Você pode conferir as informações que apresentamos

voce-pode-conferir-as-informacoes-que-apresentamos

O Comparação de Fundos tem essencialmente dois tipos de informação: dados e opiniões. Fazemos questão de manter esses dois tipos de informação separados, por uma questão simples: dados são objetivos, opiniões são subjetivas.

Todos os dados que apresentamos no site são obtidos em fontes confiáveis, e organizados de forma fácil e visual. Mas, se você precisar conferir alguma informação, pode ir direto na fonte de cada uma.

Para os gráficos de comparação de fundos, utilizamos apenas três fontes de informação: CVM, BM&FBovespa e Cetip.

CVM

A Comissão de Valores Mobiliários publica os dados diários de todos os fundos de investimento que funcionam sob as normas da Instrução CVM nº 409/2004. Para cada dia útil, a CVM publica o valor da cota, patrimônio líquido, aplicações, resgates e número de cotistas de cada fundo. A partir daí, nós podemos calcular a rentabilidade, volatilidade, sharpe e outros indicadores que você vê no site.

A publicação dos dados diários pela CVM ocorre de duas formas: pelo site e pelo webservice.

O webservice é um serviço oferecido pela CVM, que disponibiliza gratuitamente um protocolo de comunicação máquina-a-máquina, que pode ser utilizado por qualquer interessado. Você pode ver, no site da CVM, as informações gerais e técnicas sobre esse serviço. O webservice, entretanto, não é um lugar prático para conferir as informações sobre os fundos, pois para utilizá-lo é necessário desenvolver um sistema cliente.

Para conferir rapidamente a evolução das cotas, patrimônio e outras informações sobre os fundos, o melhor caminho é ir direto no site da CVM, seguindo esse passo-a-passo:

  1. Acesse a página de busca de fundos no site da CVM.

  2. No campo de busca, digite o nome ou o CNPJ do fundo (sem pontos e traços). Alguns fundos possuem nomes muito parecidos ou trazem o nome abreviado no extrato que o banco lhe envia. Por isso, indicamos fortemente que utilize o CNPJ. No nosso site, você encontra o CNPJ do fundo na lâmina.

  3. Não é necessário escolher o tipo de fundo. Você pode ir direto para o campo do número verificador. Caso o número esteja ilegível, há uma opção para gerar um novo número. Após digitar o número verificador, clique em “Continuar >”.

  4. A CVM deve lhe apresentar uma lista com alguns fundos (ou apenas um fundo, se você buscou por CNPJ). Clique sobre o nome do fundo desejado.

  5. Na página com as informações do fundo, procure a parte inferior, onde estão os “Documentos Associados”. Clique em “Dados diários”.

  6. Pronto! Você já pode conferir todos os dados diários do fundo.

Além dos dados diários, você vai notar que a CVM oferece outras informações sobre os fundos, como cópias do regulamento, balancetes e composição da carteira. Neste artigo de 2012, Daniel Resende fornece uma breve explicação sobre cada informação. Ele também explica o motivo de não disponibilizarmos no site as taxas de administração e performance.

BM&FBovespa

A BM&FBovespa publica diariamente uma série de informações, incluindo cotações de centenas de papéis. Uma dessas informações é o valor diário do Índice Bovespa, mais conhecido como Ibovespa.

Nós utilizamos esse índice diário para criar o gráfico do Ibovespa, que você pode usar como indicador para comparar com fundos. Para conferir essa informação, você pode verificar a página de Estatísticas Diárias do Índice Bovespa, no site da BM&FBovespa.

Cetip

A Cetip, que já foi uma organização sem fins lucrativos e hoje é uma sociedade de capital aberto, é uma integradora do mercado financeiro brasileiro. A Cetip oferece serviços de registro, central depositária, negociação e liquidação de ativos e títulos. A empresa, que é a maior depositária de títulos privados de renda fixa da América Latina e a maior câmara de ativos privados do país, divulga diariamente os dados estatísticos calculados com base nas operações realizadas no mercado interbancário.

Os dados que utilizamos no site são da série histórica do Índice DI – Depósito Interfinanceiro, que pode ser obtida gratuitamente na página “Acesse a Série Histórica do DI“, no site da Cetip.

Pode haver erros?

CVM, BM&FBovespa e Cetip. Essas são as fontes de todos os dados que utilizamos para disponibilizar os gráficos automáticos do site. A Cetip e a BM&FBovespa são as fontes originais do CDI e do Ibovespa, respectivamente, por isso as chances de erro são bem pequenas.

O caso da CVM é um pouco diferente. As cotas e demais informações são calculadas pelos administradores de cada fundo de investimento, e enviadas para a CVM. Por ser o órgão regulador, a CVM funciona como uma “central”, que recebe, consolida e publica as informações.

O fluxo de informações diárias sobre um fundo de investimento é complexo, passando por várias pessoas, em várias instituições, antes de chegar na CVM. A troca de informações é estruturada de forma que cada empresa precisa conferir os dados fornecido pelas demais, mas é possível que alguns erros cheguem até o banco de dados da CVM e, de lá, sejam copiados para os nossos sistemas.

Quando um erro é detectado, o fornecedor original da informação incorreta avisa os demais, desencadeando uma série de conferências, que resultam com a correção do banco de dados da CVM. Sempre que isso ocorre, nosso banco de dados é corrigido também, automaticamente, em até 2 dias úteis.

Artigos do Blog

Ao contrário das ferramentas e gráficos do site, que são automáticos, os artigos do blog podem conter gráficos e informações que, ainda que sejam objetivos, são preparados manualmente.

Esses artigos são escritos por nossa equipe, ou por autores convidados, e cada autor tem liberdade para incluir informações adicionais que sustentem ou exemplifiquem suas opiniões.

Nós conferimos todas as informações, e nos esforçamos muito para nunca publicar nenhum dado incorreto. Porém, se você encontrar qualquer erro, em qualquer parte do site, por favor, mande um e-mail para contato@verios.com.br ou entre em contato pelo formulário. Indique exatamente qual o erro encontrado e coloque o link da página em questão. Nossa equipe faz as correções sempre no menor prazo possível.

Categorias: Fundos de investimento, Por dentro da Vérios