Investir é transferir o seu dinheiro do presente para o futuro, e existem diversas maneiras de fazer isso. Todas elas, porém, têm um ponto em comum: custos. Afinal, não existe almoço grátis. Todos os produtos e serviços financeiros têm custos para você. Entre os mais famosos, estão a taxa de administração, de custódia e carregamento.

Você tem uma ideia clara de quais custos está pagando para investir? Talvez você se surpreenda lendo este artigo.

Ao contrário de outros itens de consumo, você não vê o dinheiro saindo quando “compra” um investimento: o preço que você paga para investir pode ser descontado em vários momentos e de várias formas diferentes.

Por isso, os custos dos investimentos têm, digamos, certa tendência à invisibilidade. Some-se a isso a falta de transparência típica do mercado financeiro, e a realidade é que poucos investidores conseguem dizer, na lata, quais os custos que pagam para investir.

O que tem na sua carteira de investimentos hoje? Fundos, Tesouro Direto, CDB, talvez algumas LCIs? Neste artigo, vamos ajudar você a destrinchar os custos - muitas vezes ocultos e difíceis de compreender -- que incidem sobre os principais tipos de investimento disponíveis no Brasil.

Leia também: Tipos de investimento: o guia completo

Tabela-resumo

Compare os custos que incidem em cada tipo de investimento.

taxa de administração e outros custos: tabela comparativa

E então, com esse "mapa" em mãos, conseguiu enxergar melhor a taxa de administração e os custos que existem nos seus investimentos? Lembre-se: reduzi-los é a única forma garantida de aumentar a sua rentabilidade.


Este texto foi útil para você?

Taxa de administração e outros custos ao investir: tire suas dúvidas
4.7 (94.29%) 28 votes

Categorias: Compare e entenda, Tipos de investimentos>Ações, Tipos de investimentos>CDB, Tipos de investimentos>ETFs, Tipos de investimentos>Fundos de investimento, Tipos de investimentos>LCI e LCA, Tipos de investimentos>Poupança, Tipos de investimentos>Títulos públicos