Postado em: Avançado, Intermediário, Tipos de investimentos>Títulos públicos Por:
9 de Fevereiro de 2017 Ultima atualização: 18 de outubro de 2018

Novos títulos no Tesouro Direto: Tesouro Selic 2023, Prefixado 2020 e IPCA+ 2045

Conheça os novos títulos no Tesouro Direto: Tesouro Selic 2023, Prefixado 2020 e IPCA+ 2045, como funciona cada um e o que muda para quem já investe com a Vérios.

9 de Fevereiro de 2017

Todos os anos o Tesouro Direto atualiza sua oferta de títulos públicos. O principal objetivo é garantir que qualquer pessoa que invista em um título possa mantê-lo, se quiser, por no mínimo dois anos, que é o tempo necessário até chegar à alíquota mínima de Imposto de Renda (15% sobre os ganhos).

Assim, títulos que vencem dentro de dois anos, como por exemplo o Tesouro Prefixado (LTN) 2019, deixam de ser vendidos e são substituídos por outros do mesmo tipo, com prazo maior.

No dia 8 de fevereiro começaram a valer os novos títulos. Neste artigo listamos todas as mudanças.

Entenda os novos títulos do Tesouro Direto

Tesouro Selic (LFT)

O título Tesouro Selic 2021 (LFT) deixa de ser vendido pelo Tesouro Direto e dá lugar ao Tesouro Selic 2023 (LFT).

Tesouro Prefixado (LTN)

O título Tesouro Prefixado 2019 (LTN) deixa de ser vendido pelo Tesouro Direto e dá lugar ao Tesouro Prefixado 2020 (LTN).

Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal)

O título Tesouro IPCA+ 2019 (NTN-B Principal) deixa de ser vendido pelo Tesouro Direto. Em seu lugar, o Tesouro Nacional decidiu incluir outro título, com vencimento bem mais longo: o Tesouro IPCA+ 2045 (NTN-B Principal).

Os demais títulos continuam inalterados. Veja um resumo da mudança nesta tabela extraída do Tesouro Direto:

Títulos lançados pelo Tesouro Direto em fevereiro de 2017

Quer entender o comportamento desses novos títulos? Eles já estão disponíveis no Simulador do Tesouro Direto! Acesse agora.

E se eu tiver um título no Tesouro Direto que saiu de circulação?

Fique tranquilo, não muda absolutamente nada para você. Outras pessoas não poderão mais investir no mesmo título que você tem, e você também não poderá comprar mais quantidades deste mesmo título, mas a qualquer momento que você precise resgatar, o Tesouro irá recomprá-lo, mesmo já tendo saído de circulação.

Veja a explicação do Tesouro Direto:

Caso você possua investimentos em alguns desses títulos que deixarão de ser ofertados, não se preocupe. Esses títulos continuam válidos e poderão ser resgatados a qualquer momento, ou mantidos até os seus respectivos vencimentos, garantindo neste caso, a rentabilidade contratada no momento da aplicação. Portanto, essa alteração não acarreta nenhum prejuízo aos investidores.

O que muda para quem investe com a Vérios?

Também não muda nada! Se você investe com a Vérios, pode ficar tranquilo.

A equipe de Estratégia está atenta às alterações na oferta do Tesouro Direto e os algoritmos de otimização de risco e retorno já estão considerando os novos títulos. Com a saída de circulação do Tesouro IPCA+ 2019 (NTN-B Principal) e a inclusão do Tesouro IPCA+ 2045 (NTN-B Principal), há um impacto maior na gestão de duration da carteira inteligente.

Cada conta de cada cliente será avaliada individualmente e, nos casos em que houver necessidade, os rebalanceamentos serão feitos por nós, dentro dos limites de tolerância e com atenção aos custos e tributação.

Se ficou alguma dúvida sobre esse assunto, não hesite em deixar sua pergunta nos comentários!

Este artigo foi útil para você?
Novos títulos no Tesouro Direto: Tesouro Selic 2023, Prefixado 2020 e IPCA+ 2045
5 (100%) 19 votes

Compartilhe:
9 de Fevereiro de 2017
Ultima atualização: 18 de outubro de 2018

Você pode gostar também…

1058 63 13 min de leitura

Rendimento do Tesouro Direto: entenda os títulos usando o simulador

O investimento em títulos públicos vem ganhando popularidade nos últimos anos. Não é para menos: com um pouquinho de pesquisa logo se descobre que o rendimento do Te...

Continue lendo
218 3 7 min de leitura

É seguro investir no Tesouro Direto?

Com o retorno minguado da poupança, os brasileiros têm buscado alternativas para fazer o dinheiro render mais. Entre tantas opções disponíveis no mercado, os título...

Continue lendo
1066 45 8 min de leitura

Diversificação de investimentos: o que você precisa saber

“Tenha uma carteira de investimentos diversificada.” Esse é um mantra muito utilizado por profissionais sérios do mercado financeiro. Afinal, a diversificação de ...

Continue lendo

Comentários