Tesouro Selic 2023, Prefixado 2020 e IPCA+ 2045: novos títulos no Tesouro Direto

Conheça os novos títulos do Tesouro Direto

Todos os anos o Tesouro Direto atualiza sua oferta de títulos públicos. O principal objetivo é garantir que qualquer pessoa que invista em um título possa mantê-lo, se quiser, por no mínimo dois anos, que é o tempo necessário até chegar à alíquota mínima de Imposto de Renda (15% sobre os ganhos).

Assim, títulos que vencem dentro de dois anos, como por exemplo o Tesouro Prefixado (LTN) 2019, deixam de ser vendidos e são substituídos por outros do mesmo tipo, com prazo maior.

No dia 8 de fevereiro começaram a valer os novos títulos. Neste artigo listamos todas as mudanças.

Tesouro Selic (LFT)

O título Tesouro Selic 2021 (LFT) deixa de ser vendido pelo Tesouro Direto e dá lugar ao Tesouro Selic 2023 (LFT).

Tesouro Prefixado (LTN)

O título Tesouro Prefixado 2019 (LTN) deixa de ser vendido pelo Tesouro Direto e dá lugar ao Tesouro Prefixado 2020 (LTN).

Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal)

O título Tesouro IPCA+ 2019 (NTN-B Principal) deixa de ser vendido pelo Tesouro Direto. Em seu lugar, o Tesouro Nacional decidiu incluir outro título, com vencimento bem mais longo: o Tesouro IPCA+ 2045 (NTN-B Principal).

Os demais títulos continuam inalterados. Veja um resumo da mudança nesta tabela extraída do Tesouro Direto:

Títulos lançados pelo Tesouro Direto em fevereiro de 2017

Quer entender o comportamento desses novos títulos? Eles já estão disponíveis no Simulador do Tesouro Direto! Acesse agora.

E se eu tiver um título que saiu de circulação?

Fique tranquilo, não muda absolutamente nada para você. Outras pessoas não poderão mais investir no mesmo título que você tem, e você também não poderá comprar mais quantidades deste mesmo título, mas a qualquer momento que você precise resgatar, o Tesouro irá recomprá-lo, mesmo já tendo saído de circulação.

Veja a explicação do Tesouro Direto:

Caso você possua investimentos em alguns desses títulos que deixarão de ser ofertados, não se preocupe. Esses títulos continuam válidos e poderão ser resgatados a qualquer momento, ou mantidos até os seus respectivos vencimentos, garantindo neste caso, a rentabilidade contratada no momento da aplicação. Portanto, essa alteração não acarreta nenhum prejuízo aos investidores.

O que muda para quem investe com a Vérios?

Também não muda nada! Se você investe com a Vérios, pode ficar tranquilo.

A equipe de Estratégia está atenta às alterações na oferta do Tesouro Direto e os algoritmos de otimização de risco e retorno já estão considerando os novos títulos. Com a saída de circulação do Tesouro IPCA+ 2019 (NTN-B Principal) e a inclusão do Tesouro IPCA+ 2045 (NTN-B Principal), há um impacto maior na gestão de duration da carteira inteligente. Cada conta de cada cliente será avaliada individualmente e, nos casos em que houver necessidade, os rebalanceamentos serão feitos por nós, dentro dos limites de tolerância e com atenção aos custos e tributação.

Se ficou alguma dúvida sobre esse assunto, não hesite em deixar sua pergunta nos comentários!

Tesouro Selic 2023, Prefixado 2020 e IPCA+ 2045: novos títulos no Tesouro Direto
5 (100%) 17 votos

Categorias: Intermediário, Avançado, Títulos públicos
  • Roberto Carlos

    O título 2050 foi descontinuado?

    • Isabella Paschuini

      Olá, Roberto!

      O título Tesouro IPCA+ 2050 não foi descontinuado, ele continua sendo ofertado pelo Tesouro Direto.
      Você pode vê-lo na tabela no artigo com todo o rol de títulos!

      Abraços,
      Isa

      • Roberto Carlos
        • Roberto Carlos

          Na minha corretora,também já não aparece esse título.

          • Isabella Paschuini

            Roberto, pedi uma ajuda aqui da equipe de Estratégia!

            O que acontece é que esse título vai pagar juros (cupom) agora no dia 15/2, e o Tesouro para de ofertar os títulos alguns dias antes de fazer o pagamento. No dia 16/2 você deve conseguir comprar esse título normalmente.

          • Roberto Carlos

            Entendi! ok!

  • Yuri

    O ágio/deságio aumentou no tesouro SELIC, o certo seria vender o tesouro SELIC 2021 e comprar o 2023?

    • Oi, Yuri. Vender Tesouro Selic para recomprar vai lhe gerar impostos e taxas desnecessários, prejudicando a rentabilidade sem nenhum benefício concreto. Mantenha o que você já tem e passe a fazer suas novas compras no Selic 2023.

  • Décio Coimbra

    Para quem tem título que foi descontinuado (IPCA+ 19 e Pré 19), e não pretende carregar até o vencimento, qual a melhor alternativa, manter ou vender nos próximos meses e comprar um dos novos?

    • Se você não vai ficar por um prazo longo, vender e recomprar vai fazer sua alíquota de imposto aumentar muito. A melhor solução provavelmente é simplesmente continuar com o que você tem e vender quando precisar do dinheiro de volta. Vender para recomprar geralmente é uma idéia ruim e só faz sentido se o investidor está avaliando duration ou se o novo vencimento está mais alinhado com seus planos e objetivos. A saída mais comum é simplesmente manter o que já tem ir fazendo os próximos aportes nos novos títulos.

  • André Luiz Queiroz

    souro Selic 2023 (LFT)01/03/23 Selic + 0,06% Quero aplicar nesse Tesouro Selic 2023 – Seria rentável pois vou precisar do valor aplicado em Dezembro. Ou so vou poder tirar em 2023

    • Isabella Paschuini

      Oi, André! Tudo bem?

      Seria rentável sim, e esse é o mais adequado dentre os títulos públicos se você pretende resgatar em dezembro, pois o Tesouro Selic cresce um pouquinho todo dia, sem riscos de perder dinheiro.

      Em 2023 o título vence, mas você pode vendê-lo ao Tesouro antes, fazendo um resgate antecipado. O dinheiro estará disponível em 1 dia útil.

      Lembre que há a incidência de Imposto de Renda. Se seu dinheiro ficar aplicado em um período de 181 dias a 360 dias, a alíquota é de 20% e incide só sobre os ganhos (rendimentos) da aplicação.

      Abraços,
      Isa

  • sonia Munarim Rodrigues

    Quero aplicar no Selic 2023,ouvi dizer que posso aplicar todo mês uma quantia,no ,mesmo título.Estou certa?

    • Isabella Paschuini

      Oi, Sonia!

      Pode sim, pode aplicar a partir de R$ 30 quantas vezes quiser: todo mês, toda semana…
      Se tiver mais alguma dúvida conta com a gente!

  • Alex j

    Ola…selic+0.02% o que significa??? Ainda vale a pena???

    • Ana Vitória Baraldi

      Oi Alex,

      Isso significa que o título irá render Selic + 0,02%.
      Dependendo do seu objetivo vale a pena sim sim aplicar no Tesouro Selic.

      Nós sempre colocamos uma parcela dos recursos dos nossos clientes nesse tipo de investimento, pois ele rende todos os dias um pouco e sem risco.

      Espero que tenha ajudado.

      Abraços,
      Aninha