Um novo Comparação de Fundos

verios-investimentos

Em junho, publicamos o primeiro passo de uma transformação no Comparação de Fundos que se estenderá pelos próximos meses. Vamos apresentar novidades com um ritmo acelerado, sempre melhorando a sua experiência com as ferramentas desenvolvidas e os serviços que prestamos. Escrevemos hoje para contar o que já aconteceu nos bastidores e um pouco do que está por vir.

Um pouco de história

A empresa surgiu como uma pequena consultoria dedicada à estruturação de Fundos Patrimoniais (endowment funds), uma solução de sustentabilidade voltada para instituições de ensino, associações e fundações sem fins lucrativos. Criamos a Endowments do Brasil e trabalhamos com grandes instituições de ensino e organizações do Terceiro Setor.

Antes de abrir a empresa, éramos investidores insatisfeitos com a falta de transparência e o desalinhamento de interesses entre banco e cliente

Com o desenvolvimento dos projetos, intensificou-se em nós uma insatisfação com a falta de transparência nos fundos de investimento e com a dificuldade enfrentada pelos investidores para comparar o desempenho e entender as características destes produtos.

Assim começou a gestação do Comparação de Fundos, que durou quase um ano. Quando a primeira versão foi publicada, em janeiro de 2012, não fazíamos idéia da receptividade que teríamos. Um ano e meio depois, temos orgulho de ver que estamos ajudando a tornar esse mercado muito mais transparente.

Agora, a empresa se prepara para levar o Comparação de Fundos a um novo patamar de atendimento aos investidores. As mudanças envolvem quatro grandes aspectos que começaram a ser trabalhados em 2012: tecnologia, capital, espaço físico e posicionamento.

Melhorias na tecnologia

Os sistemas foram construídos usando as melhores e mais modernas tecnologias existentes. Nos últimos meses, trabalhamos arduamente para otimizar uma parte do código que é como a coluna vertebral do software. Essas mudanças foram pouco perceptíveis para os usuários, mas tornaram o código ainda mais robusto, estável e seguro, o que permite mais agilidade na criação de novas funcionalidades.

Estamos prontos para um salto de qualidade nas nossas ferramentas. Foi por isso que conseguimos, em apenas poucas semanas, lançar melhorias na carteira consolidada, um novo cadastro e o gráfico underwater.

Atualização em fevereiro de 2015: Desde 2009, aprendemos muito com os bastidores do mercado financeiro, sempre buscando soluções inovadoras para as dificuldades que você enfrenta ao investir. Em 2011, criamos o Comparação de Fundos. Em 2012, o cadastro fácil. Em 2013, a Carteira Online. Agora, queremos ir além. Estamos trabalhando numa maneira totalmente nova de investir. Nesse contexto, desabilitamos temporariamente algumas funcionalidades do site. Clique aqui para saber um pouco mais sobre o modelo que vem por aí.

Novos sócios

Ao longo do primeiro semestre de 2013, recebemos um aporte de capital de investidores-anjo. Nesse processo, o grupo investiu na empresa por acreditar no modelo de negócios que prioriza o alinhamento de interesses com o cliente. Esses recursos estão nos mesmos fundos que nossos clientes possuem em suas carteiras pessoais.

Os recursos aportados na empresa estão nos mesmos fundos em que nossos clientes investem

Com esse dinheiro em caixa, temos mais tranquilidade para trabalhar sem a pressão de metas de curto prazo. Ao contrário do que acontece na maior parte das empresas no mercado de investimentos, nós não precisamos “empurrar” produtos, nem ter pressa para “converter o cliente”.

Estamos estabelecendo relações duradouras, baseadas em transparência, confiança e alinhamento de interesses. E temos a estabilidade financeira para fazer isso com calma, respeitando o tempo de cada um.

Nova sede

Mudamos também de endereço e estamos agora em uma nova sede. Fugimos do tradicional aglomerado de empresas financeiras e saímos da Faria Lima. Alugamos uma casinha em Perdizes, onde cabe toda nossa equipe com bastante conforto e podemos receber os clientes do nosso jeito.

Convidamos você a conhecer nossa nova casa e tomar um café feito na aeropress.

Nova identidade

Antes de nos tornarmos uma empresa, éramos investidores insatisfeitos com a falta de transparência, o excesso de burocracia e o desalinhamento de interesses entre bancos e clientes.

Criamos a empresa para combater essas insatisfações, para apresentar as informações de maneira fácil e transparente, para transformar o mercado com o uso da tecnologia e para cultivar relações honestas e duradouras.

No meio de todas essas mudanças, passamos por um processo de definição de nosso posicionamento. Essa experiência foi como passar por sessões de terapia. Guiados por especialistas, discutimos profundamente quem somos, o que queremos mudar no mercado e o que estamos fazendo para isso.

Ao final desse processo, criamos uma nova marca, que envolve não apenas nossas ferramentas e serviços, mas também os valores nos quais acreditamos.

Escolhemos a palavra verdade como base para a nova marca. Nas próximas semanas, vamos mudar o nome da empresa para VÉRIOS. O logotipo, com a sobreposição das duas diagonais, reflete um dos nossos valores mais importantes: a transparência.

Aos poucos, vamos reformando o site para refletir essa nova identidade. Não se preocupe: as comparações, lâminas e rankings que você já conhece continuarão gratuitos.

Eis a nossa nova marca. Esperamos que você goste.

Muito obrigado ao pessoal da The LED Project e à advogada e amiga Jaqueline Sluiuzas, cujas contribuições foram valiosas para esse grande passo.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+

Felipe é cofundador e CEO da Vérios. Atuou por 7 anos como agente de investimento credenciado pela CVM e Ancord e cofundou o site Comparação de Fundos, primeiro a dar transparência a mais de 15 mil de fundos de investimento. Felipe é advogado pela USP e especialista pós-graduado em Finanças Corporativas e Investment Banking pela FIA.

Ávila é cofundador da Vérios e consultor de investimentos com a certificação CFP®

Cofundador da Vérios e diretor de Estratégia de Investimento. Resende é gestor de recursos credenciado pela CVM e especialista em Data Science, mas pode chamá-lo de "Father of Algorithms" :)