCI, nem LCA, etc.

Nossa prioridade sempre foi o controle do risco, por isso as carteiras são tão conservadoras

Se você já tem posição em bolsa americana, ela deve ajudar a segurar os resultados, como aconteceu no ano passado com a eleição de Trump. Na semana seguinte, nós contamos em detalhes como foi o comportamento de cada ativo, clique aqui para ler.

Para quem só tem Tesouro Direto, a oscilação pode ser um pouco maior pela ausência do ETF de bolsa americana, mas lembre-se: as três classes de Tesouro Direto são de renda fixa, com o menor risco de crédito do país. Pode haver oscilação, mas quem não vender o título terá o retorno previsto na data da compra.

Um detalhe importante, provavelmente o Tesouro Direto só abrirá no período da tarde e atualizaremos o sistema quando abrir. Em momentos de alta volatilidade o Tesouro Direto usa desse mecanismo para tentar acalmar os ânimos dos investidores e evitar que eles saiam no pior momento.

Estamos aqui para te ajudar a levar seu patrimônio do presente para o futuro, de forma segura, e não para especular com o incerto. Não se preocupe, estamos de olho em tudo por aqui, e nosso robô Ueslei não vai agir loucamente. A nossa única preocupação é que você entenda isso e aceite a incerteza como parte da jornada.

É natural sentir algum tipo de insegurança nesse momento. Se ficar alguma dúvida, estamos por aqui, conte conosco.

Abraço,
Felipe
Cofundador e CEO da Vérios

1 Nessas horas, os compradores são aqueles que seguem o famoso ensinamento de Warren Buffett: “Tenha medo quando os outros estiverem gananciosos e seja ganancioso quando os outros estiverem com medo.”  É fácil falar, mas difícil colocar em prática. 

Este artigo foi útil para você?
Sim, hoje teremos volatilidade
5 (100%) 10 votes

18 de Maio de 2017
Ultima atualização: 17 de agosto de 2018

Você pode gostar também…

44 12 7 min de leitura

Como a eleição de Trump refletiu na carteira inteligente

Há pouco mais de uma semana o mundo está tentando digerir o fato de que Donald Trump será o próximo presidente dos Estados Unidos. Os mercados financeiros globais ...

Continue lendo
41 36 7 min de leitura

“Minha carteira inteligente está rendendo menos. O que aconteceu?”

Quem investe com a Vérios só precisa apertar um botão para saber quanto seus investimentos estão rendendo. A transparência é um valor essencial para nós. E ser tra...

Continue lendo
197 28 8 min de leitura

Entenda o risco das carteiras da Vérios

Intuitivamente, você já sabe o que é risco: é a probabilidade de perder alguma coisa, certo? No seu dia a dia, essa definição basta. Tem o risco de pegar trânsito ...

Continue lendo

Autores

CEO da Vérios, a fintech que te ajuda a fazer investimentos inteligentes, de forma fácil, rentável e segura. Pode confiar. Felipe conta com mais de 10 anos de atuação no mercado financeiro, e em 2011 cofundou o site Comparação de Fundos, primeiro a dar transparência a mais de 15 mil fundos de investimento. É advogado pela USP e pós-graduado em Finanças Corporativas e Investment Banking pela FIA.

Comentários